Perdizes passa Santa Marina e é a estação mais adiantada da Linha 6-Laranja

Obras da estação passaram de 75% de execução, um salto de quase 18% em um ano. Ambas têm previsão de inauguração em outubro de 2026
Estação Perdizes em julho de 2024 (Linha Uni)
Estação Perdizes em julho de 2024 (Linha Uni)

A Linha 6-Laranja tem uma nova estação “líder” em avanço das obras, Perdizes, que chegou a 75,82% dos trabalhos concluídos, segundo a Linha Uni, concessionária responsável pelo ramal de metrô.

Com isso, a parada localizada na Avenida Sumaré superou a estação Santa Marina, até então a mais adiantada das 15 previstas – ela chegou 71,48% de execução, sendo a segunda mais próxima da conclusão.

Entre todos os canteiros da Linha 6, o poço SE Aquinos segue o mais perto de ser finalizado, com 81,3% de avanço, mas nos últimos 12 meses ele tem tido pouca atividade, possivelmente em decorrência da espera na conclusão dos trabalhos do tatuzão.

Outro canteiro que evoluiu bastante é o Pátio Morro Grande, que pulou de 61,82% para 74,76% de evolução entre dezembro de 2023 e este mês. O local receberá em breve os primeiros trens fabricados pela Alstom.

O avanço das estações da Linha 6-Laranja
O avanço das estações da Linha 6-Laranja

Entre as estações, o maior avanço percentual em um ano foi de Higienópolis-Mackenzie, com 21% das atividades executadas no período, seguida de Bela Vista, com 18,86%. Ambas fazem parte da segunda etapa de inaugurações, em 2027.

A estação 14 Bis-Saracura, de forma surpreendente, não foi a obra que menos avançou nos últimos 12 meses. Com 7% de evolução, ela chegou a 14,18% do cronograma, bem aquém do necessário, mas um progresso significativo.

A mais lenta no último ano foi a estação PUC-Cardoso de Almeida, com 5,73%, seguida de SESC-Pompeia, com 6,78%.

Interior da estação Perdizes em maio de 2024 (Linha Uni)
Interior da estação Perdizes em maio de 2024 (Linha Uni)

Considerando apenas as estações da primeira fase de inauguração, em outubro de 2026, a estação Maristela é a mais preocupante, com apenas 35,84% de avanço.

Ela recebeu o Tatuzão Norte recentemente e tem sido um desafio para a construtora Acciona em virtude de algumas dificuldades geológicas.

Em 2025 é esperado um grande avanço geral nos canteiros, assim que as duas tuneladoras encerrarem suas escavações em meados do ano.

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