Cerca de três anos após o lançamento da licitação, o Consórcio Kobra deve finalmente instalar e colocar em operação as primeiras fachadas de portas de plataforma previstas no contrato assinado com o Metrô.
Segundo relatório da companhia referente a dezembro, a empresa tem a meta de concluir a montagem das PSDs (sigla em inglês) em seis estações em 2022. O documento não detalha quais seriam elas, mas segundo postagem de Silvani Pereira, presidente do Metrô, todas pertencem à Linha 3-Vermelha, a mais movimentada da rede.
Em 2020, antes de que o contrato fosse suspenso pela Justiça, o Kobra chegou a realizar marcações no piso das plataformas de algumas estações como Santa Cecília e República. Rumores apontavam também para outras paradas na região central como Marechal Deodoro e Tatuapé.
Além das seis estações dentro do escopo do Kobra, outras duas paradas da Linha 3 também estão prestes a ganhar portas de plataforma, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, mas nesse caso como parte do contrato com a Alstom.
Segundo o mesmo relatório, a previsão é que as duas estações contem com PSDs até julho deste ano. A Alstom também finalizar a instalação do sistema CBTC, de controle de trens, e que irá operar as portas.
Outras 32 estações previstas no contrato do consórcio Kobra estão em “reprogramação”, segundo o Metrô. Há ainda oito estações da Linha 2-Verde que dependem de um novo contrato para contarem com o dispositivo de segurança.
Atualmente, apenas as linhas 4-Amarela e 15-Prata contam com portas de plataforma em todas as estações. A Linha 5-Lilás possui PSDs operacionais em 16 das 17 estações, faltando apenas Santo Amaro para concluir o processo de instalação, ainda em 2022.
Não é por nada, as PSD’s da Alstom são as coisas mais feias que eu já vi, eu sei que a função não é estética mas estão bem feias, talvez pela cor, espero que o Metrô de um jeito de deixá-las menos desagradáveis…
Alô consórcio Kobra, veja se não faz CAGADAS como as da estação Vila Matilde (Linha Vermelha), onde a porta do trem abre antes das portas da plataforma, o que quase me causou um acidente… sugiro que as portas da plataforma abra PRIMEIRO que as do trem… Fica a DICA…
Nossa o engenheiro aqui descobriu algo que nenhum outro responsável pela obra percebeu, parabéns.
O fato é que na estação vila matilde o acionamento das portas nao é via cbtc. Qualquer estação que tiver esse tipo de funcionamento vai ser assim. Enquanto o sistema cbtc nao dor ativado, será assim. Cbtc por enquanto só nas linhas 2, 4, 5 e 15. Nas linhas 1 e 3 as portas terao esse problema enquanto o cbtc nao estiver disponível
Isso que você se refere ocorre porque o CBTC, que entre outras funções de sinalização é o responsável pela comunicação entre a porta do trem e a porta na plataforma, não está ativado na linha vermelha. Por isso existe essa falta de sincronia. É preciso aguardar a conclusão dos trabalhos pela Alstom.