Presidente da CPTM deixa cargo para atuar em posto de direção da TIC Trens

Pedro Moro era presidente da estatal desde 2019. Ana Carolina Borges, atual diretora administrativa-financeira da empresa, assume interinamente
Pedro Moro, presidente da CPTM (Jean Carlos)

O presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, pediu seu desligamento da empresa nesta quinta-feira, 18. Moro era funcionário de carreira da estatal e presidente da CPTM desde 2019, na gestão Doria.

Conseguiu se manter no cargo mesmo após a mudança da gestão estadual em 2023 com a entrada de Tarcisio de Freitas como governador.

No seu lugar, interinamente, assume Ana Carolina Borges, atual diretora administrativa-financeira da empresa.

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De acordo com a jornal Folha de São Paulo, Moro decidiu aceitar a oferta de uma vaga de diretor da empresa TIC Trens, concessionária responsável pela construção e operação do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas e da linha 7-Rubi, hoje operada pela CPTM.

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12 comments
  1. É muito curioso imaginar os comentários dos defensores da privatização agora. Ora, se a administração pública era ruim, o que o presidente dela vai fazer na privada que deveria supostamente melhorar os serviços? Para um bom entendedor, fica claro que se a CPTM fosse realmente ruim isso jamais aconteceria.

    1. Ele tá saindo não por esse motivo, cargo de Presidente em estatal sempre fica a mercê da boa vontade do governador que quer colocar um padrinho/amigo.

      Pedro Moro foi garantir seu salário em outra empresa, pq talvez o tempo dele na estatal estava findando.

      Tenho absoluta certeza, que por ser um funcionário de carreira, e que alcançou à presidência, duvido que por vontade própria sairia.

      1. Pedro moro não é funcionário de carreira. sempre ocupou cargos comissionados. inclusive o cargo dele antes de ser presidente da CPTM também era comissionado, assim como era seu cargo na SPTrans.

        a verdade é que ele sempre foi o cachorrinho do Tarcísio na CPTM, trabalhou bem para a concessão e agora recebeu seu cabide na comporte. isso poderia ser chamado de conflito de interesse e gerar suspeitas, mas no Brasil tudo é permitido….

    2. A Comporte não tem dinheiro para esse projeto, por isso quem está bancando são os chineses. Mas a Comporte está tocando o projeto como se o dinheiro e as decisões fossem dela.

      Quando os chineses se estabelecerem em São Paulo, vão demitir todos os encostados que a Comporte está trazendo para o projeto.

    3. Não, ninguém sensato alega que a CPTM presta um serviço ruim. Por parte do estado, sempre houve um volumoso investimento no projeto de “metrô de superfície”.

      O grande problema é que o funcionalismo ferroviário está terrivelmente aparelhado por partidos de extrema-esquerda que, mesmo sem eleger um mísero vereador, conseguem parar a cidade pelos motivos mais ridículos possíveis.

      A privatização em si não impede as greves, mas como o empregador tem a liberdade de demitir e o empregado tem a liberdade de procurar empregos melhores, existem poucos incentivos para um funcionário privado ser um grevista.

      1. Alguns generalizam quando comparam concursados com indicados, e pinçam algumas distorções algumas até corretas principalmente de diretorias pontuais para defender concessões, porém não explicam o porquê a partir que são contratados pelos concessionários os mesmos se tornam “experts” altamente capacitados, fazendo constar em contrato que os técnicos a CPTM deveriam prestar assessoria!?
        Fica explicado o por que em prejuízo a população e ao patrimônio do Estado os governantes por conta de sua incapacidade administrativa anunciam concessões iniciando pelas linhas mais novas do Metrô 4 e 5, em seguida as mais atrativas da CPTM que não possuem cargueiros, as 8 e 9, e recentemente o retumbante fracasso da linha-7, das concessões perniciosas, não precisa ser muito inteligente para concluir que deixar de incluir a Linha 15-Prata nas concessões das Linhas provenientes do Alto Tietê 11, 12 e 13 é de uma estupidez incomensurável de falta de expertise é mais um grande prejuízo para o Estado!
        Quem pagará e manterá por estes ~50 contratados conforme informado neste site mais sr. Moro durante 8 anos de sua construção deste TIC até o início de operação?
        Os últimos governantes tem se notabilizado por lançamentos de muitas linhas no papel tanto no metrô quanto na CPTM, concessões atabalhoadas e mal planejadas com dispêndios crescentes de dinheiro público repassado a fundo perdido como neste caso do leilão da Linha 7-Rubi com aquele obsoleto e ultrapassado projeto TIC para Campinas em linha sinuosa singela com prazo de oito anos, porém fazem propaganda como se fosse um exemplo de mobilidade de grande sucesso.

  2. Uma boa escolha, tanto por parte do Pedro Moro, quanto por parte da TIC Trens, Pedro Moro conseguiu fazer dentro da CPTM aquilo que muitos outros não fizeram, conseguir uma melhor gestão da malha ferroviária de São Paulo, espero que ele leve essa experiência para a TIC Trens, e que possamos ver a mesma qualidade que existia na CPTM (qualidade operacional), e que a TIC Trens possa conseguir aquilo que infelizmente a Via Mobilidade 8 e 9 não conseguiram apresentar no seu primeiro e segundo ano.

  3. discurso privatista: privatizando vai acabar a mamata, vai acabar o cabide de emprego, vai colocar gente nova e capacitada para gerir a nova empresa

    realidade: CEO da viamobilidade é ex diretor da CPTM e ex presidente da CPTM vai para a comporte….

    já venho cantando essa bola faz tempo: na privatização, quem tem cargo comissionados continua com sua boquinha nas empresas privadas. e ganhando mais que na estatal, pois não tem o teto salarial. isso funciona desde o tempo da ditadura, onde militares tinham cargos nas principais indústrias e empreiteiras do país, incluindo multinacionais. só quem perde nessa são os trabalhadores, que vão trabalhar para uma empresa que paga salário de fome, e os usuários que vão ter cada vez mais um serviço precário ….

    1. Perfeito, Guile!
      É isso aí.
      Todos, menos a turminha que está no poder ganhando muito, perde.
      Trabalhador, como sempre, perde.
      E o povo critica quem vai sair mais prejudicado, além do próprio povo, o trabalhador…

  4. deveria ter uma quarentena, pois ele trabalhou numa linha q foi privatizada com todas as condicionantes especificadas e aprovadas sob a sua gestão!!

  5. Recentemente neste site saiu uma matéria em que se demonstrou que a demanda do transporte sobre trilho em São Paulo é o TRIPLO da soma de todas do Brasil, porém informando a alguns desinformados se houver uma pesquisa em relação a SABESP se irá encontrar resultados próximos.

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