As obras da Linha 6-Laranja de metrô apresentam avanços consistentes. A estação Santa Marina é uma das estações mais avançadas com 55,1 % de obras concluídas.
O canal iTechdrones realizou um novo sobrevoo pela região. As novas imagens trazem detalhes do novo prédio técnico da estação, além da preparação para a construção de novas passarelas de acesso à estação.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nas imagens é possível ver que a praça Dr. Pedro Corazza está cercada por tapumes. Dentro do canteiro uma máquina retroescavadeira está realizando as primeiras movimentações de solo.
A praça deverá ser utilizada para a implantação de uma nova passarela de acesso que ligará a UNIP e também um conjunto de pontos de ônibus que servem, ao menos, 20 itinerários entre coletivos da EMTU e SPTrans.
A opção pela construção de uma passarela é menos custosa em comparação a construção de um acesso subterrâneo, reduzindo a necessidade de grandes desapropriações.
Já na estação nota-se que a parte externa começa a ficar mais organizada, à medida que as atividades de escavação e concretagem pesada são finalizadas. O corpo da estação está praticamente concluído pelo que as imagens mostram.
Neste momento são realizados trabalhos mais simples como a implantação de escadas fixas e da construção dos elementos dentro da estação que podem abrigar banheiros, bilheterias e salas técnicas.
Nota-se igualmente que está sendo erguido um edifício ao lado da estação. O local possivelmente abrigará equipamentos técnicos de maior complexidade. O formato da edificação é bastante semelhante aos edifícios construídos em algumas estações da Linha 5-Lilás, por exemplo.
No geral, a estação Santa Marina está tendo um avanço satisfatório. Cabe lembrar que esta parada já recebeu a passagem da tuneladora sul, permitindo com que atividades na região das plataformas possam ser realizadas.