A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, concluiu no final de 2024 a remoção da passarela metálica da Estação Júlio Prestes.
A estação histórica construída pela Estrada de Ferro Sorocabana está passando por um restauro estético para recuperar suas características originais.
Originalmente, a estação não possuía a passarela metálica que ficava na extremidade oeste das plataformas. Esta foi implantada pela FEPASA nos anos 70.
O trabalho de desmontagem da estrutura exigiu a interdição da operação durante alguns dias. A remoção da passarela não afeta a operação, uma vez que ela já estava interditada há vários anos desde a gestão da CPTM.
Agora sem a passarela metálica, o visual da estação ficou mais limpo, com um panorama amplo da gare sem a obstrução do equipamento.
O restauro da estação segue em várias frentes. A empresa responsável pelas obras é a Concrejato, a mesma que realizou o restauro da Estação Luz.
Uma pena não fazerem uma ligação subterrânea com a estação da Luz. Com certeza aumentaria o fluxo de passageiros na estação.