Em menos de dois anos, os trens da Linha 6-Laranja começarão a circular por um trecho inicial com oito estações.
Se a previsão do governo e da concessionária Linha Uni não falhar, em outubro de 2026, moradores da região da Brasilândia e Freguesia do Ó, por exemplo, poderão chegar à rede sobre trilhos fazendo uma baldeação na estação Água Branca.
Para atingir essa meta, a parceira privada no projeto tem acelerado as obras e já tinha sete das oito estações com trabalhos acima de 50% de realização.
Veja também: Trem da Linha 6-Laranja aparece pela primeira vez
O Pátio Morro Grande, por sua vez, é um dos canteiros mais adiantados, com 67% de execução, até mais que a estação Santa Marina.
Duas imagens recentemente divulgadas em redes sociais são o testemunho desse avanço.
A primeira delas mostra o Bloco A, maior edificação do conjunto, onde serão feitos os principais trabalhos de manutenção dos 22 trens fornecidos pela Alstom.
Já se nota o acabamento nos escritórios localizados na lateral do enorme galpão. O CCO, onde a operação será monitorada, aparece ainda em construção no canto esquerdo.
Trens chegando em 2025
A segunda foto mostra a área de estacionamento das composições, que recebeu as vias meses atrás. O que se nota de diferente são as plataformas de serviço sendo montadas ao longo dos trilhos.
Ali perto também estará a máquina de lavar trens além de outros serviços associados com essas atividades.
Embora a Linha Uni não divulgue um prazo claro para que o pátio fique pronto, é de se imaginar que isso possa ocorrer já em 2025.
Um dos motivos é que os trens fabricados pela Alstom deverão começar a ser enviados para a concessionária no início do ano que vem e ao menos alguma estrutura é necessária para isso.
Pelo que se vê, a tarefa parece possível.