Poços da estação SESC-Pompéia não ficaram inundados com a chuva, diz Acciona

Obra da estação da Linha 6-Laranja acabou afetada pela água após muro de contenção se romper. Construtora afirma que medidas estão sendo tomadas para diminuir impacto de alagamentos na área
A estação SESC-Pompeia (iTechdrones)

A Linha 6-Laranja voltou a ter um canteiro de obras inundado, mas desta vez a situação teria sido breve e sem grandes consequências para o ritmo de trabalho. Nesta terça-feira, 27, as fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo acabaram derrubando um muro de contenção do poço da estação SESC-Pompeia.

As imagens que circularam em redes sociais mostraram grande quantidade de água entrando na área da estação. Apesar disso, a Acciona, responsável pelas obras do ramal, afirmou que não houve inundação no local. Como mostra a imagem de abertura da nota, o local que apareceu alagado ontem é uma laje pouco abaixo do nível da rua. Ainda assim é possível notar que parte do volume de água jorrou para dentro do poço.

“Devido às fortes chuvas, parte de um muro cedeu no canteiro da futura estação SESC-Pompéia da Linha 6-Laranja de metrô. Não há feridos, nem danos às obras. No momento, estão sendo realizadas a drenagem da água e a limpeza do local. As atividades da obra continuam normalmente”, explicou a empresa em nota.

Nesta manhã, funcionários da Acciona improvisavam uma barreira com sacos de areia enquanto não a reconstrução do muro não tem início.

Imagem mostra parte da água jorrando para dentro do poço (Redes sociais)

“Importante ressaltar que a região tem histórico de constantes alagamentos. Para evitar que as atividades sofram com as consequências das chuvas, da mesma forma que os moradores desta região, foram instalados tapumes com aberturas inferiores, em toda a extensão dos canteiros, que conectam as áreas de obra com as áreas externas, de forma a amenizar as condições nos períodos de chuva e facilitar o deslocamento da água”, completou a Acciona.

A construtora disse ainda que está estudando formas de implementar soluções provisórias para diminuir os impactos dos alagamentos e aliviar o fluxo de água.

Funcionários da Acciona colocam sacos de areia no lugar do muro que rompeu (Reprodução/Band)

A estação SESC-Pompéia está localizada na esquina da Avenida Pompéia e a Rua Venâncio Aires. O método de construção adotado é o de VCA invertido, ou seja, as paredes do poço são concretadas e em seguida é feito o fechamento no nível do solo. A partir daí a empresa escava o interior da vala e à medida que aumenta a profundidade, concreta novas lajes até chegar ao fundo do poço.

A Acciona manteve a atividade de concretagem da laje de bilheteria da estação marcada para a próxima sexta-feira, 30.

Total
0
Shares
Previous Post

Confira como será o cronograma para reforma da Estação Aracaré

Next Post

Estação Ipiranga da Linha 15-Prata contrastará com restante do ramal de monotrilho

Related Posts