Embora a gestão estadual seja apenas um observador na implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos (a cargo do governo federal), o governador Tarcísio de Freitas divulgou nesta quinta-feira, 24, uma previsão para inaguração do sistema de transporte, o mês de agosto.
A informação surgiu em meio à coletiva do governo do estado a respeito de quatro novos projetos de mobilidade urbana sobre trilhos. Tarcísio comentou que o Aeromovel deverá iniciar serviço dentro de três meses enquanto explicava o projeto do VLT que atenderá outro aeroporto, o de Viracopos, em Campinas.
O sistema de transporte automático entre os terminais do Aeroporto de Guarulhos e a Linha 13-Jade da CPTM é gerido pela concessionária GRU Airport por meio de um acordo com o governo federal, que financia a obra.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Para implantar o People Mover foi contratado o Consórcio AeroGRU, liderado pela Aerom, empresa que fornece a tecnologia inédita de propulsão pneumática.
A entrega do Aeromovel era prevista para este semestre, porém, a obra sofreu pequenos atrasos. Enquanto as vias e instalações estão praticamente finalizadas, o consórcio tem focado em concluir a estação no Terminal 2, a mais complexa das quatro paradas.
Também estão sendo realizados os primeiros testes dinâmicos com um dos três veículos que serão usados na operação. O Aeromovel tem se deslocado em um trecho entre os terminais 1 e 2 de Guarulhos (veja vídeo abaixo).
O CEO da Aerom, Marcus Coester, afirmou recentemente que o People Mover de Guarulhos deverá ser entregue em fases, durante um período de operação assistida.
Mais uma promessa entre tantos outros….
ouço falar nesse pseudo trem (que mudou de nome várias vezes) desde a decada de 90 . . .
Primeiro que esse projeto é recente, e não de tantas décadas como o senhor diz
Segundo, que diferente do que você diz, não é uma promessa como todas as outras, a entrega será feita o mais breve possível, principalmente porque, como diz na matéria, o que mais causa um certo atraso é o terminal 2, mas que em breve será entregue, então, antes de tentar lacrar, vé pelllo menos se voce está falando o que condiz com a realidade, senão, não tenta
Primeiro que essa sua informação é errada, a linha 13-jade foi idealizada em meado dos anos 2000, e nem se falava da linha chegar no Aeroporto (na realidade, a que chegaria seria o antigo projeto linha 14-Onix, que foi abandonado) então sua informação está errada
Segundo que diferente de outras promessas, essa está mais próxima de sua conclusão, isso porque, como diz na matéria, a única parte que falta, é concluir a estação do Terminal 2, tendo em vista que tecnicamente, a obra já está 85% concluída.
Tentou lacrar e lacrou errado….
Saiu do papel. Agora sim é realidade!
Que funcione bem, e resolva de uma vez por todas o absurdo “fosso” que existia entre o Aeroporto e a Linha Jade.