Após adiar a licitação por três meses, o Metrô de São Paulo recebeu na quinta-feira (4) as propostas para executar as obras de ampliação do pátio Tamanduateí. O local é hoje usado para armazenar parte dos trens da Linha 2-Verde, que está sendo expandida até a Penha.
Oito grupos compareceram à sessão pública, solicitando valores de até R$ 294 milhões pelo serviço. No entanto, a proposta de menor preço, feita pelo consórcio EESB-Tamnduateí, formado pelas empresas Engibrás, SAP, Benito Hoggio e Eneplan, foi de R$ 155 milhões.
Segundo a ata, o EESB-Tamanduateí terá até terça-feira, 09, para entregar os documentos e as planilhas de preços e quantitativos. Vale observar ainda que o Metrô possivelmente fará um cálculo para verificar se a proposta ficou muito abaixo da média dos demais concorrentes.
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Trata-se de uma medida de segurança para evitar que propostas muito baixas, de difícil viabilidade econômica, acabem sendo habilitadas e posteriormente causando problemas durante sua execução.
De dimensões modestas, o Pátio Tamanduateí foi construído para dar suporte à Linha 2, que foi implantada sem grandes instalações de manutenção como a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha. Os dois ramais contam estruturas robustas de suporte nos pátios Jabaquara e Itaquera e que também apoiam a operação da Linha 2-Verde.
No entanto, com a expansão do ramal que hoje circula entre Vila Madalena e Vila Prudente, será preciso capacitar o trajeto com mais espaço para acomodar trens. O Metrô terá novos estacionamentos no trecho até Penha como no Complexo Rapadura e no VSE Falchi Gianini. Ainda assim será preciso ampliar a área de Tamanduateí já que a Linha 2-Verde deverá contar com mais 22 trens, que estão prestes a ser encomendados.
Cinco novas vias
Segundo informações que constam do edital, o Metrô pretende utilizar uma área vazia na parte sul do pátio, próximo da estação e em frente à Avenida Presidente Wilson. Conforme plantas que constam dos documentos, há cinco novas vias, denominadas de linhas 12 a 16. A modificação deverá exigir o deslocamento de alguns edifícios de apoio que parecem estar no caminho dos trilhos.
Segundo o edital, a obra deverá levar 40 meses para ser concluída a partir da assinatura da primeira ordem de serviço.
Abre o olho, ministério público.
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