As obras da Linha 6-Laranja de metrô estão avançando em ritmo consistente. Em um dos pontos mais importantes da obra, o Pátio Morro Grande, está sendo iniciada a montagem do sistema de energia.
Uma imagem divulgada nas redes sociais mostra as primeiras estruturas que deverão fazer a sustentação da rede aérea no Pátio Morro Grande.
Os postes treliçados são estruturas típicas do sistema de sustentação dos cabos de energia que irão alimentar os trens. As características técnicas do sistema de alimentação é a tensão de 1500 Volts em corrente contínua.
Outras duas linhas em São Paulo utilizam um sistema semelhante, a Linha 4-Amarela no trecho de Luz até Vila Sônia e a Linha 5-Lilás no trecho entre Capão Redondo e Chácara Klabin.
A montagem dos postes ocorreu após a Acciona ter finalizado a implantação da via permanente do pátio, ou seja, a instalação de todos os trilhos e aparelhos de mudança de via, numa extensão total de 8,3 km.
O trabalho com o sistema de energia de tração está no início. Uma série de atividades ainda precisa ser realizada no pátio para permitir o recebimento dos primeiros trens com segurança e funcionalidade.
Atualmente o Pátio Morro Grande está com avanço percentual de 63,4% de obras concluídas.
Esta é uma das melhores notícias que recebo da nossa Linha 6-Laranja! Parabéns aos que escolheram a catenária ao invés do terceiro trilho. Em caso de uma emergência pequena, não há a necessidade de desernergizar a linha toda e os passageiros se precisarem andar pelos túneis não correm o risco de serem eleteocutados como ocorre no outro tipo de alimentação.
Cada vez mais animado pelo nossa linha de metrô da Freguesia do Ó!
É impressionante o avanço dessa obra, parece que estamos em outro país, parabéns à Acciona.
Isso foi um legado positivo da gestão Doria/García a população de São Paulo, SP.
Independente se cometeu erros, no caso da linha 18 bronze, a gestão em si possui virtudes importantes na área de mobilidade sobre trilhos foi impecável e o melhor presente possível que o Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu.
Por anos foram divulgadas imagens de design gráfico/conceitual do Pátio Morro Grande e nelas tem vários túneis de trem na pedra bruta ao redor dos trilhos.
Porém em 3 anos e meio de obras continua tendo apenas um único túnel na pedra. Mudaram o projeto ou está atrasado a abertura dos outros buracos?