Obras do Pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro ganham volume

Equipes estão trabalhando em diversas frentes para preparar local para a entrega do primeiro trem de monotrilho da BYD SkyRail
Região da estação Washington Luís (iTechdrones)
Região da estação Washington Luís (iTechdrones)

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho estão começando a ganhar volume. Novas imagens aéreas mostram uma quantidade considerável de funcionários trabalhando em diversas frentes no Pátio Água Espraiada.

Imagens aéreas produzidas pelo canal iTechdrones mostram diversas áreas do pátio que abrigará os novos trens da Linha 17-Ouro produzidos pela chinesa BYD. O local também será o centro administrativo e operacional do ramal.

As principais atividades executadas em campos são relacionadas à concretagem das vias e preparação das estruturas para recebimentos dos track switches, os equipamentos que farão os trens do monotrilho mudaram de via.

Na área superior, denominada deck switch, estão sendo preparadas as estruturas de apoio. Observa-se que a sua abertura remete ao ângulo de mudança das vias do monotrilho.

Ao fundo do pátio está sendo concretado outra laje que deverá servir também para a manobra dos trens. A ideia é de que as composições na parte superior das vias desçam para o pátio onde serão alocadas.

Na parte inferior do pátio já é possível ver um track switch efetivamente montado. A peça metálica de cor cinza e laranja é articulada possibilitando a movimentação para a via desejada.

Outro importante avanço na obra é a construção das vigas-trilho. Estas barras de concreto são o local por onde o monotrilho irá transitar. Essas grandes peças estão sendo fabricadas no próprio canteiro de obras.

As formas possibilitam a concretagem tanto de vigas retas, como de vigas curvas, possibilitando facilidade de construção e, sobretudo, logística.

Os trabalhos também se estendem para o interior do abrigo de trens e também para a estação Washington Luís.

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Na estação é possível ver a realização de trabalhos nos pisos. Ao longo das vias já está sendo instalado o conjunto elétrico que irá compor o 3º e 4º trilho que energizará as composições.

A previsão do governo é de que ao longo do segundo semestre as obras possam ter avanços consideráveis, já que parte das peças e sistemas estão sendo produzidos fora de São Paulo. A expectativa é de que a obra seja efetivamente entregue em 2026.

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2 comments
  1. espero que dessa vez vá,mas sem chance desse patio ficar pronto até julho, então sem pressa com o trem.

  2. Pena que esta linha de monotrilho ainda não vai para o Morumbi e Jabaquara, como no projeto original, iria proporcionar transporte público de qualidade em regiões que precisam como Paraisopolis.

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