Um antigo trecho de plataforma da centenária estação Luz da CPTM está sendo reformado nas últimas semanas para voltar a ser usado e numa função ‘nobre’. A famosa estação central de São Paulo passará a ser o ponto de partida do Expresso Aeroporto, serviço que estreará em agosto e levará os passageiros diretamente até o Aeroporto Internacional de Guarulhos – ou melhor, até próximo dele afinal a Linha 13-Jade está distante dos principais terminais do aeroporto.
O site fotografou nesta terça-feira (19) os trabalhos que estão sendo realizados no local. O Expresso Aeroporto usará uma parte da plataforma que hoje é usado para as partidas da Linha 11-Coral mas já fora da cobertura principal e na altura do Museu da Língua Portuguesa, hoje sendo recuperado após um grave incêndio.
Como terá uma cobrança diferente das demais linhas da CPTM, o Expresso receberá uma bilheteria e bloqueios próprios na própria plataforma. A ideia é que o passageiro que usar o serviço desembarque por algumas das quatro linhas de Metrô e CPTM que utilizam a estação e faça o pagamento no local para tomar o serviço – cujo preço será de R$ 8,00, o dobro da tarifa do transporte público na capital paulista. Com uma cobertura em madeira e metal, a plataforma está sendo recuperada e recebendo no piso além de elementos de conforto e segurança.
Transtorno para a Linha 11
O “Airport-Express”, como o governo também chama o serviço, terá quatro partidas diárias em cada direção ainda sem horários definidos. A pequena oferta tem uma razão: como o trem usará as vias de linhas movimentadas como a 11-Coral e 12-Safira se houvesse muitos horários esses ramais seriam impactados com atrasos e menos disponibilidade.
Ainda assim, levar o trem da Linha 13-Jade até a Luz acabará atrapalhando a estratégia de embarque e desembarque da Linha 11. Quando a composição do Expresso estiver na plataforma, os passageiros da Linha 11 precisarão embarcar e desembarcar na outra via, algo que já ocorreu no passado e que se mostrou confuso.
A ironia desse serviço expresso e do Connect, que estreará em julho e atenderá as estações Tatuapé e Brás, é que a Linha 13 não tem previsão de ser expandida no sentido centro e sim fazendo um percurso alternativo pela Zona Leste e terminando na região da Mooca ou Chácara Klabin, segundo alguns estudos da companhia. Sem outra opção, a estação Luz assumirá esse novo papel até não se sabe quando.
Veja também: Veja como é ir de trem até o Aeroporto de Guarulhos
Será que não deverá ocorrer uma inversão dos pontos de parada das linhas, ou seja, onde hoje chegam os trens da Linha 07 – Rubi, passaria a receber os trens da Linha 11 – Coral? Isso seria muito mais sensato e até possibilitaria um melhor fluxo dos trens e passageiros. Mas será necessário mesmo aguardar o próximo mês (data esta que eu não creio que será cumprida, a não ser que seja final do mês e ainda assim olhe lá) para saber a respeito.
Minha nossa, eles pretendem usar a plataforma 4 sentido Estudantes pra desembarque da linha 13 também ao invés de usarem a plataforma central junto com a linha 11?
Se for isso dessa vez a CPTM se superou de vez no desleixo com a qualidade do serviço ao usuário, aquele tumulto que o expresso turístico já causa no fim de semana é péssimo, imagina durante a semana, revoltante.
Nossa vão lotar ainda mais a Luz.
Não seria mais viavel colocar esse ponto “final” na Estação Julio Prestes que hoje é subutilizada?
Bastaria fazer uma conexão entre esta e a Luz.
Taí uma boa ideia.
Ou seja, nada é feito com planejamento. A tática é vamos fazer obras $$$.
Fazem uma linha para o aeroporto (que não chega no aeroporto ) e depois tentam consertar piorando o que foi feito. Com isso, a dívida pública aumenta, os impostos aumentam, os desvios, as cidades cada vez mais feias e inviáveis… mas os políticos, empreiteiros e funcionários públicos que participaram e está aberração estarão muito bem. Nossas cidades são um eterno canteiro de obras por falta de planejamento. E isso é de propósito. Para sempre terem obras.
Mais uma gambiarra. O Expresso não chegará até o terminal como qualquer boa cidade do mundo. Até quando vamos conviver com essa enganação?
O projeto original, contemplava ida até um dos terminais mais usados do aeroporto, porém, a administração do aeroporto disse que faria um VLT para chegar aos principais terminais, e não aceitaram que o trem chegasse lá.
Não gosto dessa ideia de expansão da L13 até Klabin, me parece absurdo de caro, muito sobreposto à expansão da L2, e até hoje muito pouco detalhado para poder sair do papel. Duvido muito que vire realidade.
Acho muito melhor reformar totalmente o trecho da CPTM entre Goulart e Barra Funda e criar uma linha entre a Barra Funda e o Aeroporto passando pela Luz, cortando a L12 em Goulart e a L7 na Barra Funda.
Assim a L13 teria um parador de qualidade para os órfãos das linhas 7 e 12 (as piores do sistema) e uma malha exclusiva com espaço para expressos, partidas de luxo e trens estratégia em várias estações chave do sistema, como Barra Funda, Luz, Brás, Tatuapé e no futuro Tiquatira para usuários da linha 2.
Vejo uma demanda altíssima nesse trecho.
A falta de planejamento se mostrou desde o começo. Quando inauguraram o aeroporto, já deveria ter uma linha de trem ou metrô saindo de lá sentido centro de S. Paulo. Um exemplo oposto disso é em Madri, onde o trem já sai do aeroporto sentido centro, sem precisar fazer diversas conexões.
É o cúmulo da burrice! Colocam mais uma linha na estação da luz que tem apenas 4 plataformas e deixam a Barra Funda, com suas 10 plataformas operando somente em 4!