Linha 19-Celeste têm áreas de pátio e estações desapropriadas

Terrenos somam quase 520 mil metros quadrados dentro da capital paulista. Obras devem começar em 2026
Estação Catumbi, da Linha 19-Celeste
Estação Catumbi, da Linha 19-Celeste (CMSP)

A Secretaria de Parcerias em Investinentos (SPI) decretou a desapropriação de mais imóveis para implantar a Linha 19-Celeste do Metrô.

Em um dos decretos de utilidade pública, de  20 de março, o governo selecionou uma enorme área de 309 mil metros quadrados no bairro de Vila Medeiros que irá abrigar o pátio de manutenção de Centro de Controle Operacional (CCO)

O  mas só foi assinado pelo secretário da pasta na sexta-feira, 28. Os custos para indenizar os proprietários afetados pelo decreto serão bancados pelo Metrô de São Paulo, responsável pela implantação do projeto.

O chamado Pátio Medeiros ficará localizado próximo ao entroncamento entre as Rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, na margem oeste do Córrego Cabuçu de Cima. A área construída terá cerca de 170 mil m².

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Como mostramos na semana passada, a área de manutenção comportará 44 trens que operarão nos 17,6 km de vias e atenderão 15 estações entre Guarulhos e o centro de São Paulo.

O acesso ao local se dará pela futura estação Jardim Julieta, também no município de São Paulo.

Vias do Pátio (CMSP)

Obras em três lotes

O segundo decreto, de 15 de março, prevê a desapropriação para vários imóveis nos bairros da Sé, Brás, Belém, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros.

Somados, os 54 imóveis têm uma área de quase 219 mil metros quadrados.

O Metrô acaba de publicar a licitação de projeto executivo e obras civis da Linha 19-Celeste, que foi dividida em três lotes.

A construção do pátio faz parte do lote 2, que também inclui as estações Jardim Julieta, Santo Eduardo, Guilherme Cotching e Vila Maria.

De Vila Maria partirão dois dos três tatuzões, um deles cargo do vencedor do lote 2. De Jardim Julieta partirá a terceira tuneladora, porém, a cargo do vencedor do lote 1.

A expectativa é que a ordem de serviço para sua construção seja dada em 2026.

Total
0
Shares
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Plataforma da estação Santa Marina da Linha 6-Laranja

O futuro próximo, agora: veja como ficará a Linha 6-Laranja do metrô

Next Post
Área onde ficará a nova estação Água Branca, com sete serviços de trens (iTechdrones)

Nova estação Água Branca só receberá Linha 3-Vermelha por último. Veja fases de ampliação

Related Posts