As obras da Linha 6-Laranja de metrô, sob responsabilidade da construtora Acciona, têm mantido ritmo constante e satisfatório de trabalhos. O pátio Morro Grande, área onde serão implantados setores de manutenção e estacionamento de trens além do CCO, apresentou grande evolução nos últimos meses.
Em mais um vídeo produzido pelo canal iTechdrones é possível observar avanços significativos na oficina de manutenção. Muros estão sendo implantados enquanto os primeiros trilhos já chegaram ao pátio.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Um destaque bastante interessante é a construção de uma usina de concreto no canteiro de obras. Utilizando as rochas da obra é possível realizar a fabricação de concreto que será utilizado dentro da própria obra, o que reduz os custos logísticos.
O chamado Bloco A, oficina onde serão realizados os serviços de manutenção em trens, está com a cobertura praticamente completa. A estrutura estará apta para receber composições que necessitem de atuações preventivas ou corretivas.
Ao lado está sendo construída uma segunda edificação que poderá ter função administrativa dada as suas dimensões reduzidas. Em projetos de novas linhas os centros de controle geralmente são conjugados ao pátio.
Ao redor do pátio Morro Grande estão sendo erguidos grandes muros para realizar a separação dos terrenos ao redor, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas. Os muros são relativamente altos como se pode ver através das imagens de drone.
Os primeiros trilhos também já chegaram e estão alocados em uma área separada no pátio. Assim que os trabalhos em solo forem concluídos, será possível realizar a implantação das vias de estacionamento e também daquelas que estarão nos espaços de manutenção.
Não visível do alto, o túnel que fará a ligação do pátio com o trecho operacional também está avançando bem, como mostram imagens compartilhadas por funcionários. A Acciona está fazendo uma escavação “manual” até a futura estação Brasilândia, onde o tatuzão norte encerrará sua operação.