Obras da Linha 2-Verde em Guarulhos começam até início de 2026, diz Tarcísio

Governador afirmou também que já dada a ordem de serviço para a extensão do ramal após Penha
Projeção da futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde
Projeção da futura estação Penha de França, da Linha 2-Verde (BVY)

A aguardada construção do trecho da Linha 2-Verde do Metrô entre Penha e Dutra, em Guarulhos, já teve a ordem de serviço assinada, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A declaração foi dada durante discurso no evento J. Safra Brazil nesta terça-feira, 24. “Já demos a ordem de serviço para iniciar a construção da linha que vai da Penha até a Dutra, fazendo com que o Metrô chegue em Guarulhos”, disse ele.

No dia anterior, Tarcísio havia previsto que as obras civis terão início até março de 2026, durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda, relatado pelo Diário dos Trilhos.

Trecho da Linha 2-Verde até Guarulhos
Trecho da Linha 2-Verde até Guarulhos ainda com o nome antigo da estação Fernão Dias (Paulo Freire)

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A nova previsão é mais tardia do que a informada pelo próprio governador em agosto, quando esperava pelas obras ainda em 2025.

Tuneladora Cora Coralina (Jean Carlos)
Tuneladora Cora Coralina (Jean Carlos)

Segundo ele, o consórcio responsável por construir os túneis do trecho deverá encomendar uma nova tuneladora e isso leva tempo para ser feito.

O trecho final da expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos prevê cinco estações – Penha de França, Tiquatira (Gabriela Mistral), Fernão Dias (antiga Paulo Freire), Ponte Grande e Dutra, onde haverá conexão com a Linha 19-Celeste.

Além disso, haverá a implantação do Pátio Paulo Freire, que será a principal área de manutenção do ramal.

A chegada do MetRô em Guarulhos é prometida pelo governo desde 2019, quando a gestão Doria afirmou que isso ocorreria pouco depois do primeiro trecho, entre Vila Prudente e Penha.

 

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25 comments
  1. São Paulo virou um canteiro de obras. Nunca se viu tanta obra ferroviária sendo tocada ao mesmo tempo como se hoje. Não vou listar aqui pois eh do conhecimento de todos.

    1. Não defendendo, mas no governo Alckmin, em meados de 2014 já se tinha: extensões das linhas 4, 5 e 9, construção das linhas 13, 15 e 17, além de diversas reconstruções na CPTM.

      1. Sim, sempre tivemos pelo menos 5 linhas em construções simultâneas, e agr temos L2, L6, L9, L15, L17 e possivelmente em breve L4 e L5

  2. só para servir de propaganda política… a entrega do ramal foi adiada…. começa, mas nunca entrega. vide estação varginha.

    1. Pelo visto você nunca andou na linha 3 na vida né?

      Basta usar trens estrategia para enviar trens vazios que iniciem a captar passageiros pos guarulhos. Dessa forma ainda tera espaco para os demais passageiros poderem embarcar.

      1. vamos resolver a rede criando uma nova linha 3 ao invés de cortar problemas futuros com uma solução mil vezes melhor

        1. Exatamente!

          Há tempos que eu não lia aqui um comentário tão sensato com relação a essa expansão da L2 para Guarulhos, já que o próprio pessoal do planejamento do Metrô não está nem aí se vai saturar, já que eles não são usuários desta linha, mas são da L1 (aí faz sentido pensar por que não há nenhuma menção sequer de expandir a L1 nem no longo prazo).

          Por exemplo, a expansão da Linha 5–Lilás para a zona leste traria os mesmos benefícios sem sobrecarregar/saturar nenhuma linha. E ainda sairia mais em conta, já que os túneis para uma linha com bitola padrão são mais estreitos.

          Agora vão ter que levar, de todo modo, a L5 para algum ponto da zona leste, para desafogar a L2 futuramente.

          Em suma, essa expansão exagerada da L2 (até Dutra), direta e indiretamente, vai custar ainda MUITO CARO!!!

          1. Então a extensão da Linha 2 só vai transferir o problema de lugar (L3 pra L2) e estender a Linha 5 até a ZL não vai? Curioso seus critérios.

      2. Aí a pessoa tem que acordar ainda mais cedo e se privar de mais meia hora de sono, que é o tempo que vai ficar na plataforma esperando por um trem vazio. Boa!

        Trem vazio de estratégia é ótimo, mas para linha saturada é paliativo!

        Além do mais, a expansão da Linha 2 é para desafogar a Linha 3, e não para gastar bilhões de reais para a L2 só trocar de lugar com a L3 (ou seja, não resolver problema nenhum de superlotação na rede). Mas, para isso não acontecer de modo tão expressivo, então a L2 só poderia ir até Penha, e nada além.

