Por que a Linha 20-Rosa não se integrará com a Linha 4-Amarela na estação Faria Lima?

Estudos de impacto ambiental que optaram por levar a Linha 20-Rosa para Fradique Coutinho apontam uma alta complexidade na construção e no traçado que levaria o ramal até Faria Lima
Estação Faria Lima não fará parte da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)
Estação Faria Lima não fará parte da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô mostrou-se bastante complexo, não apenas pela sua extensão, mas pelo seu planejamento minucioso. Entretanto, um dos aspectos que causam inquietação é o fato do novo trecho não atender a estação Faria Lima da Linha 4-Amarela.

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Era esse o ponto de conexão entre os dois ramais até pouco tempo atrás e um local naturalmente atraente diante do potencial de demanda na região.

O que a princípio pode parecer contraditório, na verdade, possui justificativas técnicas bastante importantes que foram levadas em consideração nos planos do Metrô.

Esta questão foi levantada durante a audiência pública que discutiu o estudo ambiental (EIA/RIMA da Linha 20-Rosa).

O Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, Luiz Antônio Cortez, mostrou dois aspectos que, segundo ele, inviabilizaram a integração em Faria Lima.

Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)
Estações da Linha 20-Rosa (Metrô SP)

Grande profundidade

Durante a análise de implantação, verificou-se que a estação de integração da Linha 20-Rosa deveria ter uma grande profundidade, tendo em vista que a estação da Linha 4-Amarela possui fundações relativamente profundas.

Neste caso, a Linha 20 cruzaria a 4-Amarela em X. Porém, o custo de implantação e a realização de transferências seria fortemente impactado, já que as movimentações verticais seriam mais notáveis. Cabe citar que, geralmente, estações mais profundas tem maior custo de implantação.

“Mas o estudo de alternativas locacionais, o estudo, até mais especificamente no caso de Faria Lima, seria necessário aprofundar demais a estação da Linha 20 para que ela passe em cruz, vamos dizer assim, com a estação da Linha 4-Amarela que está lá implantada por conta das fundações, da profundidade das fundações da estação que já está lá.“

Alternativa B1 (CMSP)
Alternativa B1 escolhida em relação ao traçado original em rosa onde é visível a presença do S (CMSP)

Traçado restritivo

Outra alternativa para a implantação da estação seria a adoção de um traçado especial. Este traçado é descrito formando uma espécie de S. Porém, a grande verticalização na região e as dificuldades técnicas para um traçado deste tipo também pesaram na escolha da alternativa Faria Lima.

“Então no projeto de diretriz, a linha 20 descrevia uma espécie de um S, passando por meio de quadras, e quadras que estão cada vez mais verticalizadas, o movimento de verticalização ali é muito acelerado, a gente não tem nenhum controle sobre isso”, acrescentou Cortez.

O executivo do Metrô disse aindaque “Ela [a linha] fazia essa espécie de S para que pudesse ficar paralela praticamente à estação da Linha 4 que lá existe. Então isso colocava uma dificuldade técnica muito grande no traçado, ou alternativamente passar com ela tão profunda que iria colocar um problema muito grave, para os passageiros.“

O site mostrou em um artigo que a escolha do traçado da Linha 20-Rosa foi realizada através de análises técnicas profundas que tiveram com pontos de julgamento escolhas multicriteriais, onde diversas facetas da linha eram observadas.

Alternativa de Referencia X Alternativa B1 e B2 (CMSP)
Alternativa de Referencia X Alternativa B1 e B2 (CMSP)

Observou-se então que, em âmbito geral, o traçado que contemplava a integração em Fradique Coutinho era mais viável do que a integração em Faria Lima. Os fatos citados pesaram de forma negativa na solução Faria Lima.

“É muito ruim para o passageiro uma integração que ele tenha que ficar dando volta em escada rolante. Então isso foi um ponto bastante negativo na avaliação multicriterial, contra a solução da integração na estação Faria Lima.”

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  1. De qualquer forma não faz sentido pois a linha 22 já terá conexão em Faria Lima, é melhor fazer duas estações de conexão que uma com três linhas.

    1. Claro que faz sentido. Ainda nem se sabe o traçado da Linha 22, é um projeto em fase embrionária ainda, e não deve passar pela Faria Lima pelas mesmas razões.

  2. Os motivos apresentados pelo Sr. Luiz Antônio Cortez nao condizem com o fato de que o projeto atual da L22 preveem uma conexao na Estacao Faria Lima com a L4. A estacao da L22 tambem nao teria que ser profunda, tambem causando um ‘problema muito grave’ pra conexao de passageiros?
    No primeiro projeto divulgado pelo metro, esse ‘S’ entre Girassol e Faria Lima em teoria nao existiria, porque o tracado seria mais reto entre as estacoes Cerro Cora e Faria Lima.
    O fato da conexao ser em Fradique Coutinho e ate aceitavel, do ponto de vista de facilitar as conexoes para quem vem das zonas Norte e Leste da Regiao Metropolitana, mas a ausencia de uma estacao entre Faria Lima (ou Fradique Coutinho) e Tabapua ainda ser sentida (no eixo da Av Faria Lima), e tambem o fato de que o projeto inicial da L22 cruza a L4 por duas vezes, sob a justificativa de que a conexao entre as mesmas seria em Faria Lima.

    1. Linhas de metrô são construídas sob vias públicas na maior parte do traçado para evitar afundamento de imóveis. Ao propor um traçado mais retilíneo entre Girassol e Faria Lima, você estaria multiplicando as desapropriações por uma estação de integração de custo benefício negativo.

