Obras da Linha 4-Amarela começarão em 3 de abril, diz prefeito de Taboão da Serra

Engenheiro Daniel, que assumiu o cargo em janeiro, deu rara declaração realista ao acreditar que extensão do ramal só ficará pronta em 2030
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

As obras da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela de metrô, deverão ter início em 3 de abril, a próxima terça-feira, em uma cerimônia que contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A data foi fornecida pelo prefeito do município, Engenheiro Daniel (União Brasil), que assumiu o cargo em janeiro após derrotar seu adversãrio e ex-prefeito Aprígio no ano passado.

Segundo ele, o pontapé inicial será o início da demolição da ex-concessionária Sorana Sul, que foi recentemente desapropriada pela gestão estadual.

A declaração do prefeito foi dada à Rádio Bandeirantes, em que Daniel surpreendeu ao se mostrar realista quando à previsão de inauguração da extensão de metrô.

Prefeito Engenheiro Daniel durante entrevista à RB (Redes sociais)

“Como prefeito, fico muito feliz e estou ansioso para que aconteça, mas como engenheiro, eu acredito esse metrô deve chegar por volta de 2030, 2031 na cidade de Taboão da Serra”, afirmou.

Aditivo para obras e operação

O administrador municipal tem toda razão afinal são apenas três anos para que a ViaQuatro, concessionária que opera o ramal, implante uma extensão que conta ainda com a futura estação Chácara do Jockey.

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Além da escavação dos novos túneis em método NATM, há que superar outros desafios como a definição do projeto de Chácara do Jockey, além de instalação de diversos sistemas e testes.

Extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra (CMSP)

O governo e a concessionária também precisam assinar um aditivo em que as obras civis e outros projetos sejam viabilizados e, sobretudo, a empresa privada acerte os valores a serem ressarcidos e a forma como isso se dará.

A hipótese mais provável é que a gestão pública repasse os recursos para bancar a obra e financie o projeto. A concessionária, por sua vez, teria como contrapartida também a extensão do contrato de concessão.

Assinado em 2006, esse contrato tem duração de 32 anos, mas pode ser estendido para 35 anos em seu formato original. Portanto, a ViaQuatro ficaria até mais do que 2041 à frente da Linha 4-Amarela.

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