Os passageiros do sistema metroferroviário de São Paulo passam a contar a partir de hoje com uma nova forma de adquirir a passagem, a Carteira do Google, um sistema digital de pagamentos. O serviço foi lançado nesta quarta-feira, 1, em uma parceria da gigante de TI com a Autopass, que fornece o Cartão Top.
Pelo acordo, os usuários que desejarem adquirir os bilhetes QR Code para acesso às linhas do Metrô e CPTM bastarão acessar a Carteira do Google disponível na Play Store e clicar no link “Adicionar à Carteira”. Após selecionar o item “Cartão de transporte público”, o passageiro deverá clicar na cidade em questão, no caso São Paulo, e seguir as instruções para efetuar a compra.
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É possível adquirir até 10 bilhetes unitários por meio do aplicativo, que poderão ser pagos via cartão de crédito ou débito, ou então pelo Google Pay, sem acréscimo de taxas.
Os bilhetes ficarão disponíveis na Carteira do Google, com a apresentação do QR Code necessário para validar a entrada nas catracas do Metrô e da CPTM.
O Google já oferece a facilidade em parceria com mais de 400 empresas de transporte no mundo e no Brasil os metrôs do Rio de Janeiro e Brasília já utilizam a facilidade, mas por meio do sistema de pagamento por aproximação.
Em São Paulo, por conta da opção do governo em exigir o uso do sistema QR Code para validar o acesso ao sistema, é preciso adquirir os bilhetes antes, ao contrário do modelo NFC, em que o débito é feito diretamente na passagem pelo bloqueio.
Questionados sobre o possível uso da Carteira do Google nos ônibus da EMTU, as empresas explicaram que existe uma versão em testes mas que, por conta de algumas diferenças técnicas, ainda não foi implementada. A expectativa é que a fase de testes seja concluída ainda neste semestre e o sistema seja expandido para outros modais.
Se não tiver dinheiro em espécie, e não tiver com o cartão TOP não pega ônibus, porque não aceitam o QR Code do app TOP, lixo de empresa essa Autopass.
Sinceramente, não consigo entender a escolha por QR Code ao invés de NFC… a maioria dos validadores já aceitam a tecnologia NFC, enquanto o QR terá que ser implementado nas estações/ônibus. Acredito que a leitura em NFC é bem mais rápida que em QR Code
Sinceramente, não consigo entender a escolha por QR Code ao invés de NFC… a maioria dos validadores já aceitam a tecnologia NFC, enquanto o QR terá que ser implementado nas estações/ônibus. Acredito que a leitura em NFC é bem mais rápida que em QR Code!