Obra do Aeromovel de Guarulhos será concluída em outubro, diz CEO

Marcus Coester previu, no entanto, que operação completa do People Mover do aeroporto só deverá ocorrer entre janeiro e abril de 2025
Um dos três Aeromovel que serão usado no People Mover de Guarulhos
Um dos três Aeromovel que serão usado no People Mover de Guarulhos

A estreia do sistema “People Mover” no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ganhou um horizonte mais claro nesta semana, graças ao CEO da Aerom, Marcus Coester.

Em palestra na quarta-feira, 11, o executivo revelou que a implantação do Aeromovel deverá ser concluída em outubro, o que parece um prazo exequível diante do estágio atual.

A inauguração do sistema que ligará os três terminais do aeroporto à estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade, no entanto, não foi abordada.

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Em vez disso, Coester revelou que a operação completa do People Mover pode ocorrer entre janeiro e abril de 2025, a depender da evolução dos testes e das primeiras viagens assistidas.

Interior do Aeromovel
Interior do Aeromovel

Terceiro veículo chega nos próximos dias a Guarulhos

O presidente da Aeromovel também afirmou que o terceiro veículo, na cor laranja, será entregue em Guarulhos nos próximos dias, concluindo a frota prevista de três trens de dois carros.

A apresentação trouxe também algumas curiosidades sobre o projeto paulista, que foi baseado inicialmente no sistema da Trensurb que atende o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Uma das estações do Aeromovel
Uma das estações do Aeromovel

Segundo Marcus, as vigas do Aeromovel de Guarulhos são maiores que no Rio Grande do Sul, chegando a 34 metros de comprimento contra 25 metros no projeto anterior.

O novo People Mover também estreará um Aparelho de Mudança de Via (AMV) com acionamento pneumático em vez de hidráulico e que leva apenas 4 segundos para concluir a mudança de direção.

O sistema de controle da operação é fornecido pela Siemens, que também participa de outros partes do projeto.

Sistema de amortecimento nos trilhos

Os geradores elétricos foram instalados no nível do solo porque o risco de inundação é baixo. Em caso de falha há um back-up com geradores a diesel.

Outra novidade é a instalação dos trilhos sobre uma base de borracha em uma solução de amortecimento similar à usada em metrôs e que reduzi a vibração.

Trilhos têm amortecedores para reduzir vibração
Trilhos têm amortecedores para reduzir vibração

Por fim, o CEO revelou que a cor dos três veículos foi uma decisão da própria empresa já que a concessionária GRU Airport não sugeriu um padrão.

Como se sabe, os trens foram pintados em tons diferentes de azul, verde e laranja.

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9 comments
  1. Interessante tudo isso, vamos ver como será a fase de operação assistida, além da recepção e comissionamento do veículo da cor laranja!

  2. Não é muita enrolação não, esse prazo entre Janeiro e Abril de 2025 ?? Que isso gente, um trecho tão curto e estamos falando do maior aeroporto da América Latina, ou não é mais o maior ?

    1. Esse prazo está razoável, visto que essa modal é bastante nova e precisa de mais testes que um trem/metrô convencional.

      1. Isso mesmo. Seria um prazo absurdo se fosse um VLT comum, porém como é tecnologia “nova” e pouquíssima utilizada, tem que ter muitos testes de segurança.

  3. Se este tipo de transporte for bem sucedido pode-se pensar em fazer uma linha como esta entre Alfavile e a estação Carapicuiba e , sonhar não custa nada, entre a estação Tietê e o Parque Anhembi. Espero que o People Mover fique pronto em outubro de 2024, mas só acredito vendo.

  4. Infelismente a posição de maior aeroporto da América Latina , está perdendo para o Aeroporto de Bogota (El Dorado ) e da Cidade do México, nos últimos 2 anos .

    1. Em números de passageiros transportados, mas não de destinos ou conexões.

      Guarulhos é o único aeroporto da América Latina com níveis de destinos internacionais semelhantes à América Anglo-Saxônica ou Europa.

  5. Espero que termine logo tudo isso, essa semana perdi o expresso aeroporto porque o ônibus ficou travado no Terminal 2 por quase dez minutos com muita gente com malas gigantes indo para o Terminal 3. Um ônibus urbano não é adequado para esse tipo de operação.

    Ao menos pelas imagens dá para ver que a Marcopolo priorizou bastante o espaço interno já pensando nessas situações. Ponto positivo para o modal!

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