A estreia do sistema “People Mover” no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ganhou um horizonte mais claro nesta semana, graças ao CEO da Aerom, Marcus Coester.
Em palestra na quarta-feira, 11, o executivo revelou que a implantação do Aeromovel deverá ser concluída em outubro, o que parece um prazo exequível diante do estágio atual.
A inauguração do sistema que ligará os três terminais do aeroporto à estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade, no entanto, não foi abordada.
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Em vez disso, Coester revelou que a operação completa do People Mover pode ocorrer entre janeiro e abril de 2025, a depender da evolução dos testes e das primeiras viagens assistidas.
Terceiro veículo chega nos próximos dias a Guarulhos
O presidente da Aeromovel também afirmou que o terceiro veículo, na cor laranja, será entregue em Guarulhos nos próximos dias, concluindo a frota prevista de três trens de dois carros.
A apresentação trouxe também algumas curiosidades sobre o projeto paulista, que foi baseado inicialmente no sistema da Trensurb que atende o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Segundo Marcus, as vigas do Aeromovel de Guarulhos são maiores que no Rio Grande do Sul, chegando a 34 metros de comprimento contra 25 metros no projeto anterior.
O novo People Mover também estreará um Aparelho de Mudança de Via (AMV) com acionamento pneumático em vez de hidráulico e que leva apenas 4 segundos para concluir a mudança de direção.
O sistema de controle da operação é fornecido pela Siemens, que também participa de outros partes do projeto.
Sistema de amortecimento nos trilhos
Os geradores elétricos foram instalados no nível do solo porque o risco de inundação é baixo. Em caso de falha há um back-up com geradores a diesel.
Outra novidade é a instalação dos trilhos sobre uma base de borracha em uma solução de amortecimento similar à usada em metrôs e que reduzi a vibração.
Por fim, o CEO revelou que a cor dos três veículos foi uma decisão da própria empresa já que a concessionária GRU Airport não sugeriu um padrão.
Como se sabe, os trens foram pintados em tons diferentes de azul, verde e laranja.
isso é muito bom, tecnologia brasileira, que cresca muito!!!
Interessante tudo isso, vamos ver como será a fase de operação assistida, além da recepção e comissionamento do veículo da cor laranja!
Não é muita enrolação não, esse prazo entre Janeiro e Abril de 2025 ?? Que isso gente, um trecho tão curto e estamos falando do maior aeroporto da América Latina, ou não é mais o maior ?
Esse prazo está razoável, visto que essa modal é bastante nova e precisa de mais testes que um trem/metrô convencional.
Isso mesmo. Seria um prazo absurdo se fosse um VLT comum, porém como é tecnologia “nova” e pouquíssima utilizada, tem que ter muitos testes de segurança.
Se este tipo de transporte for bem sucedido pode-se pensar em fazer uma linha como esta entre Alfavile e a estação Carapicuiba e , sonhar não custa nada, entre a estação Tietê e o Parque Anhembi. Espero que o People Mover fique pronto em outubro de 2024, mas só acredito vendo.
Infelismente a posição de maior aeroporto da América Latina , está perdendo para o Aeroporto de Bogota (El Dorado ) e da Cidade do México, nos últimos 2 anos .
Em números de passageiros transportados, mas não de destinos ou conexões.
Guarulhos é o único aeroporto da América Latina com níveis de destinos internacionais semelhantes à América Anglo-Saxônica ou Europa.
Espero que termine logo tudo isso, essa semana perdi o expresso aeroporto porque o ônibus ficou travado no Terminal 2 por quase dez minutos com muita gente com malas gigantes indo para o Terminal 3. Um ônibus urbano não é adequado para esse tipo de operação.
Ao menos pelas imagens dá para ver que a Marcopolo priorizou bastante o espaço interno já pensando nessas situações. Ponto positivo para o modal!