As obras da estação final da Linha 4-Amarela do Metrô, Vila Sônia, podem ser entregues no final de 2020, afirmou o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira, em uma visita às construções ocorrida no sábado, 27 de julho de 2019.
“Desde o dia 11 de fevereiro, a programação que o governador João Doria e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nos pediram foi a de que essa obra seja entregue até 2020 e esse é o cronograma. Estamos trabalhando para isso e aqueles pontos onde existem dificuldades vamos nos esforçar para que possamos tratar a tempo para que o projeto seja entregue à população dentro da nossa programação”, afirmou Silvani.
O processo de construção da estação, que será terminal da linha está 37% concluído. O túnel posterior a parada rumo a uma futura estação em Taboão da Serra foi escavado, e está na fase de acabamento. O segmento tem cerca de 3 quilômetros e será usado como estacionamento, manobras, além de abrigar uma ligação subterrânea rumo ao pátio Vila Sônia.
Extensão
A promessa de levar a Linha 4 após os limites da capital paulista é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria ao município vizinho já em 2014. A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do túnel posterior a Vila Sônia, e conta com uma parada intermediária. Em 2012, custo da obra era estimado em R$ 1,2 bilhão de reais.
No entanto, o presidente do Metrô não quis se comprometer com prazos. Afirmou que a decisão de levar o Metrô até a cidade está nas mãos do governador João Doria.
Veja também: Metrô deverá à Vila Sônia em até 18 meses
Uma coisa que venho lendo nos sites é que esse túnel posterior a Vila Sônia já tenha 3km, como isso é possível? Não seria apenas 800m mais ou menos além dos 1.5km do túnel de ligação entre a saída do pátio ao final da via?
Caro Kiritsu, essa extensão envolve todos os túneis e não apenas um, por isso dá a impressão de que a linha chegará perto de Taboão. Há um túnel principal e outro singelo para estacionamento de um trem “estratégia”.