People Mover do Aeroporto de Guarulhos tem última viga instalada

Consórcio AeroGRU, no entanto, ainda concretava trechos in loco na área do ‘bypass’ dias atrás. Empresa também segue instalando guarda-corpos nos 2,7 km de vias
Última viga lançada do People Mover de Guarulhos (Aerom)

A Aerom, empresa que faz parte do consórcio AeroGRU, responsável por implantar o People Mover do Aeroporto de Guarulhos, anunciou ter concluído a montagem das 119 vigas que compõem a maior parte das vias de 2,7 km de extensão..

Em post em suas redes sociais, a Aerom ressaltou que o trabalho de içamento das peças pré-moldadas levou pouco mais de 10 meses, desde a primeira instalação, em 17 de fevereiro do ano passado.

“Agora, a via elevada segue com a instalação dos guarda-corpos e demais equipamentos, em seus 2,7 km de extensão”, acrescentou a empresa criadora do Aeromovel, veículo que será usado na ligação do aeroporto e a Linha 13-Jade da CPTM.

Segundo registros em redes sociais, a última viga foi instalada no trecho entre os terminais 2 e 3 de Guarulhos. No entanto, ainda estavam pendentes vigas no estacionamento dos trens e também no bypass, segmento com duas vias que servirá para que as composições se cruzem em ambos os sentidos.

Trecho do bypass, que ainda estava sendo concretado in loco nesta semana (Rebu)

A AeroGRU também estava concretando in loco as vigas que conectam o trecho singelo ao duplo. Como mostra a imagem acima, feita em 5 de janeiro, ainda havia trabalho a ser feito.

Outro foco das atividades é a instalação dos guarda-corpos, estruturas metálicas que protegem os usuários em caso de alguma pane.

Inauguração no primeiro semestre

O People Mover de Guarulhos, prometido originalmente para 2013, deverá ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2024. Os três veículos já tiveram os carros fabricados pela Marcopolo e passariam pela instalação de equipamentos necessários para seu funcionamento.

O consórcio ainda deverá finalizar as quatro estações previstas, áreas de manobra, manutenção e instalação de sistemas e equipamentos para operação.

Guarda corpos do People Mover de Guarulhos (Aerom)

O Aeromovel consiste em trens que se movem por meio de pressão pneumática aplicada a um túnel abaixo da via e que move uma espécie de “vela” em cada veículo. O conceito está em operação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e também chegou a ser implantado em Jacarta, na Indonésia, porém, seu estado é desconhecido.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A meta é que o People Mover substituia os ônibus operados pela GRU Airport para levar passageiros, funcionários e visitantes entre os três terminais do aeroporto e a estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM.

Em vez de 15 minutos de espera e uma viagem demorada e imprevisível dos ônibus, o Aeromovel promete percorrer os 2,7 km em apenas 6 minutos, com partidas também a cada 6 minutos.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Essa obra é mérito do ex-governador João Dória Jr. por ter articulado com os responsáveis pela concessionária do aeroporto, senão fosse pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesse caso em específico gerou um atraso superior a 2 anos por questões pessoais e eleitorais, ao invés de ter pensado um pouco mais na população e era para ter sido entregue em 2022.

Comments are closed.

Previous Post

Linha 8-Diamante terá atendimento via PAESE na noite deste sábado (06)

Next Post

Linha 3-Vermelha terá velocidade reduzida neste domingo, 7, até às 14h

Related Posts