Pela primeira vez, ViaMobilidade conseguiu cumprir meta de recebimento de trens

Sétima composição da Série 8900 foi recebida no Pátio de Presidente Altino no sábado. Quarto trem do modelo produzido pela Alstom começou a prestar serviço comercial nos últimos dias
Sétimo trem da Série 8900 (Divulgação)
Sétimo trem da Série 8900 (Divulgação)

A ViaMobilidade recebeu neste sábado (25) o sétimo trem da Série 8900, frota de 36 composições fabricadas pela empresa francesa Alstom em Taubaté (SP).

O novo trem foi entregue, como de praxe, no pátio de Presidente Altino, em Osasco, após ser transportado por carretas.

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E pela primeira vez a concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda conseguiu cumprir o cronograma contratual ao receber em um único mês duas novas composições.

A Alstom, fabricante dos trens da Série 8900, está enfrentando problemas graves na cadeia de suprimentos que têm afetado o fornecimento de componentes em nível global.

Cronograma de entrega de trens (STM)
Cronograma de entrega de trens da Série 8900 (STM)

Devolução dos trens para a CPTM atrasada

Além disso, nos últimos dias o quarto trem da Série 8900 passou a operar na Linha 9-Esmeralda. Apesar deste fato, não se sabe ainda quando os trens que pertencem à CPTM poderão ser devolvidos.

A ViaMobilidade decidiu retê-los enquanto espera que os novos trens ganhem quilometragem e confiabilidade. No entanto, isso implicaria em multas já que pelo contrato de concessão, a concessionária terá que revisá-los antes de remetê-los à CPTM.

Trem da Série 8500 chegando na estação Barra Funda (Jean Carlos)
Trens da Série 8500 emprestados para a ViaMobilidade já deveriam ter sido devolvidos (Jean Carlos)

Segundo o cronograma, a ViaMobilidade deveria devolver os trens a partir do 23º mês de vigência do contrato, ou seja, desde maio deste ano. Em outra palavras, a CPTM deveria ter recebido de volta 19 dos 34 trens emprestados até novembro.

As primeiras composições a serem remetidas para a CPTM são sete unidades da Série 8500, seguidas de oito trens da Série 7500. Por fim, restariam 19 trens da Série 7000 com a menor quilometragem percorrida. No caso das séries 7000 e 7500, é obrigatório que eles passem pela Revisão F antes de serem devolvidos.

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  1. Já está claro que a VM não irá devolver a frota da CPTM, se depender do governo do estado a L12 nunca vai retomar a frota dos trens serie 7000.

  2. Mas o primeiro trem recebido em novembro era o que deveria ter sido entregue em outubro. De qualquer forma ela nem vai conseguir bater a nova meta dos 11 trens em 2023, já que o ano está acabando.

  3. Não entendi uma coisa: esse cronograma de entrega é o inicial que foi elaborado antes das primeiras entregas, ou é um cronograma atualizado considerando o mês da primeira entrega com uma estimativa atualizada dos prazos finais?

      1. Esse é o cronograma antigo, antes da ViaMobilidade, Alstom e governo do estado renegociarem as entregas.
        O cronograma atual prevê a entrega de 11 trens em 2023 e 25 trens em 2024.

  4. os valores das multas são irrelevantes. por isso a viamobilidade não se importa em descumprir, se é que vai pagar.

  5. Tem um equívoco aqui.
    A Via Mobilidade é cliente da Alstom na entrega dos trens. Portanto, não tem que cumprir cronograma de entrega , quem tem que cumprir é quem entrega os trens, no caso, a Alstom.

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