Uma cratera se abriu no começo desta tarde de quinta-feira, 12, na região da Bela Vista, durante a passagem do Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja, da Linha Uni.
O acidente ocorreu entre o poço VSE Almirante Marques e a estação Bela Vista. De acordo com a concessionária, houve um “solapamento parcial do solo” dentro do canteiro de obras.
Não houve vítimas e a área já estava isolada por precaução.
Horas depois do incidente, imagens e vídeo de dentro do nível de plataformas da estação Bela Vista revelaram que o movimentação de terra atingiu o interior do local no subsolo.
Outro vídeo postado em redes sociais mostra o momento em que o solo cede na superfície e cria uma cratera ao lado do poço de ventilação localizado na Rua Treze de Maio.
Solo desaba ao lado da estação Bela Vista da Linha 6-Laranja após passagem do tatuzão. #linhauni #linha6laranja pic.twitter.com/SGpfRr8FJ7
— MetrôCPTM (@metroecptm) December 12, 2024
O tatuzão da Linha 6-Laranja está prestes a concluir a escavação do trecho entre as estações Higienópolis-Mackenzie e Bela Vista após ter passado direto por 14 Bis-Saracura, que não foi escavada ainda.
A Linha Uni decidiu mudar a estratégia para não atrasar a abertura do ramal metroviário.
Acidente similar em fevereiro de 2022
A escavação por tuneladoras com certa frequência causam solapamentos, que são deslocamentos de terra quando a integridade do subsolo não é suficiente para mantê-lo estável.
Foi uma situação semelhante que aconteceu em maio deste ano na passagem do tatuzão norte, também da Linha 6-Laranja, onde uma cratera se abriu e engoliu parte de um condomínio residencial na Zona Norte de São Paulo.
O caso mais grave nesse sentido, no entanto, envolveu o mesmo Tatuzão Sul em 1º fevereiro de 2022, logo que o equipamento chegou ao poço Aquinos, na Marginal Tietê.
Poucos metros antes, a passagem da tuneladora movimentou um interceptor de esgoto da Sabesp, que rompeu e inundou toda área escavada na região.
Não houve vítimas, mas as atividades tiveram que ser paralisadas por meses.
Veja a nota da Linha Uni
“A Concessionária Linha Uni informa que, durante a passagem da tuneladora sul no poço VSE Almirante Marques, próximo à futura estação Bela Vista, houve um solapamento parcial do solo dentro do canteiro de obras. Por medida de segurança, a área ao redor do poço já havia sido isolada. Não há feridos e o ocorrido não oferece riscos à população.
A equipe técnica está no local. A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região.“
Não foi nada não, bora continuar!!!!
A matéria, revilatiza as consequências. Só lembrando que outra linha, a 2 verde, está sendo perfurada, passando já por 2 rios e por uma adultora sem quaisquer consequências. A 1a. É PPP e a 2a. é tocada pelo Metrô, com excelência técnica. E a 2a, tocada pelo Metrô, perfura com a maior tuneladora da América Latina com 11,68 metros de diâmetro. E a obra da expansão da linha verde 2, ñ tem metade dos “holofotes” que a imprensa e o próprio Governo do estado de São Paulo dá para a linha 6 laranja, PPP.
Parabéns ao corpo técnico do metrô.
Sempre tem que ter o cara anti-empresa privada ….
daqui a pouco aparece um aí dizendo que a culpa é do metrô ou da CPTM …
Coincidentemente, é a terceira vez, em menos de dois anos, que há uma intercorrência de grande magnitude nesta obra tocada por inteiro por empresas de capital privado e majoritariamente estrangeiro (europeu). Até agora, por pura sorte, sem feridos ou mortos aqui no Terceiro Mundo, onde as vidas costumam ser mais descartáveis.
Eis a eficiência privatista, a preço de banana nanica, perseguida pelo “governo” Farcísio de Tretas.
São dois caras nestes comentários e só tem poucas interações até agora.
“A área já estava isolada” ou seja, estavam fazendo seu trabalho de observação e fizeram direito, afinal isolaram antes do acidente porque viram que ia desabar.
Parabéns à Aciona.