A CPTM pretende realizar melhorias no pátio de Calmon Viana com a reforma e criação de novas áreas para os funcionários. O local, que atualmente é uma importante base para a manutenção das Linhas 11-Coral e 12-Safira, deverá ser adequado para que esteja dentro das normas de higiene e conforto.
A principal justificativa para a elaboração do projeto é o aumento significativo da quantidade de funcionários lotados na base de Calmon Viana, especialmente as mulheres. O aumento no quantitativo de colaboradores deve-se à reestruturação administrativa que deverá ganhar maior corpo ao longo dos próximos meses, com a gradativa realocação de funcionários das Linhas 8 e 9 para as demais áreas da empresa. A concessão das duas linhas foi vencida pelo consorcio Via Mobilidade que está realizando a segunda etapa da fase pré-operacional.
O pátio de Calmon Viana fica localizado no entroncamento das Linhas 11 e 12 próxima a estação homônima. O local atualmente é uma das bases de manutenção responsáveis por diversas atuações, como nas áreas de via permanente, sinalização, telefonia, edificações e mecanização. O local também abriga uma importante subestação de energia.
Os serviços consistem na reforma de dois prédios antigos e na construção de uma nova edificação. O atual refeitório será transformado em vestiário feminino, provendo maior conforto para as colaboradoras. A antiga agremiação dos ferroviários será transformada em refeitório. Uma nova edificação deverá ser construída para atender as equipes responsáveis pela subestação existente no pátio.
A licitação teve sua sessão pública realizada no dia 14 de setembro. Estima-se que o valor das benfeitorias no pátio Calmon Viana seja de aproximadamente R$ 436 mil. O prazo para a realização de todas as intervenções será de seis meses.
Calmon Viana tem que ter essa atenção, ai mais que, quem sabe, a linha 12 possa expandir a sua área de funcionamento, linha qual beneficiária muito os habitantes de Suzano, e se desse, expandindo até Arujá.