Obras para extensão da Linha 11-Coral até Barra Funda avançam em julho

Considerado um dos pré-requisitos para a expansão, a subestação Memorial da América Latina começa a tomar forma. Obras devem ser finalizas até o final de 2024
Obras entre Luz e Barra Funda devem ser concluídas em 2024 (Jean Carlos)
Obras entre Luz e Barra Funda devem ser concluídas em 2024 (Jean Carlos)

A expansão da Linha 11-Coral para a Estação Palmeiras-Barra Funda segue em curso. Apesar da estação e das vias estarem praticamente adaptadas para receber trens, os sistemas de energia e sinalização ainda vão passar por melhorias.

Dentre os principais destaques está a implantação da nova subestação Memorial da América Latina que deverá fornecer energia elétrica para os trens no trecho entre Barra Funda e Luz.

As informações mais recentes da CPTM apontam que os pilares da nova subestação estão sendo erguidos e tratados. Escavações para aterramento estão sendo realizadas no local.

A subestação deverá ter dois pavimentos e contará com transformadores de alta tensão para diversos níveis de tensão, permitindo a distribuição elétrica e a segurança de todo o sistema, que é interligado e integrado.

A implantação da nova subestação está com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2024 com custo de R$ 158 milhões.

Ao mesmo tempo estão em curso as melhorias do sistema de sinalização. Na Linha 11-Coral será implantado o sistema CBTC, com previsão de finalização no primeiro semestre de 2028 com custo de € 169,6 milhões

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Ainda deverão ser realizadas adequações no sistema de controle centralizado entre Luz e Barra Funda, o que permitirá o controle aprimorado dos trens nesta região. A previsão é de que o sistema seja entregue no primeiro semestre de 2025 com custo de R$ 43,2 milhões.

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  1. Parece que a subestação Memorial será ao lado do prédio onde antigamente era a estação Barra Funda da antiga EFSJ além de ser o ponto de partida do extinto Trem de Prata.

  2. O Expresso Aeroporto deveria retornar seu terminal para a Luz (ainda mais agora que ele já tem uma plataforma exclusiva reformada que atende o trem inteiro, ao contrário de antes, nesta estação)…

    Sabem por quê?

    Porque assim abriria espaço para a Linha 10 fazer, futuramente (em breve), terminal na Barra Funda (em vez da Luz, onde seria só passagem), já que a Linha 7, devido à concessão, fará terminal na Barra Funda.

    No caso da L10 finalizando em Barra Funda, talvez o loop interno (trens que retornam de Mauá) poderiam (ou terão de) retornar da Luz mesmo. Mas o loop externo (a linha toda) seria Rio Grande da Serra até Barra Funda.

    Afinal de contas, beneficiaria, numericamente, bem mais gente com a L10 finalizando em Barra Funda em vez de na Luz (do que o Expresso Aeroporto na Barra Funda).

    Isto é fato. E é óbvio!

    O que acham?

    1. Agora toda projeção envolvendo as linhas de trem prevêem obrigatoriamente o encurtamento da Linha 7-Rubi até Barra Funda, e os passageiros dessa linha que precisam ir até às Linhas 1-Azul e 4-Amarela que se lasquem e façam mais uma baldeação pra andar uma estação.

        1. Sim, provavelmente.

          Mas por ser a Barra Funda uma estação terminal com boa estrutura (trem abre os 2 lados para desembarque, esvazia, manobra e volta totalmente vazio na outra via, abrindo os 2 lados também para embarque), e estar no “contrafluxo” da Linha 3, então o metrô até daria conta.

          De manhã, o trem vai encher/lotar na Barra Funda, mas por poucas estações, e não vai ter mais um monte de gente ainda para embarcar nas estações seguintes (Mal. Deodoro e Sta. Cecília). E entre República e Sé, a maioria já desembarca.

          Por mais que carregue, sempre vai carregar menos que no sentido contrário de fluxo.

          Vão ter trechos do metrô bem piores que esse para se preocupar.

        2. Se bem que, na L11, é quase que um trem atrás do outro no pico.

          Porém, é claro que a L3 ainda tem (e, provavelmente, sempre terá) uma frequência maior de trens.

    2. Ai os trens teriam que cruzar a Linha 11 para chegar na plataforma do EA, aumentando todo o headway da linha…

      1. Na verdade, não.
        A Linha 11 terá 2 plataformas na Barra Funda só para ela.
        Mas o Expresso Aeroporto terá uma outra plataforma exclusiva (separada da L11). Porém, entre as proximidades do Brás até Barra Funda, o Expresso Aeroporto compartilha as vias com a L11.

        Já a L10 não compartilha e nem precisaria compartilhar nada até a Barra Funda e usaria, nesta estação, a plataforma que seria para o Expresso Aeroporto.

    3. Não tem necessidade de cortar a Barra Funda da L13, existem plataformas suficientes pra receber todas as linhas, contanto que duas linhas compartilhem plataformas, no caso poderiam ser a L11 e L13, ou L10 e L13, mesmo com o TIC isso ainda seria possível tendo essas duas linhas utilizando apenas uma plataforma, seria até mais proveitoso se a L7 e L10 pudesse compartilhar uma plataforma em ilha minimizado a transferência entre elas mesmo com o termino da integração

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