Presidente do Metrô é convocado pela Assembleia Legislativa a esclarecer ‘privatização do Metrô’

Júlio Castiglioni deverá prestar informações sobre o processo de privatização da estatal e outros assuntos. Governo do estado sinalizou que pretende repassar todo o sistema metroviário para a iniciativa privada.
Presidente do Metrô, Júlio Castiglioni (Jean Carlos)
Presidente do Metrô, Júlio Castiglioni (Jean Carlos)

O presidente do Metrô de São Paulo, Júlio Castiglioni, foi convocado a prestar informações e esclarecimentos na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) a respeito dos planos de privatização da companhia.

O requerimento de autoria do Deputado Simão Pedro (PT) foi aprovado por unanimidade na casa e pretende questionar Júlio Castiglioni a respeito de três assuntos.

O primeiro item citado é o plano de privatização do Metrô. O governo de Tarcísio de Freitas indicou que as linhas operadas pela companhia serçao concedidas junto com novas linhas do plano de expansão da rede.

Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Outros dois temas são o reequilíbrio econômico-financeiro de R$ 297 milhões firmado junto a Viamobilidade (5 e 17) e as demissões de metroviários aposentados sem indenização.

O comunicado do requerimento não estabeleceu ainda datas para a realização da oitiva junto ao presidente do Metrô.

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6 comments
  1. Mas oq o presidente do metrô tem a ver com a privatização? Sendo q isso é um (des) projeto do governador q n é feito pela companhia? Qual o sentido? Ou n sabemos de algo mto importante sobre esse presidente?

    1. tem a ver pelo fato dele responder pela companhia. apesar de ser um programa do governador do estado, o presidente do METRO é nomeado pelo governador e segue a diretriz governamental.

  2. Este ex. Procurador do estado do Espírito Santo e com passagens à frente da Agência Reguladora de Serviços Públicos e presidente da Companhia Docas do Espirito Santo (CODESA) foi indicado pelo o governador do estado e não possui experiência alguma com Metrô.
    Além deste processo de privatização da estatal, deveriam ser questionados critérios para concessões, planilhas contábeis de limites de distribuição de verbas entre outros assuntos deveriam ser debatidos e esclarecidos com a presença no mínimo o atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, do TCU-Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, que deveriam ser mais atuantes atentos e rigorosos investigando com lupa estas perniciosas licitações inclusive as da região do ABC, licitações, concorrências e concessões estão sendo utilizadas como futuros trampolins políticos que estão causando enormes prejuízos para o Estado e não se deixar ludibriar por governantes e dirigentes demagógicos em que o discurso é um e a pratica é outra.

  3. trata-se de constrangimento ideologico. o mesmo que acontece aqui
    onde ja se viu, uma pessoa ter que explicar o que é privatizar e seis beneficios..

    Essa glera de esquerda nao pense em ninguem, nem em filho, nem em neto nem em sociedade.

    lastimavel que ainda existam sindicatos.

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