A ViaMobilidade recebeu neste sábado (25) o sétimo trem da Série 8900, frota de 36 composições fabricadas pela empresa francesa Alstom em Taubaté (SP).
O novo trem foi entregue, como de praxe, no pátio de Presidente Altino, em Osasco, após ser transportado por carretas.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
E pela primeira vez a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda conseguiu cumprir o cronograma contratual ao receber em um único mês duas novas composições.
A Alstom, fabricante dos trens da Série 8900, está enfrentando problemas graves na cadeia de suprimentos que têm afetado o fornecimento de componentes em nível global.
Devolução dos trens para a CPTM atrasada
Além disso, nos últimos dias o quarto trem da Série 8900 passou a operar na Linha 9-Esmeralda. Apesar deste fato, não se sabe ainda quando os trens que pertencem à CPTM poderão ser devolvidos.
A ViaMobilidade decidiu retê-los enquanto espera que os novos trens ganhem quilometragem e confiabilidade. No entanto, isso implicaria em multas já que pelo contrato de concessão, a concessionária terá que revisá-los antes de remetê-los à CPTM.
Segundo o cronograma, a ViaMobilidade deveria devolver os trens a partir do 23º mês de vigência do contrato, ou seja, desde maio deste ano. Em outra palavras, a CPTM deveria ter recebido de volta 19 dos 34 trens emprestados até novembro.
As primeiras composições a serem remetidas para a CPTM são sete unidades da Série 8500, seguidas de oito trens da Série 7500. Por fim, restariam 19 trens da Série 7000 com a menor quilometragem percorrida. No caso das séries 7000 e 7500, é obrigatório que eles passem pela Revisão F antes de serem devolvidos.
Já está claro que a VM não irá devolver a frota da CPTM, se depender do governo do estado a L12 nunca vai retomar a frota dos trens serie 7000.
Mas o primeiro trem recebido em novembro era o que deveria ter sido entregue em outubro. De qualquer forma ela nem vai conseguir bater a nova meta dos 11 trens em 2023, já que o ano está acabando.
Não entendi uma coisa: esse cronograma de entrega é o inicial que foi elaborado antes das primeiras entregas, ou é um cronograma atualizado considerando o mês da primeira entrega com uma estimativa atualizada dos prazos finais?
É o cronograma original das entregas.
Esse é o cronograma antigo, antes da ViaMobilidade, Alstom e governo do estado renegociarem as entregas.
O cronograma atual prevê a entrega de 11 trens em 2023 e 25 trens em 2024.
Entendi. Obrigado, amigos!
o Jean o a06 ,a07 já estavam a 2 semanas em altino
os valores das multas são irrelevantes. por isso a viamobilidade não se importa em descumprir, se é que vai pagar.
Tem um equívoco aqui.
A Via Mobilidade é cliente da Alstom na entrega dos trens. Portanto, não tem que cumprir cronograma de entrega , quem tem que cumprir é quem entrega os trens, no caso, a Alstom.