As obras da Linha 6-Laranja, a primeira feita por um PPP plena (em que o parceiro privado constrói e opera a linha) estão chegando finalmente ao bairro do Pacaembu. Desde a segunda-feira, 18, a rua Itápolis, ao lado do estádio do Pacaembu, está interdita para veículos entre as ruas Armando Álvares Penteado e Itatiara. Ali será construído o poço Pacaembu, que servirá de acesso à escavação e ventilação quando ela estiver em operação. A interdição será, a princípio, por três anos.
Segundo a CET, “os motoristas que circulam pelas Avenidas Doutor Arnaldo e Rebouças, com acesso às Ruas Capivari e Itápolis, e destino à Avenida Pacaembu, devem entrar à esquerda na Praça Fagundes Varela, buscar a Rua Desembargador Paulo Passalaqua, que passará a ter sentido duplo de circulação entre a Praça Fagundes de Varela e Avenida Arnolfo Azevedo. As vagas para estacionamento serão desativas no período das obras, sendo que as destinadas ao fretamento serão transferidas para o bolsão de estacionamento da Praça Charles Muller. Durante as obras, a Companhia fará alteração de fluxo na Rua Itápolis, passado de sentido único para sentido duplo, entre as Ruas Álvares Penteado e Capivari. Neste período haverá a desativação das vagas de estacionamento existentes”.
Em operação em 2020
A Linha 6-Laranja começou a ser construída em 2014 e tem suas obras hoje concentradas na Freguesia do Ó onde a obra mais adiantada é o poço de onde partirão os dois tatuzões que escavarão os 15,3 km de linha. A expectativa é que a linha entre em operação em 2020.