Neste final de semana, a CPTM irá realizar serviços de manutenção de grande porte que afetarão as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Essas atividades são essenciais para manter a operação dos trens dentro dos parâmetros ideais de segurança e regularidade.
Segundo o comunicado divulgado pela estatal, neste sábado (08) o foco das ações será na Linha 12-Safira. Haverá a necessidade de interditar o trecho entre Brás e Tatuapé, suprimindo a operação neste trecho.
O trabalho das equipes está na manutenção da via permanente através da inspeção, reparo e troca de trilhos. Também será feita a limpeza da faixa de domínio e recolhimento de materiais gerais. No sábado o passageiro terá como principais opções de deslocamento a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô.
No domingo (09) será a vez das obras da Linha 11-Coral. A partir das 14h do domingo o trecho entre Luz e Tatuapé deverá ser interditado. A programação é bastante semelhante àquela que ocorrerá na linha 12, focando especialmente nas vias.
Devido a paralisação do trecho os passageiros deverão contar com outros serviços para prosseguir viagem. O Serviço 710, a Linha 12-Safira e a Linha 3-Vermelha são as opções mais recomendadas.
Para o passageiro que deseja utilizar o serviço Expresso Aeroporto no domingo fica o alerta: Os trens só irão operar até as 14h. Após este horário será necessário realizar o deslocamento até a estação Engº Goulart pela linha 12-Safira.
Na Linha 10-Turquesa as obras ocorrerão no domingo (09) entre as 14h e 22h. O foco das intervenções será na estação Utinga, mais especificamente na via que atende a plataforma no sentido Rio Grande da Serra.
Os serviços também contemplam os reparos na via permanente que estarão focados na substituição de trilhos e dormentes, execução de solda, revisão de fixações, limpeza e socaria manual.
O passageiro deverá se atentar quanto às estratégias adotadas. Caso o passageiro embarque em Utinga e queira seguir no sentido Rio Grande da Serra ele deverá pegar o trem até a estação de São Caetano e realizar o retorno. Caso o passageiro deseje desembarcar na estação no sentido Rio Grande da Serra o mesmo deverá descer na estação seguinte (Prefeito Saladino) e realizar o retorno.
Desta forma será possível realizar avanços expressivos no ciclo de manutenção dos trechos, sobretudo entre Tatuapé e Brás, ponto com alta demanda de passageiros. Cabe lembrar que uma série de obras de modernização estão em curso, incluindo as melhorias que permitirão intervalos de até 3 minutos na Linha 12-Safira.