O Metrô de São Paulo recebeu o prêmio “Melhores e Maiores Obras 2024” do Instituto Nacional de Engenharia, na categoria “Mobilidade-Metrô” referente às obras de expansão da Linha 2-Verde.
O prêmio foi entregue nesta terça-feira, 27, e a premiação foi realizada em parceria com a ConVisão CNC (Central de Notícias da Construção).
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A premiação analisou obras de todo o país, que foram avaliadas por uma comissão de engenheiros e especialistas da área, olhando desde elementos técnicos até os principais benefícios promovidos à sociedade.
Ao todo foram 19 subcategorias que analisaram obras de edificações, indústrias, mobilidade e infraestrutura.
Para concorrer, a estatal apresentou as obras da Linha 2, que atualmente estão em andamento e prevêem oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
A primeira etapa deve ser aberta em 2026.
Parabéns ao Metrô de SP! Merecido👏👏👏
Não podemos falar em carência de mobilidade no Alto Tietê que hoje existe, se a gravíssima questão da pendularidade que é o fato das composições de uma mesma linha trafegar com altíssima demanda em um sentido do trajeto no mesmo horário, enquanto o retorno se dá com composições ociosas que só poderá ser resolvida desenvolvendo as regiões periféricas para não continuar a serem “cidades dormitórios” enquanto no centro ocorre o “inchaço urbano” modificando a Lei de Zoneamento além dos sistemas das Linha 4-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem incompletos funcionando de forma parcial, além de totalmente integrar totalmente com o Serviço 710 da CPTM que atualmente beneficia 750 mil p./ dia, a se somar as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral.
Entendo serem as extensões das linha 2-Verde e 13-Jade até Guarulhos, que é um dos maiores municípios do Brasil com ~1,35 milhões de habitantes, e que não tem Metrô e nem a CPTM à maior prioridade das expansões que terá conexão direta com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral (CPTM) e 15-Prata Monotrilho, levando em conta que a maioria das desapropriações já se encontram executadas.
E irá melhorar mais ainda se se prolongar o terminal da Linha 5-Lilás, que é hoje feito na Chácara Klabin até a Estação do Ipiranga da Linha 10-Turquesa da CPTM a se juntar ao futuro terminal da Linha 15-Prata do monotrilho, conforme planejamento do próprio Metrô.
Tais atitudes devem preceder obrigatoriamente, pois visam o conforto dos usuários de se evitar transbordos simultâneos da Linha 2-Verde do Metrô que poderá estar saturada quando for prolongada até Guarulhos, e cruzar com a Linha 3-Vermelha comprovadamente a mais saturada do sistema!!!