Poderia ter dado certo, mas não foi desta vez. Como chegou a ser anunciado informalmente pelo Metrô e confirmado pelo blog, a operação integral das três novas estações da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin) não ocorreu nesta segunda-feira (06) nem mesmo no dia seguinte. A chance de fato existia, porém, o sistema CBTC, de responsabilidade da empresa Bombardier, ainda não se mostrou confiável para que os trens pudessem circular pelas 10 estações da linha.
As más notícias não acabam aí. Em entrevista ao blog, o secretários da pasta de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, confirmou que a aberturas das seis nova estações em obras (Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) pode ficar para o início do ano que vem e não em dezembro, como prometido pelo governador Geraldo Alckmin. A boa nova é que o Metrô deverá abrir um concurso público para que seja possível operar o novo trecho caso o leilão de concessão da Linha 5 e da Linha 17 atrase mais.
Apesar disso, é praticamente certo que os trens passem a circular em operação comercial por Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin até dezembro e que as outras seis novas estações sejam abertas no primeiro trimestre de 2018 em operação assistida – faltará apenas Campo Belo, ainda com trabalhos mais pesados. Como o blog tem dito com frequência há tempos, os usuários da Linha 5 só poderão usar todas as estações de forma plena provavelmente no segundo semestre quando alguns aspectos críticos deverão ter sido superados, entre eles o sistema CBTC, as obras faltantes e a mudança de operação para um concessionário privado. Antes disso, será um benefício parcial enquanto tudo é finalizado.
Veja a seguir o que disse o secretário Clodoaldo durante a entrega das obras da Galeria Borba Gato, que havia sido fechada parcialmente por conta das obras da estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro:
Quando teremos enfim a operação integral nas três novas estações abertas no dia 6 de setembro?
Nós estamos cobrando os fornecedores. Tem alguns detalhes quanto ao sistema de sinalização (CBTC) e o sistema de telecomunicações, mas a previsão é que até o final da primeira quinzena de novembro a gente a operação comercial integral. Na verdade, entre o dia 15 e o dia 20 podemos começar. Talvez a gente tenha ainda uma expansão do horário das 9h às 16h durante uma semana ou 10 dias e a partir do dia 20 em horário integral.
O Metrô já fala em abertura das seis estações “nos próximos meses”. A promessa de inaugurá-las em dezembro deu errado?
Estamos cobrando fortemente os fornecedores para cumprir a meta. Estamos avaliando, mas não temos uma definição (se o prazo será cumprido). Esperamos ter isso (a previsão) até o final do mês.
O atraso no leilão de concessão pode afetar a operação da Linha 5 em 2018?
Não. Nós estamos abrindo concurso público para 207 vagas no Metrô então não teremos problema caso a operação privada não esteja pronta até o dia da inauguração das novas estações. Porém, nós temos informações que na próxima semana o TCE pode colocar o edital em votação. Até agora nós já prestamos todos os esclarecimentos às áreas técnicas e jurídicas do tribunal e estamos vendo que não teremos grandes problemas para a aprovação. Imaginamos que até o dia 15 de novembro poderemos ter novidades e uma nova data de abertura do edital.
eu já sabia que alguma merda ia dar, sempre tive certeza, tava na cara que não ia abrir em Dezembro, nem em Janeiro, Fevereiro, nem em Março, se é que tem alguém ainda com esperança…
Governo incompetente.
Enquanto este Governador e este partido estiverem responsavel por essas obras em São Paulo ñ podemos confiar.
o Metro Jardim Angela nada ????
Vamos ver se os trens vão realmente passar a circular em operação comercial por Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin até dezembro, conectando a Linha Lilás da Estação Adolfo Pinheiro até a estação Capão Redondo.
Do jeito que está meus filhos, que ainda não nasceram, irão na inauguração desta linha com bilhete de idoso.