Os Jardins, bairro nobre localizado no meio de densas áreas urbanas da cidade de São Paulo, não ganhará nenhuma estação de metrô, mas o projeto da Linha 20-Rosa já causa temor entre seus moradores.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, a presença de poços de ventilação dentro do bairro, causa apreensão entre residentes do local.
Postagens que circulam em redes sociais mostrariam localizações falsas dos poços nas praças Gastão Vidigal e Morungaba, o que causou preocupações sobre a perda dos espaços verdes.
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No entanto, o estudo ambiental do Metrô delimita as possíveis desapropriações em terrenos próximos a esses locais, mas sem incluir qualquer área das praças.
Os moradores alegam que o Metrô não tem explicado claramente os planos na região, mas a companhia já promoveu algumas audiências públicas para explicar o projeto. Nesta sexta-feira, 12, estava marcada uma apresentação à Ame Jardins, entidade que reúne os moradores do bairro.
Trajeto desviado do trecho mais antigo da Avenida Faria Lima
A preocupação dos moradores dos Jardins ocorre porque o Metrô decidiu mudar o plano inicial de cortar a Avenida Faria Lima com os túneis da Linha 20-Rosa.
Os primeiros estudos indicavam uma implantação semelhante à da Linha 2-Verde na Avenida Paulista, com estações ao longo da via e conexão com a Linha 4-Amarela na estação Faria Lima.
Porém, os estudos ambientais e de anteprojeto de arquitetura e engenharia concluíram que o ramal subterrâneo fará um desvio para dentro dos Jardins, em direção à estação Fradique Coutinho, da Linha 4.
O argumento é que não existiria demanda suficiente no trecho mais antigo da avenida. Em vez de estações, o Metrô usará os Jardins para saídas de emergência e um estacionamento de trens estratégia.
Serão dois poços de ventilação na região, o VSE 8 e o VSE 9, este bem perto do eixo da Avenida Faria Lima.
A opção por evitar uma estação na avenida fará com que uma área enorme dentro de um raio de mais de um quilômetro não tenha uma estação de trens.
Embora as localizações atuais das intervenções sejam bastante prováveis, o Metrô pode alterá-las no projeto básico, que deverá ser contratado nos próximos meses.
Nao consigo entender essa justificativa de nao ter demanda para uma estacao nesse trecho da Faria Lima. Alem de todos os predios de escritorios, existem equipamentos como shopping iguatemi, clube hebraica, clube pinheiros que alem dos usuarios contam com muitos colaboradores. O ponto de onibus na frente do museu da casa brasileira é um dos mais cheios da avenida, sem.contar a proximidade com o corredor de onibus da nove de julho e estacao cidade jardim de trem.
É muito ridículo a desculpa do Metrô de que estações de trem na AVENIDA FARIA LIMA não teriam demanda suficiente pra justificar estações por lá.
Porém fez o pessoal do Jardins encherem o saco do Metro, quem sabe o Metrô acabe mudando para o desvio entrando na Faria Lima por causa dos moradores de Jardins
Pela nova lei de zoneamento não será possível construir prédios extremamente altos a até 800m de uma linha de metrô?
Isso não será o fim dos Jardins como o conhecemos hoje?
Na verdade tecnicamente os Jardins terão sim uma estação de metrô, pois a Estação Fradique Coutinho da Linha 20 ficará do outro lado da Rebouças, no Jardim Paulistano.
Ainda assim acho um erro enorme terem cortado a Estação Jardim Europa e deixarem um trecho imenso da Faria Lima sem metrô. O VSE 9 deveria ser uma estação, mesmo tendo baixa demanda devido ao entorno do Shopping Iguatemi ter poucos prédios e com zoneamento residencial, seria importante ter uma estação ali por uma questão urbanistica e de visão de longo prazo, pois um dia as estações Tabapuâ e Faria Lima vão saturar (quando todos os terrenos verticalizarem), e vai fazer falta uma estação intermediária, mesmo que de baixa demanda.
