Pacote bilionário à Metra que inclui o BRT-ABC será julgado no STF a partir desta sexta-feira

Ação Direta de Inconstitucionalidade foi requerida pelo partido Solidariedade e questiona dois decretos da gestão Doria/Garcia que permitiram renovar concessão do Corredor ABD por quase 50 anos
Ônibus do Corredor ABD, operado pela Metra desde 1997 (Bruna Cardoso Lopes)

A Ministra do Supremo Tribunual Federal (STF) Carmén Lúcia analisará a partir desta sexta-feira, 7, a petição de Ação Direta de Inconstitucionalidade 7048, movida pelo partido Solidariedade. Trata-se do controverso pacote de quase R$ 23 bilhões concedido à concessionária Metra pelo governo Doria/Garcia e que inclui não apenas a continuação da exploração do Corredor ABD, mas também uma série de linhas de ônibus do ABC Paulista e o “BRT-ABC”, corredor que substituiu a Linha 18-Bronze do Metrô.

A petição foi protocolado no STF em 10 de dezembro de 2021 e teve o julgamento virtual anunciado no dia 28 de setembro. Os argumentos do Solidariedade são similaridades aos processos movidos no Tribunal de Justiça de São Paulo e no Tribunal de Contas do Estado, entre eles que não há amparo legal para burlar uma nova licitação e estender um contrato por quase 50 anos e ainda incluir serviços que não têm qualquer relação com o escopo original.

Segundo os advogados, os decretos 65.574 e 65.575 que concederam o pacote para a Metra vulneram os artigos 37 e 175 da Constituição. “Não se pode cogitar de um concessionário de serviços de transporte prestar tais serviços sem se submeter a prévio procedimento licitatório, onde concorrerá, em pé de igualdade, com tantas outras empresas que desejam prestar os mesmos serviços“, explica o documento.

O Solidariedade requereu que “sejam declarados INCONSTITUCIONAIS, os Decretos ns. 65.574 e 65.575, de 18-03-2021, arrimados na Lei Estadual nº 16.933, de 24-01-2019 editados pelo Governo Estadual de São Paulo por violação aos artigos 37, caput e inciso XXI, e 175, caput, da Constituição Federal de 1988“.

Projeção do BRT ABC (Reprodução)

Os questionamentos também incluem a conveniência da extinção do contrato de concessão da Linha 18-Bronze para abrir espaço para o corredor BRT da Metra, a despeito do prejuízo que será causado aos cofres públicos pelo futuro ressarcimento já admitido pelo governo estadual à VEM ABC, concessionária que iria implantar e operar o ramal de monotrilho. Esse processo está em andamento na Câmara Brasil-Canadá, mas ainda sem prazo para ser concluído.

Na petição, o partido observa que “o fato de o Governo Estadual de São Paulo pagar quase R$ 50.000.000,00 pela quebra do contrato da Linha 18 – Bronze (!!), como noticiado na imprensa. Quer dizer, isto é o que pretende pagar o Governo de SP à concessionária VEM ABC, porque esta, em verdade, que foi vencedora da licitação para implantação da Linha 18 – Bronze, e que teve rescisão unilateral do seu contrato pelo Governo Dória (por conta da multicitada prorrogação antecipada levada a cabo pelo Decreto nº 65.574, beneficiando a Metra), solicitou a arbitragem de um órgão internacional para apurar a indenização a ser paga pelo gestor público e, em suas alegações iniciais, requereu o pagamento de R$ 1.300.000.000,00 (um bilhão e trezentos milhões de reais) pelo fim injustificado da concessão de 25 anos”.

Em sua defesa, o governo Doria/Garcia elencou pontos já conhecidos como o fato de a Metra ter feito grandes investimentos na região, de risco de continuidade nos serviços à população e de que o fim da Linha 18 não tem ligação com o surgimento do Corredor BRT ABC, embora documento da própria concessionária, entregue ao governo em 2019, já citasse justamente essa proposta.

Projeção mostra a Linha 18-Bronze em São Bernardo: viagem em até 27 minutos (VEM ABC)

Promessa de projeto rápido e tão eficiente quanto a Linha 18

A reviravolta na mobilidade no ABC Paulista teve início logo que o ex-governador João Doria assumiu o cargo em 2019. Poucas semanas depois, ele e sua equipe já indicavam que a Linha 18 seria substituída por outro tipo de modal.

Em julho daquele ano, Doria anunciou que o “BRT ABC” seria um projeto mais rápido de ser implantado enquanto o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, prometia entregar a obra em 18 meses.

Passados três anos, não há sinais claros que o corredor entre o centro de São Bernardo do Campo e as estações Tamdanduateí e Sacomã, do Metrô, ficará pronto após vários anúncios de início de obras.

Quando e se for concluído, o BRT ABC levará os passageiros num tempo cerca de 50% maior que o da Linha 18 e sem a garantia de que a tarifa será única para acessar a malha metroferroviária, algo previsto no monotrilho.

João Doria e Alexandre Baldy (á direita) nas instalações da Metra em 2019 (GESP)

Principais personagens do caso

João Doria renunciou ao cargo para concorrer à Presidência em abril, mas teve os planos frustados por seu partido, o PSDB.

O atual governador Rodrigo Garcia terminou apenas em 3º lugar no 1º turno das eleições em 2 de outubro e deixará o Palácio dos Bandeirantes no dia 1º de janeiro de 2023.

Alexandre Baldy deixou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos em outubro do ano passado para tentar a única vaga ao Senado pelo seu estado, Goias, mas foi somente o 4º mais votado.

