Um dos projetos mais emblemáticos do Metrô, a Linha 16-Violeta teve os estudos repassados pelo governo do estado à construtora Acciona.
A empresa espanhola foi contratada por R$ 42 milhões para aprofundar o levantamento de informações técnicas, financeiras, legais e comerciais do ramal, que no seu formato final deverá ligar a estação Oscar Freire até Hospital Cidade Tiradentes.
A Acciona deve entregas os estudos em maio, quando então a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) irá avaliar os dados e então preparar o lançamento de um edital de concessão.

A despeito da decisão de abandonar o projeto preliminar do Metrô, que previa um percurso diferente do proposto pela construtora, a Linha 16 nunca foi oficialmente retirada do escopo da companhia estadual.
No entanto, um documento divulgada pelo Metrô nos últimos dias confirma que o novo ramal já não está mais em seus planos.
O plano de negócios 2025 da empresa cita os atuais ramais em construção e expansão e também as linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom entre seus objetivos para o ano. Portanto, excluindo a Linha 16-Violeta de suas atribuições.
A informação não chega a surpreender já que a gestão Tarcísio de Freitas tem se mostrado otimista em conceder o ramal antes mesmo que outros projetos mais antigos.

A Acciona propõe implantar a Linha 16-Violeta em um percurso inicial menor, entre Oscar Freire e Abel Ferreira. E colocar a extensão até o extremo leste como opcional.
O interesse pela linha envolve complementar a Linha 6-Laranja, que terá uma ligação com ela na estação Parque da Mooca. Por isso o ramal será deslocado mais ao sul do bairro da Aclimação a fim de evitar uma sobreposição.
Para a Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEMESP), o repasse dos estudos da Linha 16 para uma empresa privada foi considerado um erro. A entidade alega que a companhia tem toda condição técnica para aprofundar os estudos e sem um custo extra para os cofres públicos.
A despeito disso, o Metrô está avançando com os projetos das linhas 20 e 22 e vai gerenciar a construção da Linha 19-Celeste. A operação, no entanto, ainda é uma incógnita.
O trecho mais carente de transporte metroviário da L16 é justamente o trecho entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes (ainda mais que a L15 ainda não foi para lá) e deveria ser o trecho prioritário (ou pelo menos que tenha no contrato a obrigação de construção deste trecho no edital e não seja apenas contingente (dependendo da boa vontade da concessionária, o que não irá acontecer e não irão construir nunca se for assim). Tenho familiares que moram nesse trecho e estava entusiasmado de enfim ter metrô nas proximidades sem ter que perder muito tempo pegando ônibus até a L2, L3 ou L15…mas ai suprimem justamente o trecho mais carente de metrô…É complicado
A construção deveria começar exatamente em Cidade Tiradentes e não o inverso. E a Acciona jamais deveria ter o poder de decidir o traçado da linha. Tarcísio está abrindo mão do planejamento do transporte da cidade e isso é papel do Estado.
Na vdd não, porem essa é uma das linhas que deveria ser tirada do papel com uma extensão grande já de cara, a linha chegar somente até abel ferreira não gera benefício social quase nenhum, o projeto original de levar até a av. Aricanduva pelo menos deveria ser o trecho prioritário inicial, n esse bem mais curto e que não chega a áreas não atendidas pelo metro
um dos problemas da linha 15 prata chegar em cidade Tiradentes e super lotar em um monotrilho que é só para medida densidade (não aconteceria se fosse trilhos). Pra isso precisa chegar outras opções com inauguração na mesma época, esse problema também acontece com Guarulhos e Bonsucesso, por isso a importância da linha 2 verde chegar lá com a linha Celeste.
Uma solução seria deixar a Acciona fazer essa ramal aproveitando seus estudos e tatuzão, mas como o outro comentário precisa iniciar em cidade Tiradentes, gerando uma motivação para terminar a ligação com a linha 6 laranja e aumentar a arrecadação de passagens..
O monotrilho é o meio mais adequado para atender a Cidade Tiradentes e foi projetado para atender a demanda com folga.
Nunca existiu projeto de metrô em Cidade Tiradentes, essa Linha 16 lá foi só uma promessa eleitoral que alguns engoliram e que alguns técnicos do metrô que não gostam do monotrilho alimentaram.