Já vimos isso antes, qdo se tratava da ligação com o Guarujá
O eixo da Avenida Faria Lima como um todo teria uma enorme demanda por metro sim, seria algo semelhante a Avenida Paulista com três estações numa avenida cheia de edificios comerciais corporativos como na Paulista e poderiam alguns deles ter acesso direto ao metrô, fora que uma estação na Faria Lima perto do Shopping Iguatemi teria uma grande demanda, essa desculpa de que não teria demanda não cola! Além disso, a Estação Faria Lima da Linha 04 é maior e mais espaçosa do que Fradique Coutinho que tem uma demanda menor e é mais perto da estação mais importante da região que é Pinheiros, por isso que o projeto antigo tem que ser retomado e agora espero que a elite dos Jardins até contribua para isso!
Tenho dito o quanto os projetos atuais do metrô deixam transparecer mto a passividade da equipe técnica perante escolhas políticas, as linhas mais antigas criavam eixos de mobilidade e traziam desenvolvimento para os entornos das estações e hoje só há estações onde tem demanda garantida e ignorando a projeção futura, os projetos tem sido feitos pra cortas custos e atender a cidade o mínimo possível tirando o potencial de mudança e dinamização q o metrô teria, essa exclusão da Faria Lima evidencia bem isso, já que esse VSE 9 está localizado perfeitamente entre as duas estações e poderia ser a estação jardim europa, e agora mais essa pataquada da elite inútil paulistana atrasando o metrô e causando mais insegurança na equipe de projetos que parece cada vez mais impotente
Que linha antiga criou eixo de mobilidade?
Todas as linhas de metrô implantadas em São Paulo atenderam a eixos de mobilidade já existentes. Existe no Brasil uma ilusão de que implantar metrô em locais com demanda menor ou sem demanda irá atrair demanda automaticamente.
Mas a realidade é que a implantação de estações em regiões de demanda menor não trouxe desenvolvimento suficiente para ampliar a demanda das estações implantadas. Na Zona Norte as estações Jardim São Paulo e Parada Inglesa foram abertas em 1998 e continuam atendendo a pequena demanda ali existente. Se em 25 anos de operação não trouxeram desenvolvimento, não será daqui 25 anos que trarão desenvolvimento.
Mais recentemente o metrô caiu na esparrela de implantar diversas estações na Linha 5 como Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista e Borba Gato e elas continuam com demanda baixa e não atraíram desenvolvimento aos seus arredores. Esse trecho teria apenas 2 estações, implantaram 3 com essa desculpa esfarrapada de desenvolvimento e nada aconteceu.
Aonde está o desenvolvimento prometido pelo metrô?
Sair fazendo estações em regiões de baixa demanda é nocivo para todos.
seu comentário mostra mais uma vez que você não conhece nada sobre o sistema de transporte de SP.
onde que as estações pós santana da linha 1 azul tem baixa demanda?
já viu a quantidade de prédios construídos e em construção pós metrô naquela região?
pega imagens da região e veja o adensamento populacional como cresceu. pega a avenida
você sempre traz “informações” tiradas fora de contexto para contrariar qualquer comentário.
o metrô simplesmente quero economizar para construção da linha dando desculpas esfarrapadas para desviar de vigas de prédios na avenida Faria Lima sendo que os prédios ficam nas laterais da avenida não no meio da avenida. e uma outra coisa não querem fazer estação profunda abaixo da linha 4 para não levar ao limite a estação Faria Lima da linha 4
Primeiro vacilo foi não ter previsto integração com outra linha na estação Faria Lima. Agora vem com argumento de que não dá pra passar por baixo, que está muito profunda. Então tudo bem cruzar na Fradique, mas podiam fazer um estação antes da Tabapuã. A pessoa vai andando pela avenida porque sabe que vai ter uma estação a cada X metros. Cria um corredor cultural, como na Av. Paulista. Não dá pra achar que uma avenida grande como aquela só serve pra quem vai trabalhar. É um passeio!
