A CPTM quer inaugurar nada menos que 17 novas estações nesta década, praticamente o total de uma nova linha de trens. A informação foi incluída nos documentos da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que será leiloada na semana que vem.
O documento faz parte do contrato de concessão de uso de espaços para publicidade nas linhas e trens da CPTM, assinado com a Eletromídia no ano passado e foi pedido por um dos interessados.
A lista inclui estações já em obras como João Dias, Mendes-Vila Natal e Varginha (Linha 9), mas também projetos antigos como a estação Bom Retiro e Pompeia, na Linha 7-Rubi, e Parque da Mooca, na Linha 10-Turquesa. A companhia, no entanto, não detalhou nada além dos nomes previstos e o prazo de abri-las nos próximos 10 anos.
Confira a lista:
Linha 7-Rubi
O ramal que vai até Jundiaí será leiloado junto com o Trem Intercidades até Campinas e Americana ainda em data não especifica. Segundo documentos anteriores da CPTM, a Linha 7 passará a operar até Palmeiras-Barra Funda, porém, a futura estação Bom Retiro ficará próxima da Luz e numa região em tese que não será mais atendida.
Já a futura estação Pompeia será vizinha da Casa das Caldeiras, entre as estações Água Branca e Barra Funda. Terá demanda diária de 48 mil usuários e fará conexão com a Linha 8-Diamante.
Linha 9-Esmeralda
Além das três estações em construção, a CPTM planeja implantar a futura estação Pedreira. Ela ficará ao lado da ponte Jurubatuba, logo após a estação do mesmo nome e antes da estação Autódromo. Embora tenha uma previsão modesta de passageiros (10 mil usuários/dia), a parada fará conexão com o corredor de ônibus na avenida Interlagos.
Linha 10-Turquesa
O ramal do ABC paulista ganhará três novas paradas, Barcelona, em São Caetano, ABC, antiga estação Pirelli, e Parque da Mooca, entre Juventus-Mooca e Ipiranga. Juntas, essas estações devem ampliar consideravelmente a demanda do ramal além de permitir novas conexões, como em Parque da Mooca, onde haverá ligação com a Linha 16-Violeta.
Linha 11-Coral
O ramal mais movimentado da CPTM ganhará uma nova estação, Lajeado, que ficará localizada entre Guaianases e Antônio Gianetti Neto. A demanda estimada é de 21 mil usuários por dia num cenário hipotético de 2025.
Linha 12-Safira
Linha que menos teve queda na demanda durante a pandemia, a 12-Safira deve ganhar três novas estações, Cangaíba, União da Vila Nova e Gabriela Mistral, esta última também chamada de Tiquatira pelo Metrô e onde haverá a conexão com a Linha 2-Verde. Cangaíba, por sua vez, também servirá à Linha 13-Jade, assim como Gabriel Mistral. Já a estação União de Vila Nova é uma antiga promessa da CPTM que não saiu do papel. Ela ficará localizada entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista
Linha 13-Jade
As quatro estações citadas pela CPTM fazem parte da extensão da Linha 13 após o Aeroporto de Guarulhos. Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso levarão o ramal para uma região carente de transporte no entorno do aeroporto. Essa obra deve ainda contar com um pátio de manutenção de trens.
Com informações do site Ferroviando.
E nada da extensão da Linha 12 até Suzano… Era pra 2014!
Isso que tecnicamente é a menos complicada, já que é “apenas” colocar trilhos e eletrificar o trecho entre Calmon Viana e Suzano, pois as estações e plataformas já existem.
A totalidade das estações no trecho entre as estações Ipiranga e Lapa da CPTM estão em muito piores condições de acessibilidade e distribuição que Barra Funda, e são as que possuem a maior capacidade de se eliminar e redistribuir as múltiplas baldeações desnecessárias e desconfortáveis em estações de passagem, mas que hoje estão servindo indevidamente de terminais como a Luz e Brás, do que quaisquer outras linhas, em nome da logística e do conforto dos usuários, e aumentar a verdadeira integração com todas as linhas do Metrô e CPTM sem uma única exceção, além de se preparar para receber o Trem Intercidades.
Na atual situação financeira do estado é importante e imprescindível que se faça a retomada seletiva e rigorosa pelos que possuem chances consistentes e reais de retorno do investimento, e mais benefícios traga a população principalmente no atual cenário econômico, e não de forma simultânea e aleatória como já está acontecendo.
Atualmente é perfeitamente possível e viável se reunificar as atuais linhas 7-Rubi, e 10-Turquesa nos finais de semana e feriados, com a supressão daquele Expresso ABC aos sábados.
*Neste trecho entre as prioridades estão á construção das Estações do Ipiranga, Parque da Mooca, Pari revitalização da Júlio Prestes, criação da Estação Bom Retiro, e inclusive da futura grande Estação integradora Metrô CPTM da Linha 6-Laranja na Água Branca que deveria ser priorizada e antecipada sua construção e a unificação da Lapa, que além das linhas citadas poderá receber Linha 9-Esmeralda e os Trens Intercidades.
*Nota: Estou excluindo a Estação Nova Luz, que ficaria ao lado oposto da Júlio Prestes, que por ser subterrânea teria um custo e prazo no momento impeditivo.
Poderia colocar no edital de concessão a construção dessa nova estação, Pedreira já que seria uma alternativa boa intergrar novos usuários com os diferentes moldais e além criar o novos acesso aos parques da região,
Tá mais fácil o Elon Musk chegar em Marte nos próximos dez anos do que a CPTM construir 17 estações em dez anos.
E tem gente aqui que perde tempo discutindo qual deve ser a prioridade para construir estação…
Na verdade são 18. Faltou a estação terminal da linha 12: Estação Pari.
Acho que dentre as mencionadas, as que tem caráter mais realista são as 3 estações da linha 9 que estão em construção, e a futura estação Tiquatira – Gabriela Mistral, as demais acho que irão demorar muito para saírem do papel.
Uma curiosidade: No local da futura Estação Pompéia existia uma estação chamada Matarazzo que na verdade era uma parada pra atender a antiga fábrica da I. R. F. Matarazzo. Pra saber mais informações acesse: http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/matarazzo.htm