Pintar trilhos? ViaMobilidade adota técnica especial para minimizar falhas e restrições de velocidade

Apesar de bastante inusitada, técnica aplicada pela ViaMobilidade com recursos próprios deverá evitar problemas como flambagens, minimizando interrupções e lentidão por restrições nas vias. Entenda como funciona
Pintura dos trilhos reduz a temperatura da via (Jean Carlos)
Pintura dos trilhos reduz a temperatura da via (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está utilizando uma técnica curiosa para a manutenção de suas vias. A pintura de trilhos com tinta branca é uma das soluções encontradas para a resolução dos problemas de flambagem.

A ação pode parecer irracional aos olhos leigos. Mostraremos de forma detalhada como de fato essa pintura pode gerar bons resultados.

Pintura de via utilizando um veiculo rodoferroviário (Jean Carlos)
Pintura de via utilizando um veiculo rodoferroviário (Jean Carlos)

Do que é feito o trilho

O primeiro passo é entender do que é feito um trilho. As barras metálicas não são simplesmente lingotes de ferro qualquer. Elas são formadas por aço carbono.

O aço carbono dos trilhos padrão SS (Standard Strength / Resistência Padrão) é composto por ferro e a adição de materiais como manganês, carbono e silício. A soma desses elementos confere maior resistência.

Composição química do trilho (CPTM)
Composição química do trilho (CPTM)

Mais do que isso, a composição do aço dos trilhos ameniza o efeito de dilatação térmica. Vamos explicar o que é este efeito.

Dilatação térmica

A dilatação térmica é um efeito físico que ocorre quando os materiais passam por uma mudança de temperatura. Quanto maior a temperatura, maior será a agitação das moléculas e seu efeito prático será a expansão dos materiais.

Os metais em especial sofrem consideravelmente com os efeitos da dilatação térmica. Em pequenos objetos é praticamente imperceptível, mas quanto maiores as dimensões, mais visível torna-se esse efeito.

Os trilhos ferroviários são o melhor exemplo de elemento que sofre com a dilatação térmica. Por estarem instalados ao longo de dezenas de quilômetros, a variação de temperatura pode aumentar consideravelmente a extensão das barras metálicas.

A dilatação térmica do aço é de 1,1 x 10-5/°C. Para exemplificar, pensemos em uma barra de 1.000 metros de trilhos. Quando a temperatura aumenta em 1°C o trilho tem uma dilatação de 1,1 centímetro.

Coeficiente de dilatação do Aço em relação a outros materiais
Coeficiente de dilatação do Aço em relação a outros materiais

A flambagem

A dilatação de 1,1 centímetro com a variação de 1°C de temperatura parece ser até cômica observando a dimensão da barra de aço como um todo. Mas não se engane. Esse efeito é exponencial, seja com o comprimento total dos trilhos ou com as temperaturas.

O grande problema da expansão acentuada dos trilhos é o aumento da compressão que a dilatação exerce nas barras metálicas. Os trilhos são soldados uns aos outros e unidos por juntas mecânicas em alguns pontos.

Quando as forças lineares no trilho excedem determinado limite ocorre o efeito de flambagem. Para aliviar as forças internas o trilho se deforma, modificando completamente a geometria de via.

Flambagem em via
Flambagem em via

Com a geometria (formato da via) alterado os trens são obrigados a trafegar com velocidade reduzida ou até mesmo não trafegar sob risco de descarrilamento.

Nos períodos de calor a variação térmica nos trilhos pode chegar a até 20°C. Utilizemos como exemplo o trecho entre Lapa e Barra Funda com 3,2 km de extensão.

Se um trilho com 3.200 metros for submetido a uma variação de temperatura superior à 20°C a dilatação térmica fará com que ele se prolongue em 70 centímetros.

Pintura: Uma solução diferenciada

Diante dos efeitos complexos da dilatação a ViaMobilidade optou por uma solução de fácil implantação: A pintura dos trilhos.

