Nesta terça-feira, 05, as portas de plataforma da Estação Patriarca da Linha 3-Vermelha iniciaram suas operações. O equipamento passou por uma bateria de testes antes de entrar efetivamente em funcionamento.
O sistema de PSD (Platform Screen Doors) atua de forma a prevenir acidentes, impedindo o acesso de pessoas e objetos nas vias.
Outra vantagem importante é o aumento da velocidade média dos trens na região das plataformas de forma segura.
As portas de plataforma da Estação Patriarca foram implantadas pelo Consorcio Kobra formado por empresas brasileiras e sul coreanas.
O grupo já implantou os equipamentos nas estações Pedro II, Bresser-Mooca, Belém, Carrão, Penha, Guilhermina Esperança, Patriarca e Artur Alvim. Todas elas já em funcionamento.
A meta do Metrô de São Paulo é realizar a implantação de novas fachadas nas estações Santa Cecilia e Tatuapé. Estas deverão iniciar a operação em 2025.
A Estação Itaquera, que já possui equipamentos instalados, segue em testes para que seu funcionamento ocorra ainda em 2024. Os equipamentos possuem interface com o sistema CBTC, permitindo uma melhoria substancial no automatismo do sistema.