        Mas já que insistem em levar adiante, então tome uma “nova L3” (que será a L2) por muitas décadas e gerações até de passageiros.

        Eu não uso e nem usarei. Mas tenho dó de quem já é ou será passageiro da L2 nessas condições previstas futuramente.

      1. diz isso pra quem vai embarcar entre as estações tamanduateí e santos-imigrantes quando a linha verde estiver completa e a linha 10 parando no brás

        1. Pois é…

          Porém, a L10 irá até a Luz.
          Se bem que hoje já vai (e vai até mais: Barra Funda, Água Branca, Lapa…), mas nem por isso esvaziou a Tamanduateí, então…

      2. Sim, Ivo, a Linha 2 opera hoje, tecnicamente, abaixo da capacidade, assim como a Linha 1 (que não será expandida e ainda será desafogada pela L2).

        Só que a L2 NÃO opera 50% abaixo da capacidade. Opera muito acima dos 50% da sua capacidade técnica.
        Mas seu carregamento pode DOBRAR quando chegar a Guarulhos (já COM L19; pois SEM L19 NUNCA nem foi cogitado).
        Portanto, é uma continha simples… (tire suas próprias conclusões).

        Enfim… a L2 está “abaixo da capacidade”, mas só até abrir as portas na Penha.

        O que vier após Penha de expansão já vai saturar. Mesmo que fosse só até Gabriela Mistral (sem ir para Guarulhos, como antes era previsto) já saturaria.

          1. O loop em Anália Franco poderá minimizar o problema, mas não vai resolver nada e nem vai gerar mais oferta do que pode gerar. É como os trens vazios inseridos em determinadas estações. Ou seja, são trens a menos em determinado trecho (ponta da linha) para ajudar outros trechos (“meio” da linha em diante).

            Porém, tudo vai depender da frequência de trens no loop para saber com que grau de dificuldade quem está no meio da linha (hoje ponta) vai conseguir embarcar.

            Se for 1:1 (como na CPTM), mas tenho minhas dúvidas, aí será melhor para quem está na V. Prudente, Tamanduateí, etc..

  3. Quantos hospitais daria para construir, para atender a população, com o dinheiro que será gasto na expansão (sem cabimento) entre Penha (exclusive) e Dutra?

    1. Ou quantas redes e estações de tratamento de esgotos poderiam ser construídas para melhorar substancialmente a qualidade dos nossos recursos hídricos?

    2. Ou também: quanto poderia se investir em educação (nível básico, técnico, tecnológico e superior, incluindo pós-grad.), pesquisa e desenvolvimento científicos, e tecnologia?

    1. Só se “reclama” quando se quer forçar a barra com uma expansão (que é sabido que a linha não comporta), entre Penha (exclusive) e Dutra, que, para beneficiar uma relativa minoria, vai prejudicar a imensa maioria.

      De resto, ninguém está criticando nenhuma obra, nem mesmo a expansão atual da L2 até Penha.

  4. Concordo que a expansão da L2 até Guarulhos pode sobrecarregar o sistema, porém os moradores pagam impostos e merecem um transporte de qualidade para chegar a SP, então sou a favor sim da L2 em Guarulhos mesmo que prejudique alguns usuários(como eu) num curto prazo. Além do mais, se a expansão da L16 realmente iniciar em 2026, ela já desafogar a L2, fora que o projeto para a L19 está quase pronto, o que indica que a construção iniciará em breve(2027?), portanto, em teoria, a expansão até GRU e essas novas linhas deverão suportar a expansão do sistema, isso sem contar com possíveis expansões de BRT e VLT

    1. “merecem um transporte de qualidade”: por isso mesmo, Guarulhos merece a L19, já que na L2 todos que estiverem no trecho crítico sofrerão. Não vai prejudicar só alguns usuários, mas sim a grande maioria, que já utilizará a linha a partir da Penha etc..
      Na verdade, até quem vier de Guarulhos será prejudicado no sentido de que todos que estiverem lá, no trecho crítico, serão prejudicados de alguma forma (como eu disse acima).

      A L2 é importante para atender a integração na Penha.

      Estão fazendo muito barulho, mas a L16 é para o longo prazo. Não acredito em algo para daqui a menos de 15 anos no mínimo.

      Mais factível (e “rápido”) agora é pensar na L19, e pressionar para que a L5 avance também no sentido da zona leste, a fim de ajudar a L2.

      Obs.: futuramente, na L2, só vai sofrer mesmo quem estiver, no horário de pico e no sentido dominante (fluxo) de demanda, apenas no trecho entre V. Prudente e Paraíso no máximo.

      Quem vier, por exemplo, da L1 e pegar entre Paraíso e Consolação NÃO vai sofrer. Vai ser mais ou menos, na prática, como já é hoje.

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