A Aerom, empresa que faz parte do consórcio AeroGRU, responsável por implantar o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, anunciou ter concluído a montagem das 119 vigas que compõem a maior parte das vias de 2,7 km de extensão..
Em post em suas redes sociais, a Aerom ressaltou que o trabalho de içamento das peças pré-moldadas levou pouco mais de 10 meses, desde a primeira instalação, em 17 de fevereiro do ano passado.
“Agora, a via elevada segue com a instalação dos guarda-corpos e demais equipamentos, em seus 2,7 km de extensão”, acrescentou a empresa criadora do Aeromovel, veículo que será usado na ligação do aeroporto e a Linha 13-Jade da CPTM.
Segundo registros em redes sociais, a última viga foi instalada no trecho entre os terminais 2 e 3 de Guarulhos. No entanto, ainda estavam pendentes vigas no estacionamento dos trens e também no bypass, segmento com duas vias que servirá para que as composições se cruzem em ambos os sentidos.
A AeroGRU também estava concretando in loco as vigas que conectam o trecho singelo ao duplo. Como mostra a imagem acima, feita em 5 de janeiro, ainda havia trabalho a ser feito.
Outro foco das atividades é a instalação dos guarda-corpos, estruturas metálicas que protegem os usuários em caso de alguma pane.
Inauguração no primeiro semestre
O People Mover de Guarulhos, prometido originalmente para 2013, deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2024. Os três veículos já tiveram os carros fabricados pela Marcopolo e passariam pela instalação de equipamentos necessários para seu funcionamento.
O consórcio ainda deverá finalizar as quatro estações previstas, áreas de manobra, manutenção e instalação de sistemas e equipamentos para operação.
O Aeromovel consiste em trens que se movem por meio de pressão pneumática aplicada a um túnel abaixo da via e que move uma espécie de “vela” em cada veículo. O conceito está em operação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e também chegou a ser implantado em Jacarta, na Indonésia, porém, seu estado é desconhecido.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A meta é que o People Mover substituia os ônibus operados pela GRU Airport para levar passageiros, funcionários e visitantes entre os três terminais do aeroporto e a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM.
Em vez de 15 minutos de espera e uma viagem demorada e imprevisível dos ônibus, o Aeromovel promete percorrer os 2,7 km em apenas 6 minutos, com partidas também a cada 6 minutos.
Essa obra é mérito do ex-governador João Dória Jr. por ter articulado com os responsáveis pela concessionária do aeroporto, senão fosse pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesse caso em específico gerou um atraso superior a 2 anos por questões pessoais e eleitorais, ao invés de ter pensado um pouco mais na população e era para ter sido entregue em 2022.