Passarela da Estação Santa Marina começa a tomar forma

Conexão com a estação trará mais segurança aos passageiros e pedestres, além de ligar a Linha 6-Laranja ao sistema de ônibus e pontos de interesse na região
Estação Santa Marina (iTechdrones)
Estação Santa Marina (iTechdrones)

A Estação Santa Marina é uma das mais adiantadas da Linha 6-Laranja. Atualmente a parada está começando a ser estruturada externamente com a construção de uma cobertura metálica e da passarela de acesso.

O canal iTechdrones esteve no local e fez um sobrevoo na região mostrando os detalhes das novas construções.

A passarela metálica fará a ligação da estação com eixos importantes como a Avenida Santa Marina e a Avenida Marquês de São Vicente, esta última conectada a um pontos de ônibus importante na região.

Para a implantação da passarela, a Acciona, empresa responsável pela obra, teve que suprimir a vegetação da Praça Pedro Corazza para implantação dos pilares.

Segundo as imagens aéreas, dois grandes módulos já foram instalados a partir da área da estação. Outras estruturas metálicas estão em fase de montagem.

Nos canteiros próximos aos pontos de ônibus e da UNIP estão sendo realizadas a implantação dos pilares de sustentação. A integração nestes pontos possibilitará maior segurança para os pedestres e melhorias no trânsito.

Já dentro da área da estação é possível visualizar a implantação das estruturas da cobertura. A previsão é de que o local conte com uma arquitetura que privilegie o uso de iluminação natural.

Algumas escadas rolantes já estão implantadas na estação, o que mostra que os serviços de instalações elétricas já foram iniciados.

No interior da estação, as plataformas já estão com as estruturas concluídas. Segundo a LinhaUni, operadora da Linha 6-Laranja, a estação já está com 64,27% de conclusão.

A previsão é de que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, que inclui a Estação Santa Marina seja aberto em 2026.

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6 comments
  1. Isso foi um projeto muito mal feito, porque não investiram em um acesso subterrâneo? Todos nós sabemos que passarelas, pontes e viadutos criam insegurança e sujeira na parte de baixo.

    1. Um acesso subterrâneo sairia mais caro, teria custo maior de manutenção (infiltrações) e obrigaria a concessionária a manter uma vigilância maior.

      Veja a estação Sé, por exemplo, que fica com metade de seus acessos fechados por questões de segurança. Ou mesmo o Anhangabaú, onde o Metrô lacrou um acesso para a Av. Vinte e Três de Maio por baixa demanda.

      A passarela é mais barata, manutenção mais simples, vigilância mais eficaz, etc.

    2. Isso depende muito.

      Por exemplo, na Marginal Pinheiros, as passarelas das estações da Linha 9 não criaram essa insegurança e sujeira, nem sob as passarelas e nem nelas mesmas.

  2. o preço dessa passarela ja esta embutido no contrato. mas fazem o mais barato e nas coxas para ampliar seus lucros… depois vamos pagar essa fatura. se fosse subterranea, seria melhor… mas… quanto pior pra nós. melhor pra eles.

  3. nesses canteiros tinham algumas árvores figueira que é centenária e não sobrou uma, deveria ter sido subterrânea essa passarela, sem falar que de noite aquela região é deserta

    1. Pelo que eu saiba as figueiras não são árvores nativas do Brasil e além disso suas raízes são agressivas causando danos a calçada e asfalto da rua e se provavelmente irão fazer o replantio das arvores com especies nativas como o Ipê.

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