Oito grupos entregam propostas para ampliar pátio Tamanduateí da Linha 2-Verde

Menor valor foi de R$ 155 milhões, pedido pelo consórcio EESB-Tamanduateí. Expansão permitirá acomodar mais trens no pátio, por conta da expansão do ramal até Penha
Pátio Tamanduateí (Jean Carlos)

Após adiar a licitação por três meses, o Metrô de São Paulo recebeu na quinta-feira (4) as propostas para executar as obras de ampliação do pátio Tamanduateí. O local é hoje usado para armazenar parte dos trens da Linha 2-Verde, que está sendo expandida até a Penha.

Oito grupos compareceram à sessão pública, solicitando valores de até R$ 294 milhões pelo serviço. No entanto, a proposta de menor preço, feita pelo consórcio EESB-Tamnduateí, formado pelas empresas Engibrás, SAP, Benito Hoggio e Eneplan, foi de R$ 155 milhões.

Segundo a ata, o EESB-Tamanduateí terá até terça-feira, 09, para entregar os documentos e as planilhas de preços e quantitativos. Vale observar ainda que o Metrô possivelmente fará um cálculo para verificar se a proposta ficou muito abaixo da média dos demais concorrentes.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Trata-se de uma medida de segurança para evitar que propostas muito baixas, de difícil viabilidade econômica, acabem sendo habilitadas e posteriormente causando problemas durante sua execução.

 

Oito grupos entregaram propostas para ampliar pátio (CMSP)

De dimensões modestas, o Pátio Tamanduateí foi construído para dar suporte à Linha 2, que foi implantada sem grandes instalações de manutenção como a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha. Os dois ramais contam estruturas robustas de suporte nos pátios Jabaquara e Itaquera e que também apoiam a operação da Linha 2-Verde.

No entanto, com a expansão do ramal que hoje circula entre Vila Madalena e Vila Prudente, será preciso capacitar o trajeto com mais espaço para acomodar trens. O Metrô terá novos estacionamentos no trecho até Penha como no Complexo Rapadura e no VSE Falchi Gianini. Ainda assim será preciso ampliar a área de Tamanduateí já que a Linha 2-Verde deverá contar com mais 22 trens, que estão prestes a ser encomendados.

Área onde o pátio será ampliado (Planta do Metrô sobre imagem do Google Earth)

Cinco novas vias

Segundo informações que constam do edital, o Metrô pretende utilizar uma área vazia na parte sul do pátio, próximo da estação e em frente à Avenida Presidente Wilson. Conforme plantas que constam dos documentos, há cinco novas vias, denominadas de linhas 12 a 16. A modificação deverá exigir o deslocamento de alguns edifícios de apoio que parecem estar no caminho dos trilhos.

Segundo o edital, a obra deverá levar 40 meses para ser concluída a partir da assinatura da primeira ordem de serviço.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments

Comments are closed.

Previous Post
Veiculo para carregamento de trilhos longos será emprestado para a ViaMobilidade (Jean Carlos)

ViaMobilidade utilizará veículos da CPTM para realização de manutenções nas vias das Linhas 8 e 9

Next Post

Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deve ser aberta no segundo semestre

Related Posts