O projeto do People Mover que fará a ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a Linha 13-Jade da CPTM deverá fazer parte de um pacote de anúncios do governo federal neste mês, segundo o jornal o Valor Econômico.
Conforme apurou a publicação, o Ministério da Infraestrutura prepara o “Setembro Ferroviário”, conjunto de medidas para expandir a malha sobre trilhos no Brasil. O People Mover faria parte do 3º grupo de projetos, porém, o jornal não detalhou o que de fato será anunciado.
Na ocasião, será celebrada a assinatura do aditivo contratual com a GRU Airport, concessionária que ficará responsável pela construção e operação do modal, mediante um desconto na outorga paga à União.
É justamente esse o ponto da discórdia entre as partes já que a GRU preferia que o governo federal arcasse com um valor maior referente à proposta do consórcio GRU Connecta, liderado pela empresa austríaca Doppelmayr.
Em junho, no entanto, a ANAC (agência de aviação civil) decidiu simplificar o aditivo, instituindo um teto de gastos para o projeto, independentemente da escolha do fornecedor. O valor, que no contrato é citado como de R$ 376 milhões para a construção e R$ 1,243 milhão mensais para operação, é mais alto do que o citado pelo ministro Tarcísio Freitas, que estimou o projeto em apenas R$ 145 milhões.
Esse teto é baseado na proposta do consórcio brasileiro AeroGRU, liderado pela Aeromovel, do Rio Grande do Sul. Desde então, o processo de aprovação do aditivo junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) não teve grande avanço. Em agosto foram enviados documentos para o relator Vital do Rêgo, porém, ainda não foi divulgada qualquer data para análise e julgamento do caso.
Com 2,6 km de extensão e quatro estações, o People Mover promete reduzir o tempo de viagem entre os terminais e o ramal de trem metropolitano além de facilitar o acesso com bagagens já que o embarque será em nível.
A obra é estimada em 24 meses pelo governo federal, que espera iniciar sua construção em janeiro de 2022, com conclusão em dezembro de 2023. Em visita ao município de Guarulhos, o secretário dos Transportes Metropolitanos do governo Doria, Alexandre Baldy, afirmou que se o projeto fosse tocado pelo Metrô levaria metade do tempo.
A gestão Doria, que anunciou a solução no início de 2019, com promessa de entrega em 2021, atua apenas como consultora do projeto, sem poder decisório.
A Gestão Dória é incapaz de concluir qualquer obra deixada pelo seu antecessor do próprio partido e agora sai com uma pérola dessas!