Após um adiamento de três dias, a CPTM oficializou nesta sexta-feira, 16, a entrega das obras de acessibilidade da estação Utinga, da Linha 10-Turquesa. A companhia havia marcado a cerimônia para terça-feira, mas acabou postergando o evento por razões desconhecidas.
A estação, localizada no município de Santo André, recebeu itens como novas linhas de bloqueios (incluindo um bloqueio acessível em cada acesso à área paga), instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre as plataformas; regularização e alteamento das plataformas 1 e 2, construção de rampa no acesso da Av. da Paz e execução de nova rampa de interligação entre a passarela interna e o Viaduto Juvenal Fontanella.
“Esta entrega na Estação Utinga reforça os investimentos que a CPTM tem realizado em obras de acessibilidade e o compromisso da nossa gestão em trazer ainda mais melhorias de infraestrutura, para facilitar o deslocamento dos passageiros”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marcos Assalve.
“Já entregamos três estações do nosso projeto de acessibilidade, faltando apenas uma no processo para se tornar lugar preparado e confortável para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida”, completou Pedro Moro, presidente da CPTM.
Com a conclusão das obras, os trens no sentido Jundiaí voltaram a parar na plataforma 1, eliminando a necessidade de seguir até a Estação São Caetano e retornar.
Nova Rio Grande da Serra
A CPTM ainda mantém obras em três estações do ramal que atende o ABC Paulista. As estações Capuava e Prefeito Saladino recebem melhorias após a acessibilidade ter sido entregue enquanto São Caetano, cujo escopo é mais amplo, deve ser entregue em 2023. O custo do conjunto de obras beira os R$ 92 milhões, segundo a empresa.
A próxima estação a receber intervenções será Rio Grande da Serra, terminal da Linha 10, que ganará uma nova estrutura pouco antes da parada atual. Ela será integrada a um terminal municipal de ônibus e seu projeto executivo está sendo bancado pela concessionária de carga MRS Logística – já as obras serão bancadas pela CPTM, que não informou uma previsão de entrega.
Só espero que a L10 não seja concedida, tantas obras e reconstruções pra ser tudo passado pra operadora lucrar e possivelmente deteriorar tudo o que foi melhorado como na L8 e L9
Quem costuma deteriorar os bens é o próprio poder público meu caro… Iniciativa privada agrega valor ao bem e cobra por isso. Graças a Deus vivemos sob o regime capitalista