O People Mover de Guarulhos, sistema de transporte automático sobre trilho que ligará o aeroporto paulista à Linha 13-Jade da CPTM, entrou em um fase menos chamativa, mas tão importante quanto a obra bruta.
O Consórcio AeroGRU, responsável por sua implantação, tem atuado em trabalhos de acabamento das quatro estações além de instalação de sistemas que farão a tecnologia Aeromovel operar.
Mesmo assim havia trechos de obra bruta a serem concluídos em áreas de manobra onde estão galpão de manutenção, próximo à estação ao lado da CPTM, e também no by-pass, um trecho duplicado de vias que será usado pelos trens circularem em ambas as direções.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo registros informais, essas estruturas foram finalizadas nos últimos dias, como mostram imagens. Há ainda a instalação de duto metálicos onde as vigas são mais simples, sem os túneis onde o ar comprimido que movimenta os trens circulará.
Estação do Terminal 2
Por outro lado, há bastante pendências na estação do Terminal 2, o mais movimentado do Aeroporto de Guarulhos. Lá, o People Mover fará sua parada na altura do mezanino do terminal e por isso a implantação é mais complexa.
O consórcio descarregou várias estruturas metálicas que farão parte da estação e que já começaram a ser instaladas.
Até aqui, um dos três veículos Aeromovel foi entregue e estava estacionado ao lado da estação do Terminal 1. A expectativa é que os demais sejam entregues nas próximas semanas.
Pelo andar dos trabalhos, é possível que o People Mover comece uma operação assistida no segundo semestre em um trecho menor e, progressivamente, passe a atender todos os terminais.
Será um grande trabalho levar o People Mover até o possível futuro Terminal 4, pois o mesmo termina junto ao prédio garagem.
Mas felizmente nem existem planos pro Terminal 4 sair do papel, então que essa dor de cabeça fique pro futuro.
Não sei o quão próximo a via termina do edifício garagem, mas o raio mínimo de curva do aeromóvel permite que ele faça curvas realmente fechadas, então, se houver um espaço de 25 metros após o fim, já é possível direcionar ele para o futuro terminal, e se não houver, basta trocar a última viga por uma que aponte ao novo terminal.
O bom da posição da plataforma do People Mover na estação da CPTM “Aeroporto Guarulhos” é que se um dia a Linha 19 – Celeste chegar na estação seguinte, “Guarulhos-CECAP”, o People Mover poderá ser estendido até lá, evitando ter que usar a Linha 13 – Jade como baldeação para chegar no Metrô.
Ainda mais se for haver a transferência paga por serem estações de periferia.
Essa obra é mérito do ex-governador João Doria Jr.
Caso não houve sabotagem do Jair Bolsonaro (PL), isso era para ter sido entregue no ano retrasado.
O que o Dória fez com o ABC ao trocar a linha 18 por um BRT da Metra foi uma sacanagem ainda maior que qualquer coisa que o Bonoro fez com o Dória.