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  1. Corrigindo um erro com outro erro. Já se perdeu um tempo absurdo com essa mal falada linha 18 e vai continuar se perdendo porque isso deve gerar mais atrasos à obra. Enquanto isso quem paga o pato é a população que já foi prejudicada sem o monotrilho e vai ser mais ainda sem o BRT. Quem pensa que esse processo é com o objetivo de ajudar a população se engana.

  2. Boa tarde,não seria interessante se esse BRT-ABC tivesse conexão gratuita entre metrô/ônibus semelhante ou igual ao que existe nas estações Campo Limpo e Capão redondo da linha 5-lilas

  3. João doria foi a tampa do caixao do psdb aqui em sp, e pelo visto o partido sera um nanico daqui pra frente. Espero que o próximo governador retome a linha 18, e que esse absurdo nos bastidores cometido pelo psdb e família setti braga venha a tona.

  4. Pelo menos as tucanicies do PSDB acabou, 28 anos de pura incompetência no estado mais rico do país, asta la vista baby até nunca mais!

    1. É, mas se elegerem o Tarcísio, teremos um PSDB mais agressivo e com milícias cariocas interferindo em SP. Um mais do mesmo piorado.

  5. O STF tem que fazer pelo menos uma coisa que preste pelo menos uma vez na vida e declare inconstitucional essa trambicagem toda, porque realmente é, depois o próximo governador vai dar um jeito nisso da forma certa!

  6. É a esquerda sempre querendo atrasar o progresso do estado. Lamentável esse questionamento que só atrasa o inicio das obras do BRT, tão necessárias para a população do ABC

    1. Se informem melhor, se BRT fosse bom, o Estado do Rio de Janeiro que possui uma frota muito maior que SP não cogitária substituir TUDO por VLT, por justamente aquele quem incentivou e implantou aquele modal, Porém justiça seja feita, pois quem correu para se aliar ao candidato a governador Tarcísio para garantir uma boquinha, foi o Rodrigo Garcia, não o PSDB.
      Atualmente o povo de São Paulo está acreditando de tudo o que vem pelo ar, pois após eleger um astronauta para o senado agora cogitam um paraquedista forasteiro que não conhece e nada fez por São Paulo enquanto esteve como Ministro dos Transportes para o governo estadual!

  7. BRT está ultrapassado. Carrega 80 pessoas espremidas, péssimos pra idosos e obesos, com intervalos longos entre um e outro, parando em semáforos; ou seja, é um ÔNIBUS CONVENCIONAL, só muda-se o nome. NUNCA SE COMPARARÁ AO METRÔ…o que se vê é a Máfia dos transportes no ABC agindo por trás e comprando o governo do PSDB, que impediu a linha 18 de sair do papel. Uma lástima que a região mais rica de SP, não conte com um Metrô, muito mais rápido e confortável. Que a Carmem Lúcia vete o BRT e perceba que o ABC precisa sair dos anos 80….

  8. Finalmente algum partido questionou este BRT, que pelas ilustrações é pior que o Expresso Tiradentes ou o Corredor São Mateus Jabaquara.

  9. PSDB correu para se aliar ao futuro governador… Forma mais clara de se passar um pano nos problemas de má gestão…

      1. Espero que o novo governado independente de qual seja, já que felizmente não será o Garcia, reveja esse assunto e finalmente interligue São Bernardo do Campo a malha metroviária de forma satisfatória.

        1. Pois é, mas o Garcia já deu “apoio incondicional” ao Tarcísio, o que, a meu ver, é um péssimo sinal de que ele seria uma mera continuação do governo do PSDB.

  10. Já era hora de isso acontecer, é uma vergonha o que fazem com a gente.
    Claramente beneficiaram uma empresa e prejudicaram diversas outras, simples assim.
    Agora a questão é o que vai ser feito por esse bendito STF…

  11. Até um VLT, do estilo do da Baixada Santista é melhor que essa aberração de BRT-ABC. Tudo indica que o Tarcísio será eleito, a sinalização de apoio do Garcia a ele, meio que implica que há um certo interesse de continuar com esse projeto. A Metra não vai deixar a Linha 18 acontecer. Ê Brasil…

  12. Finalmente está sendo julgado com rigor o repasse sem licitação do aditivo assinado pelo ex-presidente da EMTU e o secretário dos Transportes Metropolitanos Marco Antonio Assalve e a Metra, no contrato do Corredor ABD teve vultosos acréscimos irregulares sem licitação e ainda estão sendo investigadas pelo TCU- Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, deveriam ser anuladas, Dória, Garcia, Baldy e Morando tem ligações com estas concessões.
    Nenhum destes personagens que aparecem na foto para anunciar reforma de estações, fez absolutamente nada para a reunificação da atual Linha Integradora-710 da CPTM, e nem para a extinção do consórcio por uma decisão de um gestor “show business” irresponsável, para construir o Monotrilho da Linha 18-Bronze, chegando a posar em inumeráveis em faixas e “Out doors” pelas cidades do ABC em que apoiavam o monotrilho resolveram debandar para o BRT da Metra em uma atitude irresponsável.
    Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Oeste Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o início da Linha 20-Rosa que também já foi devidamente mutilada em mais um uso político demagógico para as próximas eleições, e novamente a população do ABC foi ludibriada com o aval dos prefeitos e deputados da região todos do PSDB, e ainda tem algumas pessoas que acham que se deve a um lobby rodoviário!

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