Antes de tudo é preciso explicar como esse processo ocorre. A pintura dos trilhos é feita através de um caminhão rodoferroviário adaptado com um compressor e quatro sprays que jateiam a tinta na lateral dos trilhos.

Jateamento de tinta nos trilhos (Jean Carlos)
Jateamento de tinta nos trilhos (Jean Carlos)

 

O mecanismo que permite a pintura foi totalmente elaborado pelas equipes da ViaMobilidade. A concessionária até tentou encontrar empresas que prestassem o serviço, sem sucesso, o que obrigou o desenvolvimento de uma solução interna.

A pintura ocorre com o veículo em movimento. A velocidade de aplicação é de 5km/h e geralmente são utilizadas duas demãos de tinta, uma na ida e outra na volta do veiculo.

São pintados as áreas correspondentes a alma e o patim do trilho. Estas são as partes central e inferior do trilho. O boleto, parte superior, não é pintado para evitar problemas de aderência do veículo durante o processo de pintura.

Jateamento de tinta nos trilhos (Jean Carlos)
Jateamento de tinta nos trilhos (Jean Carlos)

Reflexão da Luz

O efeito físico que proporciona o alívio da temperatura é a reflexão da luz. Em objetos escuros toda a luz é absorvida, aumentando a temperatura e o efeito de expansão térmica.

Quando os trilhos são pintados de branco parte considerável da luz é refletida, minimizando a absorção da energia luminosa e da temperatura dos trilhos.

Em medições realizadas pelas equipes da ViaMobilidade foi constatado que a diferença de temperatura entre trilhos pintados e não pintados pode chegar a até 7°C.

Efeito de absorção da luz
Efeito de absorção da luz

Metas e conclusão

A meta da ViaMobilidade é realizar a pintura de 8 quilômetros de trilhos até fevereiro. A maioria dos trechos está localizado na Linha 8-Diamante, local que possui mais curvas, foco principal das pinturas.

A tinta utilizada é a base de água, ou seja, não possui nenhum efeito nocivo ao meio ambiente, eliminando as preocupações com contaminações.

Tinta utilizada é a base de água e não polui o ambiente (Jean Carlos)
Tinta utilizada é a base de água e não polui o ambiente (Jean Carlos)

Até agora, nenhum local que foi pintado com a nova técnica sofreu qualquer tipo de efeito de flambagem. A diminuição da temperatura é uma das principais soluções para evitar a expansão descontrolada durante o período do verão.

O novo procedimento deverá ainda passar por um veredito final. Será feito um acompanhamento da solução durante todo o verão para atestar a eficácia plena do método.

Caso se mostre realmente eficaz, a técnica de baixo custo operacional deverá minimizar as falhas de via que geralmente causam lentidão e impactam diretamente na viagem dos passageiros.

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6 comments
  1. Achei interessante a solução, porém, imagino que a face superior dos trilhos deve ser a que mais absorve calor. Como a pintura é feita nas faces laterais da alma, não enxergo uma eficiência tão grande.
    Não entendo muito de trilhos, mas imagino que devem ter juntas de dilatação a cada x quilometros. Porque não se aumenta a quantidade de juntas de dilatação?

    1. A face superior não precisa ser pintada já que vai ficar em contato direto com o trilho e pode gerar mais problemas do que diminuir os atuais, não precisa aumentar as juntas, já que a dilatação é irrisória em relação a distância de cada junta e a tinta não está sendo feito em todo o trecho, somente em trechos que podem sofrer com mais com flambagem, que geralmente são as curvas no trecho.

  2. Se não pode pintar a parte superior dos trilhos (os boletos), então, por que não fazem um polimento?
    Isso também refletiria a luz.
    Ultimamente, tenho visto que os trilhos não têm mais aquele acabamento brilhoso por cima deles.
    Eu achava que fosse norma padrão até porque isso também ajuda a reduzir a resistência ao atrito e tornar mais eficiente a movimentação dos trens.

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