Plataforma 5 da estação Luz deverá estrear em agosto, junto com a extensão do Expresso Aeroporto até Barra Funda

Obras estão na reta final com trabalhos de acabamento e implantação sistemas. Serviço expresso segue em testes para iniciar a operação no mês que vem
Obras da plataforma 5 estão em fase de finalização (Jean Carlos)
Obras da plataforma 5 estão em fase de finalização (Jean Carlos)

A CPTM está realizando uma série de melhorias na estação Luz. Enquanto as obras estão sendo realizadas no subsolo da estação, na superfície a plataforma 5, que atende ao expresso aeroporto, está sendo ampliada.

As obras também contribuirão para que os trens da Linha 13-Jade  possam seguir até a estação de Palmeiras Barra Funda já será possível embarcar em todos os carros.

O site participou de uma visita organizada pela CPTM para conferir de perto as obras da estação que contemplam ampliações, reformas e restauro de estruturas históricas.

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Obras

Uma das etapas de obra que estão sendo realizadas pelas equipes é o processo de restauro das estruturas históricas da estação. Os muros com tijolos estão passando por limpeza e repintura com uma tinta especial baseada em elementos minerais.

Restauro de estruturas históricas na estação Luz (Jean Carlos)
Restauro de estruturas históricas na estação Luz (Jean Carlos)

Ao longo da plataforma existe um viaduto histórico datado do ano de 1898 construído em Londres. A estrutura recebeu reforço ao longo dos anos e também passa pelo processo de restauração parcial. A obra de arte especial deverá ganhar um contrato próprio futuramente.

Mais adiante estão algumas estruturas que estão passando por processo de reparo e recomposição. No local existiam uma série de instalações operacionais de apoio administrativo. Todas essas áreas foram removidas.

Área em recuperação na estação Luz (Jean Carlos)
Área em recuperação na estação Luz (Jean Carlos)

Dessa forma a obra liberou um espaço bastante amplo. Parte dessas áreas são de cunho não operacional, ou seja, não serão acessíveis aos passageiros. Neste ambiente foi realizada uma grande abertura e um campo de brita foi implantado. A ideia é de que o local possa contribuir com a drenagem natural em dias de chuva.

Área não paga na estação Luz (Jean Carlos)
Área não paga na estação Luz (Jean Carlos)

Mais adiante, abaixo do segundo viaduto, serão disponibilizadas áreas para o comércio e serviços. O passageiro que embarcar na plataforma 5 terá à sua disposição uma série de comodidades que tornarão a experiência de pré-viagem mais agradável.

Espaço comercial na estação Luz (Jean Carlos)
Espaço comercial na estação Luz (Jean Carlos)

A região das plataformas também foram contempladas com benefícios. A extensão ganhou novos pisos de granito e novas rotas táteis. Diferentemente de outras estações, o sistema é diferente tendo em vista as características de tombamento da estação Luz.

Para além da extensão em comprimento, também será feito o alargamento da plataforma possibilitando maior conforto e segurança para os passageiros. O vão entre o trem e a plataforma foi reduzido tanto em suas proporções verticais como nas horizontais.

Vão entre o trem e a plataforma (Jean Carlos)
Vão entre o trem e a plataforma (Jean Carlos)

Jardins foram adotados pela CPTM como uma forma de permitir a drenagem natural, mas também para atuar como um elemento de paisagismo. Os chamados “jardins de chuva” já foram implantados em outras estações.

Algumas estruturas foram reaproveitadas. Duas edificações existentes agora cumprem propósitos diferentes. Uma dos ambientes foi convertido em salas técnicas onde estarão alocados equipamentos do CFTV e Sonorização.

Em outra edificação foram instalados os banheiros acessíveis que estão em fase de instalação dos elementos hidráulicos. O acabamento está praticamente finalizado.

Demais elementos como comunicação visual e bancos, inclusive os históricos, estão sendo reformados para posterior implantação.

A empresa vencedora da licitação foi a Épura Engenharia e Construções Ltda. Ela assumiu o projeto com duração de 18 meses em agosto de 2022. O valor do contrato é de R$ 11 milhões.

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6 comments
  1. Até que o puxadinho não ficou feio, deveriam fazer um jardim nesse tal “canteiro de brita”. Mas a verdadeira questão é: essa obra era realmente necessária? Provavelmente a Luz só será atendida pelas linhas 11 e 13 ano que vem… Talvez quando concederem a L10 o ponto final vai ser no Brás…

    1. Isso ai que vc falou é só achismo.
      Não está nada definido como ficará o atendimento na estação da luz e se a linha 7 for realmente suprimida na Barra funda, a linha 10 terá que fazer final lá para manter a conexão.

      A experiencia de jogar a demanda na linha 11 para andar 1 estação já provou que não funciona e só iria voltar o gargalo da lotação da luz de um monte de gente fazendo conexão entre linhas sem precisar.

      E como esse pseudo TIC ainda vai demorar vários anos para entrar em operação, o VAGABUNDO DO TURISTA DE FREITAS já saiu do GESP e um novo entrará no lugar, que poderá mudar tudo.

      Se for de esquerda, voltará a linha 710, pq o trabalhador é a prioridade
      Se for de direita, vai só piorar….

      1. É sério q vc realmente acredita que a esquerda tá afim de beneficiar trabalhador? Como? Metendo mais imposto pra gente pagar? Acorda pra realidade amigo. E de qualquer forma, xenofobia é crime

        1. Onde que eu tô defendendo o Tarcísio? Deus me livre, vocês esquerdistas tem ódi0 e ranc0r no coração, muita luz na sua vida viu!

  2. como pessoal do abcd e trouxa caiu no conto do vigário do Rodrigo Garcia ganhar votos . o serviço 710 foi a pior aconteceu que simplesmente pega reserva técnica da L7 para falar que a L10 tem trens novos

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