Exato Junior, não deveria ser só uma questão de demanda pura e simples, o valor urbanístico de ter acesso ao metrô em toda a extensão da avenida deveria ser um fator de maior importância no planejamento. Ignoram todo o dinamismo econômico, social e cultural que é criado automaticamente numa avenida que tem metrô acessível nela inteira, como na Paulista, e que trás grande impacto pra cidade inteira, inclusive pra atrair turismo e eventos de rua pra cidade. Ou seja, cortar a Estação Jardim América é um erro que impacta não só o entorno da avenida, mas atinge a Cidade de SP como um todo.
Sabe oq é mais irônico, a avenida foi nomeada em homenagem ao prefeito de São Paulo que faleceu em 1969, o prefeito que deu a ordem de serviço pra primeira linha de metrô da cidade ser construída, e hoje o projeto de uma linha de metrô escolhe desatender uma parte importante da avenida q leva o nome dele
É tudo uma grande ironia, porque chutaram o metrô do Shopping Iguatemi e ele foi cair numa praça dos Jardins, agora querem mandar pra outro lugar. Esta nossa elite é muito ruim, não sabe o que fazer com a modernidade nem tirar proveito dela.
Esse desejo de ferrar com quem mora nos Jardins manifestado aqui me parece vingança ou seria só inveja mesmo ?
onde que ter uma estação no jardins é ferrar o jardins? é questão de planejamento urbanístico. tinham q, no mínimo, separar a área para que no futuro façam a estação. msm q não tenha demanda agora, eh bem possível q no futuro tenha.
lamento não planejarem estações na Av. Brigadeiro Faria Lima, é o polo econômico do Brasil, com grandes financeiras e serviços de startup’s, obviamente que há demanda de público sim! Muitos profissionais fariam uso deste perfil de transporte, caso seja implantado. Vamos urbanizar e mobilizar o cidadão Paulistano da melhor forma possível, São Paulo para todos…!!!
Deveriam construir a Estação Shopping Iguatemi, na área de estacionamento que existe entre o Shopping e os prédios atrás. Não há necessidade de derrubar nada. E ao nível do solo implementar um terminal de ônibus, para reduzir espaço de estacionamento na área, incentivando o uso de transporte público por quem trabalha na Faria Lima. Melhor exemplo do que Nova York não existe.
Sim, seria fantástico. Inclusive o Shopping Iguatemi é o mais antigo de São Paulo. Isso de não construir metrô por ali está cheirando a lobby de algum interessado. Acho que eles não querem a “gente diferenciada” com medo de virar um shopping popular ou um Conjunto Nacional, com gente apenas tomando sorvete e não comprando uma bolsa de R$ 6K reais.
Esse projeto que “foge” da Faria Lima não tem nenhuma justificativa a não ser baratear uma obra cara na pressa para que ela seja inaugurada logo. É a mesma ideia que tornou a Linha 4 manca, sem atender pontos como Av. Brasil, Cemitério da Consolação, região da Santa Ifigênia etc. Uma linha de metrô não serve só para resolver um problema atual mas para alterar o futuro de uma determinada região. A Faria Lima, sabemos, é morta à noite e aos finais de semana. Com o Metrô passando ao longo dela vai rivalizar com a Paulista. A falta de visão e a mesquinhez desses projetos sem nexo nenhum é absurda.
Caramba, é quase um unanimidade nos fóruns que foi um erro tirar a estação da Faria Lima.
Será que os técnicos do metrô, responsáveis por Adolfo Pinheiro, Borba Gato e Cia entendem tão mais assim da dinâmica dessa cidade que toda essa gente indignada?
Eles são os responsáveis.
Esse é o trabalho deles.
Mas será que essa dinâmica não deveria ser mais participativa?
Essa história me deixa cheio de dúvidas.
PS: Eu acho que a obra deveria começar pela outra ponta e sei que sou minoria. Provavelmente estou errado