As portas de plataforma da estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás, do Metrô, entraram em operação neste domingo, 23. O anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Silvani Pereira, em suas redes sociais.
O início desta operação é um marco simbólico para a Linha Lilás, operada pela concessionária ViaMobilidade. Trata-se da primeira estação da primeira fase da linha, que foi inaugurada em 2002 com 6 estações, a ganhar o equipamento, que não era previsto originalmente.
Todas as dez atualmente em funcionamento fazem parte da fase 2 de expansão: Adolfo Pinheiro, Chácara Klabin, Brooklin, Santa Cruz, Eucaliptos, Borba Gato, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo e Campo Belo. Destas, Adolfo Pinheiro foi a única que foi inaugurada já com as portas em funcionamento em 2014.
Curiosamente, apenas a estação Alto da Boa Vista, inaugurada em 2017, continua sem ter PSDs funcionando, embora elas estejam finalizadas desde o ano passado.
O Metrô trabalha para que todas as estações da Linha 5 estejam com portas de plataforma em operação até o fim deste ano. Capão Redondo é a mais adiantada das cinco estações elevadas enquanto Santo Amaro, ligação com a Linha 9 da CPTM, deverá ser a última a contar com o dispositivo.
Este mês o Metrô conseguiu destravar o contrato para instalação das portas de plataforma em estações da Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha (leia aqui).
Mais segurança na estação Largo Treze! As portas de plataforma instaladas pelo @metrosp_oficial iniciaram o funcionamento. É a 11a estação a contar com este dispositivo que permite uma operação mais eficiente e segurança maior aos passageiros por reduzir interferências nas vias pic.twitter.com/R0dFdRCC5D
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos de SP (@stmsp_oficial) May 23, 2021