      O projeto da Linha 20 é estudado desde o início da década de 2010, enquanto que o projeto da Linha 22 está em fase embrionária ainda. Logo não dá para comparar um projeto quase pronto como o da Linha 20 com o estudo inicial da Linha 22.

      1. Isso não é verdade, boa parte dos trajetos feitos por tatuzão passam por debaixos de lotes residenciais e comerciais por toda a capital, essa justificativa não cola, a verdade é que queriam excluir o trecho norte da faria lima a todo custo a favor do público elitista paulistano e evitar repetir a novela de Higienópolis e 3 Poderes, se a intenção não fosse essa existiria uma estação na curva de encontro do traçado escolhido com a Av. Faria Lima, mas nem isso quiseram fazer

  3. Os motivos apresentados pelo Sr. Luiz Antônio Cortez nao condizem com o fato de que o projeto atual da L22 preveem uma conexao na Estacao Faria Lima com a L4. A estacao da L22 tambem nao teria que ser profunda, tambem causando um ‘problema muito grave’ pra conexao de passageiros?

  4. quando houve a mudança do trajeto da linha 20 automaticamente mudou o trajeto da linha 22 junto, a linha 22 não vai ter integração com a linha 4 para evitar superlotação em Butantã

  5. Engenharia: soluções técnicas frente a problemas técnicos e
    com muita dificuldade, assim meus amigos, o homem nunca colocaria os pés na lua ou viajaria no espaço. Por favor diretores, se é que tem capacidade para isso, melhorem o nível de nossos técnicos e engenheiros do metrô de Sampa ou contratem alguns com a competência devida, no exterior. essa questão de não passar pela Faria Lima inteira em sua extensão, vide avenida Paulista, é RIDÍCULA. Sou arquiteto porém, trabalhei muito tempo com engenheiros e, por favor, não nos envergonhem.

  6. Quero deixar aui meu comentário,e sugestão,de um Antiga promessa de campanha de nossos políticos,sobre estação de Metrô em Guaianases,que possue muito fluxo de pess6, usuários,que poderiam lucrar,e ter um retorno de investimento,via trólebus poderia vericar,governar Tarcísio de Freitas,por favor, faça isso,e também mgoria que traria para nosso bairro seria imensas

    1. A promessa já foi cumprida, Expresso Leste da Linha 11. Todo o trecho Itaquera – Guaianases era obra original do Metrô…

    2. Na prática, em que o trecho dentro da cidade de S. Paulo da Linha 11 é inferior ao metrô?

      Até os intervalos já estão bem próximos do metrô na L11, e vão diminuir mais nos próximos anos (com CBTC).

      Além do mais, a L11 conta com trens maiores do que o metrô (8 contra 6 carros), ou seja, mais uma vantagem para a Linha 11–Coral, além de ter um bom trecho expresso/rápido!

      E com a futura integração na Penha, se ela for liberada gratuitamente também nos horários de pico, como a princípio pelo menos está previsto, a L11 vai desafogar no trecho entre a Penha e a Luz, ou entre a Penha e Barra Funda (já que mais um benefício que a L11 ganhará no fim deste ano será a extensão dela até Barra Funda).

      Enfim, metrô lá pra que mesmo?!

      1. Não precisa ser debaixo da Faria Lima linha 4. A estação Faria Lima da linha Rosa poderia estar a 100 metros da atual ( parecendo com a conexão Consolação – Paulista. Com túneis de acesso alcançados no terceiro piso de escada rolantes.

  7. você quer que terminem todas as obras para só então comecem a planejar as próximas? tornando o que já é lento, mais lento ainda?

  8. O que mais se vê nesses comentários é gente sem o menor conhecimento técnico e que só sabem criticar. Se dependesse dessa turma SP não teria nenhuma linha.

    1. Olá, Vinicius, tudo bem? Vale lembrar que este site não é feito para e nem por especialistas no assunto, portanto é natural que as opiniões nem sempre sejam bem embasadas. É uma ótima oportunidade para os que têm conhecimento técnico contribuam para esclarecer possíveis mal-entendidos. Agora, criticar outros leitores porque eles só sabem criticar certamente também não ajuda a elevar o nível da discussão, concorda?

      1. Engraçado que você não responde nenhum comentário de gente falando absurdos e críticas infundadas, mas vem responder o meu que apontou o negativismo da maioria. Agora deu pra ver como funciona aqui.

        1. É por que ele redator e não moderador de comentários, como ele bem disse ele também não é especialista logo não lhe cabe o papel de desmentir todos os comentários aqui postados

          1. Você está certo Ricardo, peço desculpas pelas palavras. Esse site é de grande valia. Explicando a questão técnica: túneis são as obras mais complexas da engenharia pois a todo momento está se avançando contra algo bastante desconhecido (mesmo que as investigações do solo sejam feitas). Isso gera grande insegurança em todas as fases da obra. Por isso quaisquer projetos que fujam do “comum” em obras de túneis, podem gerar muita insegurança o que resulta em ter que se gastar muito mais, avançar com muito mais cuidado. Por isso, considero os motivos técnicos apresentados pelos responsáveis pelo projeto pertinentes. Espero ter sido claro.

          2. Oi Vinicius, obrigado pela compreensão. Não entenda meu comentário inicial como provocação, só achei que você, por ter mais conhecimento técnico, pode esclarecer mal entendidos frequentes de outros leitores. Como se diz, contra fatos não há argumentos. Abraço

  9. Ricardo poderia fazer uma reportagem mostrando as mudanças de trajeto das linhas que tava previstas no papel e na construção fez um outro trajeto

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