Obras da nova estação Francisco Morato enfim são iniciadas

Estação da Linha 7-Rubi contará com novo prédio com 6 mil m² de área construída e deve ficar pronto dentro de três anos
Obras na estação Francisco Morato

O governo do estado iniciou finalmente as obras da nova estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da CPTM. Os trabalhos começarão pela demolição de estruturas que existem onde será erguida a nova estação, além de levantamentos topográficos na área.

A obra será realizada pelo consórcio Telar-Spavias, que venceu a concorrência no ano passado oferecendo R$ 114,9 milhões para construir a nova parada. Para os usuários da região é um alívio ver que as obras finalmente estão começando afinal a promessa de melhorar o serviço na cidade é antiga. A obra chegou a ser licitada, porém, em 2015 a empresa contratada se recusava a seguir com os trabalhos, entrando com uma liminar na Justiça.

“Chamei a empresa para ver qual era o problema e eles diziam que o projeto, que isso e aquilo… Aí nós chamamos a prefeita de então, com sua equipe técnica. Eles avaliaram o projeto, que não tinha problema algum, e conseguimos rescindir o contrato e relicitar a obra”, explicou o secretário Clodoaldo Pelissioni, da pasta de Transportes Metropolitanos, durante o evento de início das obras.

Agora, a nova construtora tem um prazo de 36 meses para finalizar a nova estação, o que significa prever que ela ficará pronta por volta do final de 2020 caso não ocorram atrasos. O novo prédio contará com 6 mil m² de área construída, três elevadores, cinco escadas rolantes, acessibilidade e três plataformas de embarque.

Antes da abertura da nova estação, a CPTM e a prefeitura de Francisco Morato entregarão no fim deste ano duas escadas rolantes para integrar a estação com o terminal de ônibus.

Novos trens

Enquanto conhecia as novas estações da Linha 15-Prata do Metrô e que serão abertas em março, o governador Geraldo Alckmin anunciou a entrega de mais dois trens da Série 9500 para a Linha 7 no final de fevereiro, além de outros dois Série 8500 (CAF) para a Linha 11-Coral. Com isso mais da metade da encomenda de 65 trens fechada em 2013 estará em operação na CPTM.

Veja também: CPTM está próxima de quebrar três tabus de sua história

Obras na estação Francisco Morato

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. Olá,
    Queria saber se essa reforma será aquela que finalmente ligará a linha 7-Rubi de forma continua…
    São essas as obras que serão feitas ou serão para outro fim?

    1. As obras da Francisco Morato foram licitadas em Novembro.
      A estação de Suzano foi licitada no dia 02 /12. No meu aniversário coincisentemente.
      So agora começou as obras na linha 7. Em Suzano até agora nada.
      Em Suzano esse picole de xuchu veio na região junto com o prefeito puxa saco e até agora nada.

  2. Venho acompanhando regularmente as noticias deste site e gostaria de parabenizar o Ricardo Meier por suas postagens e clareza, também sou um entusiasta e acredito que o transporte sobre trilhos em especial o Metro é a unica forma de amenizar o caos do deslocamento em nossa cidade.

  3. Em ano de eleíções tudo fica mais facíl de ser resolvido ?Trouxa vai ser quem der um voto se quer para este governador que durante anos nos enganou e agora não faz mais que obrigação e agora usando esta obrigação como campanha eleitoral.

  4. Gostaria que o site de vcs fizesse uma matéria sobre a Estação Jaraguá, da mesma linha 7 Rubi. Essa estação eh prometida há pelo menos 10 anos. Começaram as promessas, na época do então governador José Serra, em 2008, com o famigerado Expansão SP que não saiu do papel. À época, até projeto executivo, com maquete em 3D foi feito, e nada aconteceu. Em 2014, bem na semana que estreava a Copa do Mundo do Brasil, lembro muito bem, que instalaram placas ao redor da estação, anunciando a obra da nova estação com valor estimado em 111 milhões de reais e prazo estimado em 22 meses, ficando pronta em maio/2016. Mal a obra iniciou-se, com terreno de terraplanagem por ex, já parou, e nunca mais fora retomada. Hoje o terreno que foi preparado pelas máquinas, pra receber a nova estação, eh ocupado por barracos de alvenaria e madeira, de uma favela existente ali, numa rua sem saída. Eh muito triste ver que quando se trata do Jaraguá, as coisas não vão pra frente. A estação é do século XIX, não comporta o fluxo de passageiros diário, e não acompanhou o desenvolvimento do bairro, o viaduto sobre a linha férrea, demorou 40 anos pra sair do papel, será que vamos ter de esperar mais 40 pra nossa estação ser uma realidade!?

Comments are closed.

Previous Post
O percurso e a estação Freguesia do Ó

Governo do estado diz que única responsável pela suspensão da concessão da Linha 6 é a Move São Paulo

Next Post
Içamemto da estrutura de concretagem das paredes do VSE Tietê

Metrô pode assumir obras da Linha 6-Laranja

Related Posts