Por conta de portas de plataforma, Linha 3-Vermelha terá restrições de operação no domingo, 22

Metrô dará sequência ao reforço estrutural de uma das plataformas da estação Penha. Ramal irá operar por via singela e maior intervalo no trecho
Portas de plataforma da estação Bresser-Mooca em operação (Jean Carlos)
Portas de plataforma da estação Bresser-Mooca em operação (Jean Carlos)

A Linha 3-Vermelha voltará a ter uma operação com restrições no domingo, 22, por conta do trabalho de instalação de portas de plataforma, desta vez na estação Penha, que receberá reforços na estrutura para suportar as fachadas.

Por conta disso, os trens do ramal irão operar por via singela no trecho da estação. Os passageiros com destinos no sentido Corinthians-Itaquera quanto Palmeiras-Barra Funda serão atendidos de forma intercalada na mesma plataforma.

A interdição deverá se prolongar até 14 horas, quando a operação voltará ao normal. O Metrô informou que emitirá mensagens sonoras nas estações e nos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais.

O projeto de instalação de portas de plataforma envolve as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Há dois contratos, um com a Alstom que já implantou as PSDs (como são chamadas na sigla em inglês) nas estações Vila Madalena (Linha 2), Tucuruvi e Jabaquara (Linha 1) e Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3). As duas últimas, ainda em testes.

Além deles, o Metrô contratou o Consórcio Trends-Poscon para instalar as portas em Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí e o Consórcio Posco ICT-Arquitrav-Trends para a estação Vila Matilde.

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O outro contrato, mais abrangente, foi assinado com o Consórcio Kobra e inclui 88 fachadas de plataforma. É justamente essa empresa que faz a montagem em Penha.

Ela será a nona estação da Linha 3-Vermelha a ter portas de plataforma, após Vila Matilde, Belém, Bresser-Mooca e Pedro II, que já estão em operação,  Guilhermina-Esperança e Carrão, que passam pela instalação dos módulos, e Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera.

Nota do editor: a informação sobre os consórcios responsáveis pelas portas de plataforma trazia de forma errada a citação da Alstom como responsável pelas estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí. O texto foi corrigido.

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2 comments
  1. A informação está errada, as estações Sacomã, Tamanduatei e Vila Prudente, não pertencem ao contrato da Alstom e sim pertenceu ao contrato Trends/ POSCO. Inclusive o sistema é similar ao sistema de portas instalados na Linha 4 Amarela.

    1. Olá, Rodrigo, tem toda a razão. Corrigi a informação, obrigado e desculpe pela falha.

      Abraços,
      Ricardo Meier

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