Portas de plataforma da Estação Barra Funda iniciam operação

Estação terminal da Linha 3-Vermelha ficou vários meses com equipamento inativo. Implantação e comissionamento são de responsabilidade da empresa francesa Alstom
Portas de plataforma de Barra Funda iniciaram operação (Jean Carlos)
Portas de plataforma de Barra Funda iniciaram operação (Jean Carlos)

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, mais portas de plataforma foram ativadas na operação comercial da Linha 3-Vermelha. Tratam-se dos equipamentos implantados na estação Barra Funda.

O equipamento foi produzido e instalado pela empresa francesa Alstom, que é também responsável pela atualização do sistema de sinalização para o CBTC.

Equipamentos estão operando em modo de redundância (Jean Carlos)
Equipamentos estão operando em modo de redundância (Jean Carlos)

A operação do novo conjunto ocorre logo após um acidente que vitimou um passageiro nas últimas semanas. Na ocorrência, as portas estavam implantadas, mas sem funcionamento.

As portas de plataforma estão operando através de um sistema de redundância denominado backup. Nesta situação, o sistema primeiro detecta a abertura da porta do trem antes de abrir as portas de vidro. O mesmo ocorre com o fechamento das portas.

Equipamento detecta a abertura das portas do trem (Jean Carlos)
Equipamento detecta a abertura das portas do trem (Jean Carlos)

Dentre as PSDs que já foram instaladas nas estações da Linha 3-Vermelha, apenas as de Patriarca e Itaquera ainda seguem em etapa de comissionamento. Tatuapé, uma das estações mais importantes do ramal, está sendo preparada para receber o novo sistema.

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8 comments
  1. Aleluia!! Incrível como tudo que envolve a Alstom leva uma eternidade, do CBTC às portas de plataforma.

    1. O CBTC Alstom funciona bem no mundo inteiro, só no Metrô de São Paulo que existem problemas causados pela estatal, que não sabe o que quer.

      1. Isso é uma mentira, o metrô de Toronto no Canada contratou a Alstom pra implantar CBTC na L1 de lá por volta de 2007 na mesma época q o metro sp contratou e só foi instalado por lá em 2022 na linha completa, e no final rebaixaram a encomenda pra ATO ao invés do CBTC

    2. Em Santiago a mesmissima Alstom implantou CBTC em 2 anos.
      Fato é que o Metro de SP pediu varias coisas fora do escopo original do contrato e por isso demorou tanto.

  2. acabei de passar pela estação e esse sistema está bastante cru. uma demora para o trem sair da estação, já que não tem CBTC na linha.

    1. Passei pela Palmeiras-Barra Funda ontem (02/11) e várias portas-plataforma simplesmente NÃO abriram rs

      Uma confusão danada!

  3. Bom, pelo menos agora está funcionando e quem já viu um Código A na linguagem técnica dos metroviários no final dos anos 90 em Barra Funda como eu vi e aquela imagem horrível não sai da minha cabeça até hoje, ver as portas funcionando já dá um certo alívio! Também no final daquela década, seria em 1998 na inauguração da Linha 14 do Metrô de Paris, quando eu vi aquela linha já operando no sistema driverless sem operadores nos trens e com portas de plataforma altas, vi que aquilo já seria o ideal para São Paulo e alguns anos depois passou aos poucos a se tornar realidade aqui, um dia todas as estações do Metropolitano terão as suas portas de plataforma!

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