Obras da Linha 19-Celeste serão licitadas em março com três tuneladoras operando simultaneamente

Meta do governo é de que até sete tatuzões executem a expansão do sistema metroviário em 2026 nas linhas 2-Verde, 6-Laranja e 16-Violeta. Linha 19-Celeste será dividida em três lotes no trecho entre Guarulhos e Anhangabaú
Linha 19-Celeste terá três tuneladoras trabalhando em simultâneo (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste terá três tuneladoras trabalhando em simultâneo (Jean Carlos)

O governador do estado Tarcísio de Freitas anunciou nesta quarta-feira, 05, que as obras da Linha 19-Celeste entre Anhangabaú e Guarulhos deverão ter sua licitação lançada em março.

Para além da abertura do processo licitatório ter sido divulgado, o governador ainda deu detalhes sobre o planejamento de execução da nova linha do Metrô na região norte da metrópole.

A Linha 19-Celeste deverá ser dividida em três lotes diferentes. Ainda não foi definido qual será a divisão exata dos serviços, mas pela localização da linha pode-se supor que dois lotes sejam relativos ao município de São Paulo e um deles em Guarulhos.

Mapa de estações da Linha 19-Celeste
Mapa de estações da Linha 19-Celeste

O governador faz uma aposta ousada em termos de implantação. Segundo Tarcísio a nova linha deverá contar com três tuneladoras operando simultaneamente. A presença de três equipamentos poderá acelerar o ritmo de implantação das obras.

A Linha 19-Celeste poderá contar com equipamentos diferenciados a depender das características do solo. Atualmente o projeto básico do ramal já está concluído.

Linha 19-Celeste: Estação previa de projeto de estação (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste: Previa de projeto de estação (Jean Carlos)

Sete tuneladoras trabalhando em simultâneo

O governo aposta em uma expansão extremamente acelerada das linhas do sistema metroviário. No auge das obras sete tuneladoras estão trabalhando simultaneamente, além das outras frentes de obra que utilizaram métodos construtivos convencionais.

A Linha 2-Verde contará com duas tuneladoras, uma para escavar o trecho entre Penha e Complexo Rapadura e uma segunda para escavar o trecho entre Penha e Dutra.

Na Linha 6-Laranja a tuneladora será utilizada no trecho entre São Joaquim e São Carlos. Já na Linha 16-Violeta, a máquina será utilizada para a construção do trecho entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Tatuzão Norte chega à estação Brasilândia
Tatuzão Norte chega à estação Brasilândia (Reprodução)

Por fim, a Linha 19-Celeste contará com três tuneladoras. A única linha a utilizar três tuneladoras foi a Linha 5-Lilás, sendo uma para via dupla entre Eucaliptos e Chácara Klabin e duas singelas entre Alto da Boa Vista e Campo Belo.

Total
0
Shares
1 comment
  1. Torcer para que, durante a construção da Linha 19, já surja logo uma 2ª fase desta linha entre as estações Anhangabaú e Brigadeiro (pelo menos), antes de jogar 3 tuneladoras no lixo para escavar a Linha 19 de Guarulhos até a Linha 3 só e mais nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

Projeto básico da Linha 20-Rosa deve ficar pronto até outubro de 2026

Related Posts