Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja ganha forma com avanço das obras

Área de manutenção dos trens e futuro centro de controle operacional deve receber primeiras composições em 2025
Bloco A de manutenção da Linha 6-Laranja
Bloco A de manutenção da Linha 6-Laranja

Em menos de dois anos, os trens da Linha 6-Laranja começarão a circular por um trecho inicial com oito estações.

Se a previsão do governo e da concessionária Linha Uni não falhar, em outubro de 2026, moradores da região da Brasilândia e Freguesia do Ó, por exemplo, poderão chegar à rede sobre trilhos fazendo uma baldeação na estação Água Branca.

Para atingir essa meta, a parceira privada no projeto tem acelerado as obras e já tinha sete das oito estações com trabalhos acima de 50% de realização.

Veja também: Trem da Linha 6-Laranja aparece pela primeira vez

O Pátio Morro Grande, por sua vez, é um dos canteiros mais adiantados, com 67% de execução, até mais que a estação Santa Marina.

Duas imagens recentemente divulgadas em redes sociais são o testemunho desse avanço.

Pátio de estacionamento de trens em Morro Grande
Pátio de estacionamento de trens em Morro Grande

A primeira delas mostra o Bloco A, maior edificação do conjunto, onde serão feitos os principais trabalhos de manutenção dos 22 trens fornecidos pela Alstom.

Já se nota o acabamento nos escritórios localizados na lateral do enorme galpão. O CCO, onde a operação será monitorada, aparece ainda em construção no canto esquerdo.

Trens chegando em 2025

A segunda foto mostra a área de estacionamento das composições, que recebeu as vias meses atrás. O que se nota de diferente são as plataformas de serviço sendo montadas ao longo dos trilhos.

Ali perto também estará a máquina de lavar trens além de outros serviços associados com essas atividades.

Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Embora a Linha Uni não divulgue um prazo claro para que o pátio fique pronto, é de se imaginar que isso possa ocorrer já em 2025.

Um dos motivos é que os trens fabricados pela Alstom deverão começar a ser enviados para a concessionária no início do ano que vem e ao menos alguma estrutura é necessária para isso.

Pelo que se vê, a tarefa parece possível.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Do jeito que as obras avançam rápido, não duvidaria da possibilidade de inaugurar até antes este trecho inicial… pena que as eleições influenciam essa data de entrega

Comments are closed.

Previous Post
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)

Linha 16-Violeta passa a frente da Linha 20-Rosa e pode ser leiloada em 2025

Next Post
Linha 7-Rubi deverá ser recapacitada (Jean Carlos)

CPTM muda plataformas de embarque e desembarque neste domingo, 24

Related Posts