Sem conseguiu cumprir a promessa de inaugurar a Linha 17-Ouro do Metrô, o governador João Doria preparou para esta sexta-feira, 25, uma apresentação online para mostrar o primeiro trem de monotrilho do ramal. A informação consta da agenda do tucano, com horário marcado para às 21 horas.
A Linha 17 contará com 14 composições em sua primeira fase, do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi. Eles estão sendo fabricados pela BYD na China, daí a razão da apresentação ser “virtual”. A previsão é que esse primeiro trem seja embarcado para o Brasil no segundo semestre para iniciar os testes nas vias do ramal em 2023.
A BYD venceu a concorrência da licitação de sistemas da Linha 17 após uma longa batalha jurídica com o consórcio Signalling, liderado pelo grupo do empresário Sidnei Piva de Jesus, também dono da Itapemirim, cuja companhia aérea fechou em dezembro, menos de seis meses após estrear.
O Signalling pretendia utilizar o espólio da fabricante Scomi, que faliu, mas não conseguiu comprovar experiência técnica nem capacidade financeira para assumir o projeto de meio bilhão de reais.
A BYD, embora uma empresa infinitamente maior, também não tem grande experiência com monotrilhos, algo que deve ocorrer nos próximos anos, à medida que projetos como a Linha 17 e o “VLT” de Salvador, além de ramais na China, são implantados.
Atrasada, a Linha 17-Ouro foi prometida por Doria para dezembro deste ano, mas logo ficou claro que o empreendimento ainda tem muitas etapas para serem concluídas antes de ser possível uma inauguração de fato.
Apesar disso, o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, chegou a prever no ano passado que o primeiro trem de monotrilho seria entregue neste mês, sem explicar como isso seria possível num prazo tão curto.
Qual é o problema dessa linha??? Até a estação VARGINHA vai ser ENTREGUE e a L17 nada! Não é possível um negócio desse!
Varginha só ano que vem também.
Tchau Pinóquio, até nunca mais!!!!!!!
Dória é tão marqueiro que em época de eleição inventou até a inauguração virtual kkkkkkk.
Político devia ser responsabilizado pelas mentiras que conta
Finalizar e inaugurar e deixar funcionando é o que importa e nada
Obras atrasadas da linha 17 do monotrilho e obras abandonadas do Rodoanel Norte, dois fiascos símbolos da corrupção!
Concordo e ainda tem o cancelamento da linha 18, as 2 estações da linha 9 Esmeralda que não entregaram, um fura fila sobre trilhos que o Pinóquio queria implementar na nossa querida linha 7 Rubi e porai vai…