Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja ganha forma com avanço das obras

Área de manutenção dos trens e futuro centro de controle operacional deve receber primeiras composições em 2025
Bloco A de manutenção da Linha 6-Laranja
Bloco A de manutenção da Linha 6-Laranja

Em menos de dois anos, os trens da Linha 6-Laranja começarão a circular por um trecho inicial com oito estações.

Se a previsão do governo e da concessionária Linha Uni não falhar, em outubro de 2026, moradores da região da Brasilândia e Freguesia do Ó, por exemplo, poderão chegar à rede sobre trilhos fazendo uma baldeação na estação Água Branca.

Para atingir essa meta, a parceira privada no projeto tem acelerado as obras e já tinha sete das oito estações com trabalhos acima de 50% de realização.

Veja também: Trem da Linha 6-Laranja aparece pela primeira vez

O Pátio Morro Grande, por sua vez, é um dos canteiros mais adiantados, com 67% de execução, até mais que a estação Santa Marina.

Duas imagens recentemente divulgadas em redes sociais são o testemunho desse avanço.

Pátio de estacionamento de trens em Morro Grande
Pátio de estacionamento de trens em Morro Grande

A primeira delas mostra o Bloco A, maior edificação do conjunto, onde serão feitos os principais trabalhos de manutenção dos 22 trens fornecidos pela Alstom.

Já se nota o acabamento nos escritórios localizados na lateral do enorme galpão. O CCO, onde a operação será monitorada, aparece ainda em construção no canto esquerdo.

Trens chegando em 2025

A segunda foto mostra a área de estacionamento das composições, que recebeu as vias meses atrás. O que se nota de diferente são as plataformas de serviço sendo montadas ao longo dos trilhos.

Ali perto também estará a máquina de lavar trens além de outros serviços associados com essas atividades.

Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Embora a Linha Uni não divulgue um prazo claro para que o pátio fique pronto, é de se imaginar que isso possa ocorrer já em 2025.

Um dos motivos é que os trens fabricados pela Alstom deverão começar a ser enviados para a concessionária no início do ano que vem e ao menos alguma estrutura é necessária para isso.

Pelo que se vê, a tarefa parece possível.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Linha 16-Violeta deverá ser priorizada (Jean Carlos)

Linha 16-Violeta passa a frente da Linha 20-Rosa e pode ser leiloada em 2025

Related Posts