A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deverá injetar investimentos em várias estações. Na Estação Brás estão previstas mudanças em plataformas e a ampliação do mezanino existente.
O Empreendimento EST 004 – Reforma da Estação Brás deverá modificar a forma como os passageiros utilizam a estação de forma intensa. O novo projeto tem como uma de suas diretrizes fundamentais a reativação da plataforma 5.
Partes fundamentais do projeto são as melhorias em áreas tombadas pelo patrimônio histórico, bem como a implantação de sistema de contagem de passageiros nas transferências.
As principais melhorias previstas para a Estação Brás estão elencadas a seguir.
Entorno
No entorno da estação estão previstas adequações no âmbito de acessibilidade como a construção de travessias elevadas, rotas táteis, adequação de calçadas, adequação de degraus e baia de embarque e desembarque dos passageiros.
A área onde se localiza o acesso da Rua Domingos Paiva deverá passar por melhorias, incluindo a adoção de um bloqueio acessível. As obras precisarão de aprovação do Condephaat, órgão de preservação do patrimônio histórico.
Um novo bicicletário deverá ser implantado em edificação ao lado do estacionamento de funcionários da Estação Brás.
Dentro da estação
A principal mudança será a reativação da plataforma 5 para os passageiros. A Linha 11-Coral passará a atender a Estação Barra Funda pela plataforma 4 e a César de Sousa pela plataforma 5.
Tendo em vista a reativação da plataforma, o acesso às plataformas 4 e 5 será obstruída pela via permanente a ser implantada, bem como parte considerável da edificação principal da estação será demolida.
Para sanar as questões de deslocamento interno dentro da estação será realizada a implantação de um novo mezanino que deverá interligar as plataformas 1, 2, 3, 4 e 5. Ela será ligada ao mezanino existente, possibilitando acesso às plataformas por escadas rolantes.
Além disso, novos sanitários deverão ser implantados no mezanino, próximos ao prédio do atual CCO.
Áreas Operacionais
Nas áreas operacionais estão previstas a adoção de um elevador nas salas próximas à plataforma 8, bem como no prédio principal da Rua Agente Cícero.
Sanitários acessíveis deverão ser implantados no CCO. Intervenções em escadas fixas, rampas e refeitórios deverão promover a qualidade de vida para os funcionários.
A redistribuição e reforma das edificações operacionais da Estação Brás também deverá ser executada. Um novo prédio próximo a plataforma desativada de Roosevelt deverá ser implantado.
A antiga plataforma, por sua vez, deverá ser completamente demolida.
Reparos gerais
Estão previstos também reparos gerais em estruturas civis. Uma nova comunicação visual deverá ser implantada. A concessionária deverá tomar providências para a obtenção de licenças junto ao corpo de bombeiros.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
Eu respondi em um comentário errado rsrs.
Mas eu tinha dito que a Linha 12 e 13 poderiam funcionar em flying junction, so que se não tiver no contrato, já era: n vai acontecer.