Obras da Linha 2-Verde dentro da Penha começarão em março de 2025

Moradores do entorno da estação Penha de França, localizada dentro do bairro, já receberam aviso sobre início das atividades para o ano que vem
Arte da Estação Penha de França
Arte da Estação Penha de França (BVA)

Após anos de espera, o Metrô de São Paulo finalmente dará início às obras das estações da Linha 2-Verde no trecho até Guarulhos.

Uma das estações do trecho, Penha de França, dentro do conhecido bairro, já tem até previsão para que os trabalhos comecem: março de 2025.

A informação consta de uma carta enviada pelo Consórcio Construtor CRASA-GHELLA-CONSBEM no final do mês passado aos moradores da região.

Localizada na Rua Doutor João Ribeiro, 539, a futura estação já teve os terrenos desapropriados e limpos, porém, o governo do estado protelou a autorização para que as obras começassem.

A localização da estação Penha de França
A localização da estação Penha de França

A gestão atual tem prometido da luz verde para a extensão, que contará ainda com as estações Tiquatira/Gabriela Mistral, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, as duas últimas no município de Guarulhos.

Uma das maiores estações da Linha 2

Penha de França é a próxima estação após a atual Penha, onde haverá a ligação com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral. Ela estará dentro da área comercial do bairro, localizado em uma elevação, e deve atrair boa parte da demanda da região.

Ela será construída entre a rua pela qual foi batizada e a praça Dona Micaela Vieira e terá três acessos diferentes. Ela será uma das maiores do ramal, com 20 mil m² de área construída, e também uma das mais profundas da rede, com plataformas 55 metros abaixo da superfície.

Projeção da futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde
Projeção da futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde (BVY)

De fato, o poço central terá seis lances de escadas até as plataformas laterais, lembrando a mesma concepção de projeto da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela.

Esse poço principal terá diâmetro de 40 metros e começará a ser escavado a partir do mezanino, onde estarão os bloqueios, bilheterias e SSO, e que fica um nível abaixo da praça Dona Micaela.

O projeto da estação mostra um edifício bastante arejado e com iluminação natural enquanto o nível da plataforma revela um projeto bastante em uso nas últimas estações do Metrô, com extensões circulares escavadas pelo método NATM.

Acima das vias, um mezanino metálico distribuirá os passageiros pelas plataformas de 136 metros de comprimento. Embora as projeções não mostrem, a estação contará com portas de plataformas (PSD), que se tornaram padrão na companhia.

Com 55 metros de profundidade, a estação Penha de França terá seis lances até a plataforma
Com 55 metros de profundidade, a estação Penha de França terá seis lances até a plataforma

Previsão de inauguração

Como não foi oficialmente anunciada pelo governo Tarcísio de Freitas, a extensão da Linha 2-Verde em Guarulhos não possui um prazo seguro de inauguração.

O fato de os terrenos já estarem liberados facilitará os trabalhos, mas há toda uma série de desafios pela frente, desde o emboque do tatuzão que escavará o trecho até a instalação de sistemas, construção do Pátio Paulo Freire e, obviamente, a disponibilidade de recursos.

Basta lembrar que o trecho de oito estações entre Vila Prudente e Penha foi iniciado em 2020 e levará ao menos sete anos para ter as primeiras entregas.

Ou seja, a Linha 2-Verde só deve passar de Penha na próxima década.

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11 comments
  1. Guarulhenses parecem não ter sorte com metrô!
    Essa estação que ajudaria como opção mais próxima foi incluída naquele trecho enrolado de Guarulhos em vez de fazer parte do trecho paulistano!
    Isso é revoltante!

    1. Realmente parece que estão sem sorte nenhuma mesmo, já que, em vez de serem atendidos pela L19, serão [muito mal-atendidos] pela hiperlotada L2 (que será assim quando, evidentemente, abrir as suas portas em Guarulhos).

      E ainda tem a L13 que não avança dentro da cidade em questão.

      Meus sentimentos a quem mora em Guarulhos.

  2. Espero que o Metrô consiga alterar esse nome “Paulo Freire”, dado à futura estação e ao pátio da linha 2, para “Fernão Dias” ou “Parque Novo Mundo”, que seria o mais correto. O tal nome “PF” foi mantido por uma decisão preliminar da justiça a pedido de uma deputada. Em março do ano passado, segundo reportagem aqui do site, o Metrô de São Paulo realizou “(…) um levantamento com os moradores locais. A sondagem apontou que 57% (cinquenta e sete por cento) do público mostrou preferência pela associação com a Rodovia Fernão Dias, enquanto a localização da Avenida Paulo Freire ficou com 29% da preferência – houve ainda 14% que opinaram que a estação deveria se chamar Parque Novo Mundo, em referência ao bairro onde está(…)”, ou seja, 71% (setenta e um por cento) do público prefere outros nomes”. Batizar estações de metrô ou trem com nome de políticos, sejam eles de direita ou esquerda, times de futebol ou, ainda, nomes que envolvam ideologias, foge do estudo toponímico e referência mais útil que identifique o bairro. A homenagem ao educador já fora feita nomeando a avenida.

    1. Não pode Paulo Freire mesmo tendo a avenida ali, mas pode Fernão Dias porque é o nome da rodovia? Sua argumentação não tem sentido algum. Se é pra não ter “ideologia” nenhuma, que seja Parque Novo Mundo, então.

      1. No fundo nem parque novo mundo faz sentido pq fica nas margens do bairro bem longe de suas centralidades, o mais correto seria o nome da avenida mesmo ou do corrego ao lado pois não tem nada que sirva de referência na região da estação exceto a avenida

    2. A prioridade na nomeação deve ser sim a referência que seja mais útil para auxiliar na localização. E se ela for o nome de um time de futebol, de político ou envolver ideologia, pouco importa. Isso não é um problema, desde que esteja ligado à região, como é o caso da estação e Pátio Paulo Freire. Está bem nítido seu incomodo por ser uma figura ligada à esquerda, mesmo que esse não seja o motivo da nomeação e sim a avenida próxima de onde a estação será construída. Um exemplo do que não se deve ser feito em nomes de estações estão aos montes na L10 Turquesa e na estação Mendes-Vila Natal da L9 Esmeralda e a gente não vê textão fazendo malabarismo retórico para criticar.

  3. Neste mês de novembro, completa 1 ano de início de perfuração com a tuneladora Cora Coralina na extensão da linha 2 verde.
    Em 365 de perfuração com 2300 metros ou 2,3 kms.
    É espantoso essa velocidade, perfazendo aproximadamente 6,3 metros por dia com trabalho 24 horas e 150 profissionais. Sim, tem as paradas técnicas que duram mais tempo do que o período perfurando.
    É muito decepcionante. Pessoal de Guarulhos, o início por aí vai coincidir com período eleitoral de 2026, tipo “para inglês ver”, não se iludam.
    Não há qquer justificativa para tanta morosidade, além do pé no freio, por motivos políticos provavelmente. Nós, usuários, que aguardemos.

  4. Curioso nesse novo projeto é tirarem aquele exagero de prédios exteriores, como as caixas de sapato de inox da linha 4 amarela.

  5. Com relação a toda a expansão da Linha 2 após Penha (até Dutra), só digo uma coisa:

    meus pêsames à Linha 2–Verde.

    1. Relaxa, ainda vai demorar MUITO pra ficar pronto.
      Alias, uma coisa é inaugurar penha de franca e Gabriela mistral. Outra coisa bem diferente é de fato chegar ate a estacao final.
      Aposta quanto que vao quebrar a construção em fases?

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