A Linha 6-Laranja tem uma nova estação “líder” em avanço das obras, Perdizes, que chegou a 75,82% dos trabalhos concluídos, segundo a Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal de metrô.
Com isso, a parada localizada na Avenida Sumaré superou a estação Santa Marina, até então a mais adiantada das 15 previstas – ela chegou 71,48% de execução, sendo a segunda mais próxima da conclusão.
Entre todos os canteiros da Linha 6, o poço SE Aquinos segue o mais perto de ser finalizado, com 81,3% de avanço, mas nos últimos 12 meses ele tem tido pouca atividade, possivelmente em decorrência da espera na conclusão dos trabalhos do tatuzão.
Outro canteiro que evoluiu bastante é o Pátio Morro Grande, que pulou de 61,82% para 74,76% de evolução entre dezembro de 2023 e este mês. O local receberá em breve os primeiros trens fabricados pela Alstom.
Entre as estações, o maior avanço percentual em um ano foi de Higienópolis-Mackenzie, com 21% das atividades executadas no período, seguida de Bela Vista, com 18,86%. Ambas fazem parte da segunda etapa de inaugurações, em 2027.
A estação 14 Bis-Saracura, de forma surpreendente, não foi a obra que menos avançou nos últimos 12 meses. Com 7% de evolução, ela chegou a 14,18% do cronograma, bem aquém do necessário, mas um progresso significativo.
A mais lenta no último ano foi a estação PUC-Cardoso de Almeida, com 5,73%, seguida de SESC-Pompeia, com 6,78%.
Considerando apenas as estações da primeira fase de inauguração, em outubro de 2026, a estação Maristela é a mais preocupante, com apenas 35,84% de avanço.
Ela recebeu o Tatuzão Norte recentemente e tem sido um desafio para a construtora Acciona em virtude de algumas dificuldades geológicas.
Em 2025 é esperado um grande avanço geral nos canteiros, assim que as duas tuneladoras encerrarem suas escavações em meados do ano.
e como anda a integração das linhas 7 e 8 na água branca ?
Nunca andou