O Metrô anunciou nesta quinta-feira, 21, o início das obras de extensão da Linha 15-Prata, do monotrilho, até a futura estação Jacu Pêssego. O trecho de cerca de 3 km conta ainda com a estação Boa Esperança e um segundo pátio de manutenção, batizado de Ragueb Chohfi.
Nesta fase, o Consórcio CEML realizará as fundações dos pilares de sustentação das vigas-trilho das vias localizadas no canteiro central da avenida Ragueb Chohfi. Serão implantados 106 pilares que receberão 220 vigas-guia, incluindo a ligação com o futuro pátio. A fabricação das vigas-trilho pré-moldadas teve início há poucos dias num canteiro na região próximo à obra.
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Já a construção das duas estações e do pátio, responsabilidade do consórcio Boa Esperança, só deverá começar no final deste ano. No momento, a empresa está elaborando os projetos executivos antes de instalar os canteiros de obras.
Além da extensão das vias, o consórcio CEML também é responsável por fornecer mais 19 trens do modelo Innovia 300. Eles serão fabricados na China por uma parceria entre a Alstom e a CRRC. Ao todo, a Linha 15 contará com 46 monotrilhos que atenderão à nova extensão e também reforçarão o operação para reduzir os intervalos.
O Metrô afirmou ainda que está concluindo o edital para contratar as obras da extensão oeste da Linha 15, que levará o ramal da Vila Prudente até a estação Ipiranga, atendida hoje pela Linha 10-Turquesa, da CPTM.
Atualmente, a Linha 15-Prata opera numa extensão de 14,6 km e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, mas terá 19,8 km e 14 estações, quando os novos trechos entre Ipiranga e Jacu Pêssego forem entregues, a princípio em 2025.
Finalmente, que as obras não parem, e siga tudo conforme o planejamento.
Rumo ao Ipiranga e Jacu – Pêssego e logo após, Cidade Tiradentes, a Linha 15 é fundamental no eixo que ela atende e quanto mais integrações tiver, melhor!
Só fiquei com uma dúvida: para estender monotrilho no sentido da Cidade Tiradentes teria que alargar a avenida para instalar as vigas no meio.
Isso irá acontecer?
sim, pelo o que sabemos as obras do metrô seriam em conjunto com a prefeitura para alargar a avenida em todo o trecho até mesmo entre Jardim Colonial e Jacu-Pessêgo, até por isso que a obra vai começar pela região do patio que já tem a avenida com canteiro central
Enquanto a linha 15 anda, a 17 nem se tem mais noticias, pelo jeito abandonaram ela mesmo.
Nao entendo a necessidade de desapropriar e construir mais um pátio de mantunecao numa linha que tera menos de 20 kms. Acredito eu que alem de elevar os custos, demanda mais tempo para a obra. Alguém sabe me esclarecer a necessidade de tanto pátio? Não bastava expandir o existente hoje?
Leonardo, o Pátio Oratório não tem espaço no terreno para crescimento, ele é aquilo e pronto.
O Pátio Ragueb Choffi será necessário para estacionar os demais trens adquiridos e manutenção dos mesmos. Quando a linha estiver completa até a Cidade Tiradentes, imagina você ter que trazer um trem que está a pelo menos 18km de distância, causando gastos e atrasos, sendo que você pode ter um pátio a 6km da estação inicial?
O mesmo ocorre na linha verde, ela precisará ter um outro pátio de manutenção, só o Tamanduateí (que será expandido em breve, pois há espaço em terreno) não dará conta de estacionar todos os trens da linha.
Há planos para expandir o sentido leste da linha, após a entrega da estação Cidade Tiradentes, para Guaianazes? Seria uma integração bem interessante e poderia usar a estrada do Iguatemi, assim como se está fazendo com a Ragueb Chohfi.
Não
Quero saber se ainda existe o projeto pra chegar até cidade Tiradentes?a periferia precisa muito desse metrô.
Sim, neste momento será priorizado os trechos Boa Esperança – Racheb Chioffi a leste, a trecho oeste até o Ipiranga com ligação a Linha 10 Turquesa.